Gestão pública de ensino, política e desenvolvimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: França, Marco Túlio Aniceto
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1884/26262
Resumo: Resumo: A política educacional brasileira passou por diversas transformações desde a promulgação da Constituição Cidadã e tais mudanças tiveram impactos sobre os mais diversos aspectos como, por exemplo, na forma de organização escolar e gerência do ensino. O trabalho mostra o impacto de variáveis políticas sobre a gestão do sistema público de ensino relativo às séries iniciais do ensino fundamental no que tange a eficácia e a eficiência. As variáveis políticas escolhidas foram o nível de competição eleitoral para cargos no executivo e no legislativo, além da fragmentação partidária. Espera-se que os municípios com aracterísticas oligárquicas, isto é, com poder político concentrado e altos níveis de desigualdade de renda tenham baixos níveis de eficácia e de eficiência do ensino, enquanto que ocorreria o contrário para aqueles municípios cujos níveis de democracia fossem elevados. Na análise foram considerados outros fatores regionais como o nível de desigualdade de renda e o volume de recursos, assim como os aspectosrelacionados às características familiares dos estudantes e das unidades escolares. As bases de dados utilizadas foram o Censo Escolar, o SAEB e a Prova Brasil. Os resultados mostram não uniformidade dos impactos das variáveis políticas e demográficas sobre a eficiência e a eficácia dos sistemas públicos de ensino. O nível sócio-econômico familiar torna crescentes as diferenças de desempenho entre os estudantes, mesmo após controlar pelas características regionais e escolares. O volume de recursos decorrentes do Fundef aumenta a eficiência do ensino, embora não tenha demonstrado impacto sobre a ficácia. Ademais, investiga o impacto de um programa de abertura de escolas públicas localizadas em comunidades vulneráveis nos finais de semana sobre a redução da violência e acréscimos de qualidade, uma vez que a escola deixou de ser apenas um espaço para o ensino. O indicador de violência foi baseado nas percepções do diretor em relação à violência ocorrida na comunidade escolar (estudantes, professores e funcionários) e o indicador de qualidade foram as notas na Prova Brasil. O programa logrou melhorias no ambiente escolar em relação a uma melhor convivência entre os estudantes e maior respeito por parte deles perante a escola. Contudo, aumentou o clima de conflito entre os professores, ações de gangues e vandalismo. Tal característica pode explicar a queda na qualidade do ensino observada para as escolas participantes do programa.
id UFPR_50e9c8dc42397ba6d6a403b9bfb454d1
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/26262
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling França, Marco Túlio AnicetoGonçalves, Flavio de OliveiraUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduaçao em Desenvolvimento Econômico2012-01-31T16:15:59Z2012-01-31T16:15:59Z2012-01-31http://hdl.handle.net/1884/26262Resumo: A política educacional brasileira passou por diversas transformações desde a promulgação da Constituição Cidadã e tais mudanças tiveram impactos sobre os mais diversos aspectos como, por exemplo, na forma de organização escolar e gerência do ensino. O trabalho mostra o impacto de variáveis políticas sobre a gestão do sistema público de ensino relativo às séries iniciais do ensino fundamental no que tange a eficácia e a eficiência. As variáveis políticas escolhidas foram o nível de competição eleitoral para cargos no executivo e no legislativo, além da fragmentação partidária. Espera-se que os municípios com aracterísticas oligárquicas, isto é, com poder político concentrado e altos níveis de desigualdade de renda tenham baixos níveis de eficácia e de eficiência do ensino, enquanto que ocorreria o contrário para aqueles municípios cujos níveis de democracia fossem elevados. Na análise foram considerados outros fatores regionais como o nível de desigualdade de renda e o volume de recursos, assim como os aspectosrelacionados às características familiares dos estudantes e das unidades escolares. As bases de dados utilizadas foram o Censo Escolar, o SAEB e a Prova Brasil. Os resultados mostram não uniformidade dos impactos das variáveis políticas e demográficas sobre a eficiência e a eficácia dos sistemas públicos de ensino. O nível sócio-econômico familiar torna crescentes as diferenças de desempenho entre os estudantes, mesmo após controlar pelas características regionais e escolares. O volume de recursos decorrentes do Fundef aumenta a eficiência do ensino, embora não tenha demonstrado impacto sobre a ficácia. Ademais, investiga o impacto de um programa de abertura de escolas públicas localizadas em comunidades vulneráveis nos finais de semana sobre a redução da violência e acréscimos de qualidade, uma vez que a escola deixou de ser apenas um espaço para o ensino. O indicador de violência foi baseado nas percepções do diretor em relação à violência ocorrida na comunidade escolar (estudantes, professores e funcionários) e o indicador de qualidade foram as notas na Prova Brasil. O programa logrou melhorias no ambiente escolar em relação a uma melhor convivência entre os estudantes e maior respeito por parte deles perante a escola. Contudo, aumentou o clima de conflito entre os professores, ações de gangues e vandalismo. Tal característica pode explicar a queda na qualidade do ensino observada para as escolas participantes do programa.application/pdfTesesEducação e Estado - BrasilEducação e desenvolvimento economicoEducação - Politicas publicasGestão pública de ensino, política e desenvolvimentoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALtese_Franca_MTAF.pdfapplication/pdf571977https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26262/1/tese_Franca_MTAF.pdf436a3a410f8183193bb3ddec21d2fe11MD51open accessTEXTtese_Franca_MTAF.pdf.txttese_Franca_MTAF.pdf.txtExtracted Texttext/plain299620https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26262/2/tese_Franca_MTAF.pdf.txta58e76a9ad6686bc9173499e0b59c97fMD52open accessTHUMBNAILtese_Franca_MTAF.pdf.jpgtese_Franca_MTAF.