Wie wird Grammatik in Lehrwerken präsentiert? : eine Analyse von drei aktuellen Lehrwerken im Hinblick auf die Grammtikprsentation
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/38846 |
Resumo: | Orientadora : Profª Drª Ruth Bohunovsky |
id |
UFPR_4f97d52d063092386ea2f4c7e04fd112 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/38846 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Assis, Jorge Luiz Souza deBohunovsky, Ruth, 1972-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras2020-05-29T20:07:56Z2020-05-29T20:07:56Z2015https://hdl.handle.net/1884/38846Orientadora : Profª Drª Ruth BohunovskyDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa: Curitiba, 01/04/2015Inclui referênciasLinha de pesquisa: Estudos linguísticosResumo: Embora a literatura especializada de hoje em dia em didática de língua estrangeira dê um valor menor a gramática do que tradionalmente era dado, alunos continuam a associar bastante o domínio da língua estrangeira com o domínio de sua gramática. Mesmo que a literatura afirme que a gramática não desempenha um papel fundamental, ela não menospreza, contudo, o seu valor, uma vez que a mesma tem seu papel na aprendizagem da língua estrangeira. A forma como ela é apresentada para o aluno depende tanto da ação do professor em sala de aula quanto do material didático utilizado. O aluno tende a aprender determinado conteúdo gramatical melhor, quando o mesmo é apresentado de forma clara e em um contexto significativo e, também, quando o mesmo é bem exercitado. No presente trabalho, analisar-se-á a apresentação de conteúdos gramaticais em três materiais didáticos diferentes de ensino de alemão para adultos que foram lançados nos últimos anos no mercado mundial e que são utilizados frequentemente no ensino de alemão como língua estrangeira no Brasil. Partindo de discussões atuais no campo do ensino de gramática e da análise de materiais didáticos, será confeccionado um catálogo de perguntas que norteará a análise aqui proposta. Palavras-chave: Ensino de língua estrangeira; Análise de material didático; Ensino de gramáticaZusammenfassung: Obgleich Grammatik heute keine so zentrale Rolle im Fremdsprachenunterricht mehr spielt wie früher, verbinden Lernende immer noch die Beherrschung einer Fremdsprache mit der Beherrschung von deren Grammatik. Ihre Präsentation hängt sowohl vom Lehrer im Klassenzimmer als auch vom verwendeten Lehrwerk ab. Lernende können ein grammatisches Phänomen besser begreifen, wenn es klar und in einem bedeutungsvollen Kontext vorgestellt wird und auch, wenn es intensiv geübt wird. In der vorliegenden Arbeit beschäftige ich mich mit der Grammatikdarstellung in drei kürzlich erschienenen Lehrwerken von Deutsch als Fremdsprache, die für Erwachsene konzipiert wurden und in Brasilien häufig zum Einsatz kommen. Man geht von aktuellen Diskussionen im Rahmen der Grammatikvermittlung und Lehrwerkanalyse aus, um einen eigenen Fragenkatalog zu erstellen, der zur Analyse der Lehrwerke in Hinblick auf die Grammatikdarstellung dient. Stichwörter: Fremdsprachendidaktik; Lehrwerkanalyse; GrammatikvermittlungAbstract: Although teaching of foreign languages nowadays does not focus on grammar as in the past, students tend to think that they are only able to master a language, when they master its grammar. Even though grammar does not play a fundamental role anymore, it does have its value while learning a foreign language. The way grammar is presented to the learner depends not only on the teacher, but also on the textbook. The success of learning a grammatical content is based on its clear presentation and meaningful context and also on its practice. This work aims at analyzing the presentation of grammatical contents in three different German as a foreign language textbooks designed for adults that have been published lately at the market and that are being currently used in Brazil. From a modern discussion of grammar teaching and textbook analysis, we developed a set of question that orientates the analysis of the textbooks. Keywords: Foreign language learning and teaching; textbook analysis; Grammar learning and teaching94f : il., algumas color., grafs.application/pdfDisponível