Entre vilas : a sociabilidade juvenil como produtora de sentidos em um colégio na periferia de Curitiba

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mattar, Kamille Brescansin, 1991-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/62770
Resumo: Orientadora: Profª. Dr.ª Maria Tarcisa Silva Bega
id UFPR_5064a0e9c48afbf58816d6f580f6e109
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/62770
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Mattar, Kamille Brescansin, 1991-Bega, Maria Tarcisa Silva, 1953-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Sociologia2019-10-21T18:00:31Z2019-10-21T18:00:31Z2019https://hdl.handle.net/1884/62770Orientadora: Profª. Dr.ª Maria Tarcisa Silva BegaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Defesa : Curitiba, 13/03/2019Inclui referências: p. 145-150Resumo: Este trabalho de dissertação se desenvolve a partir do estudo de caso de um Colégio Estadual situado em uma periferia de Curitiba, no bairro Uberaba. A escolha deste colégio como objeto é decorrente do interesse nas condições territóriais em que está situado, a saber, um bairro considerado de periferia em relação à realidade da cidade. Com isso, temos como objetivo propor uma interpretação sobre a forma como os atores escolares, no caso, os estudantes, atribuem sentidos às suas experiências dentro deste ambiente escolar, considerando como hipótese que o território, o espaço urbano em que está situado, influência neste processo. Diante disso, argumenta-se que a experiência que ocorre no interior da escola está relacionada também com as experiências fora daquele ambiente, que incluem não apenas às considerações sobre o espaço urbano e a periferia, mas também sobre a condição juvenil dos estudantes. Por fim, defende-se que os elementos que pautam e constituem às relações e interações entre os jovens, as suas sociabilidades, são mobilizados por eles enquanto estudantes para atribuir sentidos às práticas no interior do ambiente escolar. A sociabilidade surge aqui enquanto produtora de sentidos. O referencial teórico utilizado parte da concepção de experiência social proposta por Dubet (1994), a partir da qual pretendemos abordar a experiência dos estudantes espaço escolar; articulado com a sociologia compreensiva de Weber (2008), em que é dada ênfase aos sentidos das ações sociais. A metodologia adotada é baseada em métodos qualitativos e empíricos, através da observação participante e análise etnográfica dos dados coletos. Palavras-chave: espaço urbano, periferia, experiência social, escolas públicas, etnografia escolar.Abstract: This dissertation develops from the case of study of a State College located in a periphery of Curitiba, in the neighborhood of Uberaba. The choice of this college as an object derives from the interest in the territorial conditions in which it is situated, namely a neighborhood considered peripheral to the reality of the city. With this, we aim to propose an interpretation on how school actors, in this case, students, give meaning to their experiences within this school, but considering as hypothesis the effects that the territory assumes in this context. Therefore, it is argued that the experience that occurs inside the school is also related to the experiences outside that environment, which include not only the considerations about the urban space and the periphery, but also about the youthful condition of the students. Finally, it is defended that the elements that guide and constitute the relationships and interactions among young people, their sociabilities, are mobilized by them as students to attribute meanings to practices within the school. Sociability arises here as a producer of meanings. The theoretical framework used is based on the concept of social experience proposed by Dubet (1994), from which we intend to discuss the experience of students in the school; articulated with Weber's comprehensive sociology (2008), in which emphasis is given to the meanings of social actions. The methodology adopted is based on qualitative and empirical methods, through participant observation and ethnographic analysis of data collection. Keywords: urban space, urban outskirt, social experience, public school, school etnografy.152 p. : il. (algumas color.).application/pdfEstudantes - Aspectos sociaisAmbiente escolarPeriferias urbanasEscolas publicas - Curitiba (PR)Espaço urbanoSociologiaEntre vilas : a sociabilidade juvenil como produtora de sentidos em um colégio na periferia de Curitibainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - KAMILLE BRESCANSIN MATTAR.pdfapplication/pdf8578376https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/62770/1/R%20-%20D%20-%20KAMILLE%20BRESCANSIN%20MATTAR.pdf2c77df905c7f0112fc89804e84f233afMD51open access1884/627702019-10-21 15:00:31.157open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/62770Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-10-21T18:00:31Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Entre vilas : a sociabilidade juvenil como produtora de sentidos em um colégio na periferia de Curitiba
title Entre vilas : a sociabilidade juvenil como produtora de sentidos em um colégio na periferia de Curitiba
spellingShingle Entre vilas : a sociabilidade juvenil como produtora de sentidos em um colégio na periferia de Curitiba
Mattar, Kamille Brescansin, 1991-
Estudantes - Aspectos sociais
Ambiente escolar
Periferias urbanas
Escolas publicas - Curitiba (PR)
Espaço urbano
Sociologia
title_short Entre vilas : a sociabilidade juvenil como produtora de sentidos em um colégio na periferia de Curitiba
title_full Entre vilas : a sociabilidade juvenil como produtora de sentidos em um colégio na periferia de Curitiba
title_fullStr Entre vilas : a sociabilidade juvenil como produtora de sentidos em um colégio na periferia de Curitiba
title_full_unstemmed Entre vilas : a sociabilidade juvenil como produtora de sentidos em um colégio na periferia de Curitiba
title_sort Entre vilas : a sociabilidade juvenil como produtora de sentidos em um colégio na periferia de Curitiba
author Mattar, Kamille Brescansin, 1991-
author_facet Mattar, Kamille Brescansin, 1991-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Bega, Maria Tarcisa Silva, 1953-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Sociologia
dc.contributor.author.fl_str_mv Mattar, Kamille Brescansin, 1991-
dc.subject.por.fl_str_mv Estudantes - Aspectos sociais
Ambiente escolar
Periferias urbanas
Escolas publicas - Curitiba (PR)
Espaço urbano
Sociologia
topic Estudantes - Aspectos sociais
Ambiente escolar
Periferias urbanas
Escolas publicas - Curitiba (PR)
Espaço urbano
Sociologia
description Orientadora: Profª. Dr.ª Maria Tarcisa Silva Bega
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-10-21T18:00:31Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-10-21T18:00:31Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/62770
url https://hdl.handle.net/1884/62770
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 152 p. : il. (algumas color.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/62770/1/R%20-%20D%20-%20KAMILLE%20BRESCANSIN%20MATTAR.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 2c77df905c7f0112fc89804e84f233af
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860677493587968