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1160https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26262/3/tese_Franca_MTAF.pdf.jpg57bc58b073417182e1f5be4a0afdf518MD53open access1884/262622016-04-08 05:20:11.749open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/26262Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082016-04-08T08:20:11Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Gestão pública de ensino, política e desenvolvimento
title Gestão pública de ensino, política e desenvolvimento
spellingShingle Gestão pública de ensino, política e desenvolvimento
França, Marco Túlio Aniceto
Teses
Educação e Estado - Brasil
Educação e desenvolvimento economico
Educação - Politicas publicas
title_short Gestão pública de ensino, política e desenvolvimento
title_full Gestão pública de ensino, política e desenvolvimento
title_fullStr Gestão pública de ensino, política e desenvolvimento
title_full_unstemmed Gestão pública de ensino, política e desenvolvimento
title_sort Gestão pública de ensino, política e desenvolvimento
author França, Marco Túlio Aniceto
author_facet França, Marco Túlio Aniceto
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Gonçalves, Flavio de Oliveira
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduaçao em Desenvolvimento Econômico
dc.contributor.author.fl_str_mv França, Marco Túlio Aniceto
dc.subject.por.fl_str_mv Teses
Educação e Estado - Brasil
Educação e desenvolvimento economico
Educação - Politicas publicas
topic Teses
Educação e Estado - Brasil
Educação e desenvolvimento economico
Educação - Politicas publicas
description Resumo: A política educacional brasileira passou por diversas transformações desde a promulgação da Constituição Cidadã e tais mudanças tiveram impactos sobre os mais diversos aspectos como, por exemplo, na forma de organização escolar e gerência do ensino. O trabalho mostra o impacto de variáveis políticas sobre a gestão do sistema público de ensino relativo às séries iniciais do ensino fundamental no que tange a eficácia e a eficiência. As variáveis políticas escolhidas foram o nível de competição eleitoral para cargos no executivo e no legislativo, além da fragmentação partidária. Espera-se que os municípios com aracterísticas oligárquicas, isto é, com poder político concentrado e altos níveis de desigualdade de renda tenham baixos níveis de eficácia e de eficiência do ensino, enquanto que ocorreria o contrário para aqueles municípios cujos níveis de democracia fossem elevados. Na análise foram considerados outros fatores regionais como o nível de desigualdade de renda e o volume de recursos, assim como os aspectosrelacionados às características familiares dos estudantes e das unidades escolares. As bases de dados utilizadas foram o Censo Escolar, o SAEB e a Prova Brasil. Os resultados mostram não uniformidade dos impactos das variáveis políticas e demográficas sobre a eficiência e a eficácia dos sistemas públicos de ensino. O nível sócio-econômico familiar torna crescentes as diferenças de desempenho entre os estudantes, mesmo após controlar pelas características regionais e escolares. O volume de recursos decorrentes do Fundef aumenta a eficiência do ensino, embora não tenha demonstrado impacto sobre a ficácia. Ademais, investiga o impacto de um programa de abertura de escolas públicas localizadas em comunidades vulneráveis nos finais de semana sobre a redução da violência e acréscimos de qualidade, uma vez que a escola deixou de ser apenas um espaço para o ensino. O indicador de violência foi baseado nas percepções do diretor em relação à violência ocorrida na comunidade escolar (estudantes, professores e funcionários) e o indicador de qualidade foram as notas na Prova Brasil. O programa logrou melhorias no ambiente escolar em relação a uma melhor convivência entre os estudantes e maior respeito por parte deles perante a escola. Contudo, aumentou o clima de conflito entre os professores, ações de gangues e vandalismo. Tal característica pode explicar a queda na qualidade do ensino observada para as escolas participantes do programa.
publishDate 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-01-31T16:15:59Z
dc.date.available.fl_str_mv 2012-01-31T16:15:59Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-01-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1884/26262
url http://hdl.handle.net/1884/26262
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26262/1/tese_Franca_MTAF.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26262/2/tese_Franca_MTAF.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26262/3/tese_Franca_MTAF.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 436a3a410f8183193bb3ddec21d2fe11
a58e76a9ad6686bc9173499e0b59c97f
57bc58b073417182e1f5be4a0afdf518
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898907810267136