Educação ambiental no currículo de ciências dos anos iniciais do ensino fundamental : possibilidades de abertura a uma perspectiva hermenêutica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cachoeira, Marlene Cesari
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/85903
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Robson Simplicio de Sousa
id UFPR_4e356d40d08d5d7d278808fd11da2595
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/85903
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias EducativasSousa, Robson Simplicio deCachoeira, Marlene Cesari2023-12-27T19:35:25Z2023-12-27T19:35:25Z2023https://hdl.handle.net/1884/85903Orientador: Prof. Dr. Robson Simplicio de SousaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor Palotina, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativas. Defesa : Palotina, 07/08/2023Inclui referênciasÁrea de concentração: Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias EducativasResumo: O estudo parte das seguintes reflexões: como é tratada a Educação Ambiental (EA) nos currículos oficiais de Ciências nos anos iniciais do ensino fundamental? É possível pensarmos a Educação Ambiental a partir dos olhares da Hermenêutica Filosófica Gadameriana? Quais as possibilidades dessa perspectiva para a Educação Ambiental nessa etapa da Educação Básica? Entende-se por Hermenêutica como "a arte de interpretar" e a interpretação faz-se necessária nos campos da compreensão. A Educação Ambiental, nesta perspectiva, dispõe de recursos necessários para a compreensão dos sujeitos, dos ambientes e da relação entre ambos. A EA é essencial em todos os níveis do processo educativo, em especial nos anos iniciais, pois, neste período, a criança está iniciando o processo de construção de valores. Pode-se entender que EA é um processo voltado a uma ampliação de compreensão do meio que o aluno está inserido, tornando-o um intérprete do mundo em que vive. A proposta deste trabalho é aproximar a EA com uma perspectiva hermenêutica nas Ciências dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Diante disso, o estudo foi organizado em capítulos. No primeiro capítulo foi realizada uma pesquisa para compreender como se mostra a Hermenêutica Filosófica nas produções sobre a EA nas revistas nacionais, com Qualis (2013-2016) A1, A2, B1 e B2. Para análise da pesquisa, foi utilizada a metodologia Análise Textual Discursiva (ATD). A partir da análise dos artigos, mostraram-se as seguintes categorias emergentes: i. A Hermenêutica Filosófica se opõe à cisão sujeito-objeto: possibilidades de questionamento da cisão humanoambiente numa herança de educação ambiental antropocêntrica e; ii. A linguagem e o diálogo hermenêutico no processo da interpretação e compreensão à Educação Ambiental. No segundo capítulo, através do entendimento de diversos autores, buscamos caminhos percorridos nas teorias e concepções do currículo para olharmos para o currículo a partir dos olhares da perspectiva hermenêutica com autores que o aproximam à Hermenêutica Filosófica e à EA. No terceiro capítulo, o estudo direciona para os currículos oficiais de Ciências dos anos iniciais do Ensino Fundamental, na busca de compreender como é abordada a EA neste contexto. Em seguida, buscamos as possibilidades de uma aproximação da Hermenêutica Filosófica à EA. Foi possível perceber nos trechos estudados dos documentos curriculares oficiais que há um silenciamento da temática relacionado à Educação Ambiental, principalmente no documento da BNCC, e quando o tema é tratado, percebe-se uma cisão humanoambiente, distanciando a responsabilidade do sujeito ao ambiente. A partir das nossas leituras, compreendemos que nos documentos da Proposta Pedagógica Curricular da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (PPC-AMOP), há palavras que poderiam se aproximar da perspectiva da Hermenêutica Filosófica à Educação Ambiental. O presente estudo contribuirá para a fundamentação da EA no currículo de ciências dos anos iniciais do ensino fundamental.Abstract: The study starts from the following reflections: how is Environmental Education (EE) treated in the official science curricula in the early years of elementary school? Is it possible to think about Environmental Education from the point of view of Gadamerian Philosophical Hermeneutics? What are the possibilities of this perspective for Environmental Education at this stage of Basic Education? Hermeneutics is understood as "the art of interpreting", and interpretation is necessary in the fields of understanding. Environmental Education, in this perspective, has the necessary resources to understand subjects, environments, and the relationship between both. EE is essential at all levels of the educational process, especially in the early years, as in this period, the child is starting the process of building values. It can be understood that EE is a process aimed at expanding the understanding of the environment in which the student is inserted, making him/her an interpreter of the world in which s/he lives. The purpose of this work is to approach EE with a hermeneutic