em formato digitalLingua espanhola - Estudo e ensinoLetrasLíngua alemã - Estudo e ensinoLíngua alemã - GramáticaMaterial didáticoWie wird Grammatik in Lehrwerken präsentiert? : eine Analyse von drei aktuellen Lehrwerken im Hinblick auf die Grammtikprsentationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - JORGE LUIZ SOUZA DE ASSIS.pdfapplication/pdf3997768https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38846/1/R%20-%20D%20-%20JORGE%20LUIZ%20SOUZA%20DE%20ASSIS.pdf4e98b359dfd100319a27069858f7d071MD51open accessTEXTR - D - JORGE LUIZ SOUZA DE ASSIS.pdf.txtExtracted Texttext/plain138214https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38846/2/R%20-%20D%20-%20JORGE%20LUIZ%20SOUZA%20DE%20ASSIS.pdf.txt308f09dce909418e73f98e882e9064e5MD52open accessTHUMBNAILR - D - JORGE LUIZ SOUZA DE ASSIS.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1235https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38846/3/R%20-%20D%20-%20JORGE%20LUIZ%20SOUZA%20DE%20ASSIS.pdf.jpge138302e52b35f49ad572c834432a6c8MD53open access1884/388462020-05-29 17:07:56.691open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/38846Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-05-29T20:07:56Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Wie wird Grammatik in Lehrwerken präsentiert? : eine Analyse von drei aktuellen Lehrwerken im Hinblick auf die Grammtikprsentation |
title |
Wie wird Grammatik in Lehrwerken präsentiert? : eine Analyse von drei aktuellen Lehrwerken im Hinblick auf die Grammtikprsentation |
spellingShingle |
Wie wird Grammatik in Lehrwerken präsentiert? : eine Analyse von drei aktuellen Lehrwerken im Hinblick auf die Grammtikprsentation Assis, Jorge Luiz Souza de Lingua espanhola - Estudo e ensino Letras Língua alemã - Estudo e ensino Língua alemã - Gramática Material didático |
title_short |
Wie wird Grammatik in Lehrwerken präsentiert? : eine Analyse von drei aktuellen Lehrwerken im Hinblick auf die Grammtikprsentation |
title_full |
Wie wird Grammatik in Lehrwerken präsentiert? : eine Analyse von drei aktuellen Lehrwerken im Hinblick auf die Grammtikprsentation |
title_fullStr |
Wie wird Grammatik in Lehrwerken präsentiert? : eine Analyse von drei aktuellen Lehrwerken im Hinblick auf die Grammtikprsentation |
title_full_unstemmed |
Wie wird Grammatik in Lehrwerken präsentiert? : eine Analyse von drei aktuellen Lehrwerken im Hinblick auf die Grammtikprsentation |
title_sort |
Wie wird Grammatik in Lehrwerken präsentiert? : eine Analyse von drei aktuellen Lehrwerken im Hinblick auf die Grammtikprsentation |
author |
Assis, Jorge Luiz Souza de |
author_facet |
Assis, Jorge Luiz Souza de |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Bohunovsky, Ruth, 1972- Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Assis, Jorge Luiz Souza de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Lingua espanhola - Estudo e ensino Letras Língua alemã - Estudo e ensino Língua alemã - Gramática Material didático |
topic |
Lingua espanhola - Estudo e ensino Letras Língua alemã - Estudo e ensino Língua alemã - Gramática Material didático |
description |
Orientadora : Profª Drª Ruth Bohunovsky |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-05-29T20:07:56Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-05-29T20:07:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/38846 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/38846 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
Disponível em formato digital |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
94f : il., algumas color., grafs. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38846/1/R%20-%20D%20-%20JORGE%20LUIZ%20SOUZA%20DE%20ASSIS.pdf https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38846/2/R%20-%20D%20-%20JORGE%20LUIZ%20SOUZA%20DE%20ASSIS.pdf.txt https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38846/3/R%20-%20D%20-%20JORGE%20LUIZ%20SOUZA%20DE%20ASSIS.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4e98b359dfd100319a27069858f7d071 308f09dce909418e73f98e882e9064e5 e138302e52b35f49ad572c834432a6c8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898692126572544 |