Os comportamentos sexuais nas lolitas de Vladimir Nabokov e Lana Del Rey
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/181426 |
Resumo: | O presente trabalho propõe uma análise comparativa entre o romance Lolita (1955), do escritor russo-estadunidense Vladimir Nabokov, e três músicas do álbum Born to Die (2012), da artista estadunidense Lana Del Rey: “Carmen”, “Off the Races” e “Lolita”. O objetivo é examinar como os comportamentos sexuais são apresentados e tratados pelos dois autores. As músicas de Lana Del Rey fazem referências claras a personagens de Lolita, de Nabokov. Pode-se dizer que Del Rey migra os personagens descritos no livro para seus personagens retratados nas músicas. É inevitável que ocorram transformações nos personagens mais contemporâneos, mas, por outro lado, muito permanece da apresentação original. O trabalho faz uma leitura freudiana das temáticas que tratam sobre perversão. O contraste entre a apresentação e a recepção dessas obras nos Anos Cinquenta e na nossa contemporaneidade revela as diferenças e as semelhanças entre as duas obras, possibilitando assim também uma comparação entre os discursos apresentados. |
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Parnow, Ediana RodriguesMaggio, Sandra Sirangelo2018-08-25T02:54:41Z2017http://hdl.handle.net/10183/181426001075219O presente trabalho propõe uma análise comparativa entre o romance Lolita (1955), do escritor russo-estadunidense Vladimir Nabokov, e três músicas do álbum Born to Die (2012), da artista estadunidense Lana Del Rey: “Carmen”, “Off the Races” e “Lolita”. O objetivo é examinar como os comportamentos sexuais são apresentados e tratados pelos dois autores. As músicas de Lana Del Rey fazem referências claras a personagens de Lolita, de Nabokov. Pode-se dizer que Del Rey migra os personagens descritos no livro para seus personagens retratados nas músicas. É inevitável que ocorram transformações nos personagens mais contemporâneos, mas, por outro lado, muito permanece da apresentação original. O trabalho faz uma leitura freudiana das temáticas que tratam sobre perversão. O contraste entre a apresentação e a recepção dessas obras nos Anos Cinquenta e na nossa contemporaneidade revela as diferenças e as semelhanças entre as duas obras, possibilitando assim também uma comparação entre os discursos apresentados.The following work proposes a comparative analysis between the novel Lolita (1955) by the Russian-American writer Vladimir Nabokov, and three songs from the album Born to Die (2012) by the American artist Lana Del Rey: “Carmen”, “Off the Races” and “Lolita”. The objective is to analyze how the sexual behaviors are presented and dealt by the authors. Lana Del Rey songs have clear references of Lolita characters. It is possible to see that Del Rey migrates the characters described in Nabokov’s book to the characters portrayed in her songs. It is inevitable that transformations occur in the more contemporary characters, however many aspects of the original production remains. In the work, a Freudian reading of themes that deal with perversion is made. The contrast between the reception and presentation of these works in the fifties and in our contemporaneity reveal the differences and similarities in both works. This way, it will be also be possible to make a comparison between the speeches presented.application/pdfporNabokov, Vladimir Vladimirovich, 1899-1977. LolitaLiteratura comparadaPerversãoComparative LiteraturePerversionLana Del ReyLolitaOs comportamentos sexuais nas lolitas de Vladimir Nabokov e Lana Del Reyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2017Letras: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001075219.pdfTexto completoapplication/pdf940492http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181426/1/001075219.pdf8997a1d6b53d9d88de41e06a2bfb6a08MD51TEXT001075219.pdf.txt001075219.pdf.txtExtracted Texttext/plain119677http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181426/2/001075219.pdf.txt3dd955fb8b6d55ed3fc3ce9eebf85fb8MD52THUMBNAIL001075219.pdf.jpg001075219.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg941http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181426/3/001075219.pdf.jpg2c56b9643490b4336d895ddad4a55be1MD5310183/1814262019-06-21 02:34:09.062267oai:www.lume.ufrgs.br:10183/181426Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-06-21T05:34:09Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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