perspective in the Sciences of the Early Years of Elementary School. Therefore, the study was organized into chapters, the first chapter was a research to understand how Philosophical Hermeneutics is shown in productions on EE in national scientific journals, with Qualis (2013-2016) A1, A2, B1 and B2. For research analysis, the Discursive Textual Analysis (DTA) methodology was used. From the analysis of the articles, it showed the following emerging categories: i. Philosophical Hermeneutics opposes the subject-object split: possibilities for questioning the human-environment split in an anthropocentric environmental education heritage and; ii. Language and hermeneutic dialogue in the process of interpretation and understanding of Environmental Education. In the second chapter, through the understanding of several authors, we seek paths covered by the theories and conceptions of the general curriculum to the curriculum from the hermeneutic perspective and how the authors approach Philosophical Hermeneutics to EE. In the third chapter, the study directs to the official Science curricula of the Early Years of Elementary School, in the search to understand how EE is approached, in this context. Then, it sought the possibilities of an approximation of Philosophical Hermeneutics to EE. It was possible to perceive in the studied excerpts of the official curriculum documents, that there is a silencing of the theme related to Environmental Education, mainly in the BNCC document, and when the theme is treated, a humanenvironment split is perceived, distancing the responsibility of the subject from the environment. From our readings, we understand that in the documents of the Curricular Pedagogical Proposal of the Association of Municipalities of Western Paraná (PPCAMOP), there are words that could come closer to the perspective of Philosophical Hermeneutics to Environmental Education. This study will contribute to the foundation of EE in the science curriculum of the early years of elementary school.1 recurso online : PDF.application/pdfEducação ambientalHermenêuticaEnsino fundamentalEducaçãoEducação ambiental no currículo de ciências dos anos iniciais do ensino fundamental : possibilidades de abertura a uma perspectiva hermenêuticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - MARLENE CESARI CACHOEIRA.pdfapplication/pdf1904873https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/85903/1/R%20-%20D%20-%20MARLENE%20CESARI%20CACHOEIRA.pdf64b6adc1790691e592619c1a6ef9d8acMD51open access1884/859032023-12-27 16:35:25.933open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/85903Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082023-12-27T19:35:25Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação ambiental no currículo de ciências dos anos iniciais do ensino fundamental : possibilidades de abertura a uma perspectiva hermenêutica
title Educação ambiental no currículo de ciências dos anos iniciais do ensino fundamental : possibilidades de abertura a uma perspectiva hermenêutica
spellingShingle Educação ambiental no currículo de ciências dos anos iniciais do ensino fundamental : possibilidades de abertura a uma perspectiva hermenêutica
Cachoeira, Marlene Cesari
Educação ambiental
Hermenêutica
Ensino fundamental
Educação
title_short Educação ambiental no currículo de ciências dos anos iniciais do ensino fundamental : possibilidades de abertura a uma perspectiva hermenêutica
title_full Educação ambiental no currículo de ciências dos anos iniciais do ensino fundamental : possibilidades de abertura a uma perspectiva hermenêutica
title_fullStr Educação ambiental no currículo de ciências dos anos iniciais do ensino fundamental : possibilidades de abertura a uma perspectiva hermenêutica
title_full_unstemmed Educação ambiental no currículo de ciências dos anos iniciais do ensino fundamental : possibilidades de abertura a uma perspectiva hermenêutica
title_sort Educação ambiental no currículo de ciências dos anos iniciais do ensino fundamental : possibilidades de abertura a uma perspectiva hermenêutica
author Cachoeira, Marlene Cesari
author_facet Cachoeira, Marlene Cesari
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativas
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sousa, Robson Simplicio de
dc.contributor.author.fl_str_mv Cachoeira, Marlene Cesari
contributor_str_mv Sousa, Robson Simplicio de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
Hermenêutica
Ensino fundamental
Educação
topic Educação ambiental
Hermenêutica
Ensino fundamental
Educação
description Orientador: Prof. Dr. Robson Simplicio de Sousa
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-12-27T19:35:25Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-12-27T19:35:25Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/85903
url https://hdl.handle.net/1884/85903
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/85903/1/R%20-%20D%20-%20MARLENE%20CESARI%20CACHOEIRA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 64b6adc1790691e592619c1a6ef9d8ac
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860384018137088