A Ludicidade no ensino de computação : utilização de jogos não digitais para o ensino de hardware
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/68726 |
Resumo: | Orientador : Carlos Roberto Beleti Junior |
id |
UFPR_520c12721082447aa91c42f7bc242a04 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/68726 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Gonçalves, Daiane Cristina Mendes, 1983-Universidade Federal do Paraná (Campus Jandaia do Sul). Curso de Licenciatura em ComputaçãoBeleti Junior, Carlos Roberto, 1986-2020-10-01T21:18:51Z2020-10-01T21:18:51Z2019https://hdl.handle.net/1884/68726Orientador : Carlos Roberto Beleti JuniorMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Campus Jandaia do Sul, Curso de Graduação em Licenciatura em Computação.Inclui referênciasResumo : O estudo da computação pode auxiliar no desenvolvimento de habilidades na análise de problemas e na proposição de soluções computacionais. O curso de Licenciatura em Computação, apresenta algumas possibilidades de ensino como a educação em ambientes formais e em ambientes não formais. Essa pode ser realizada em ambientes como museus, oficinas de Ciências, intervenções públicas, entre outros. Nesses espaços, pode-se utilizar estratégias tais como o uso de jogos digitais e não digitais como ferramentas de apoio no processo de ensino e aprendizagem. O objetivo deste trabalho é realizar um estudo de jogos não digitais e de tabuleiro no ensino de Ciência da Computação, especialmente sobre hardware para a educação básica. Para isso, foi desenvolvido um jogo de tabuleiro utilizando conceitos computacionais sobre hardware. Após seu desenvolvimento, houve a aplicação em quatro escolas públicas da cidade de Jandaia do Sul e região, com um total de 56 alunas e alunos com idades entre 9 e 17 anos. Os resultados foram coletados por meio de rubricas avaliativas aplicadas as alunas e alunos e aos avaliadores a fim de aferir a relevância dessas atividades para a aprendizagem e assimilação de conceitos de hardware. Nesse sentido, o jogo desenvolvido, "LC MEGAMENTE", alcançou média geral acima de 4 (avaliações entre 1 – muito pouco e 5 – excelente) em todos os requisitos considerados como essenciais para que um jogo possa ser utilizado no ensino. Com esses resultados, pretende-se contribuir com considerações sobre ludicidade, discutindo especificamente as possibilidades de uso de jogos não digitais, como jogos de tabuleiro, como ferramenta para o ensino de hardware na educação básica dentro do ambiente escolar.1 arquivo ( p.).application/pdfComputaçao - Estudo e ensinoJogos de tabuleiroJogos eletronicos - Conhecimentos e aprendizagem - EscolasA Ludicidade no ensino de computação : utilização de jogos não digitais para o ensino de hardwareinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDAIANE CRISTINA MENDES GONCALVES.pdfapplication/pdf1779253https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/68726/1/DAIANE%20CRISTINA%20MENDES%20GONCALVES.pdffdb636920a3e99a2e73e4a617e815b70MD51open access1884/687262020-10-01 18:18:51.886open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/68726Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-10-01T21:18:51Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A Ludicidade no ensino de computação : utilização de jogos não digitais para o ensino de hardware |
title |
A Ludicidade no ensino de computação : utilização de jogos não digitais para o ensino de hardware |
spellingShingle |
A Ludicidade no ensino de computação : utilização de jogos não digitais para o ensino de hardware Gonçalves, Daiane Cristina Mendes, 1983- Computaçao - Estudo e ensino Jogos de tabuleiro Jogos eletronicos - Conhecimentos e aprendizagem - Escolas |
title_short |
A Ludicidade no ensino de computação : utilização de jogos não digitais para o ensino de hardware |
title_full |
A Ludicidade no ensino de computação : utilização de jogos não digitais para o ensino de hardware |
title_fullStr |
A Ludicidade no ensino de computação : utilização de jogos não digitais para o ensino de hardware |
title_full_unstemmed |
A Ludicidade no ensino de computação : utilização de jogos não digitais para o ensino de hardware |
title_sort |
A Ludicidade no ensino de computação : utilização de jogos não digitais para o ensino de hardware |
author |
Gonçalves, Daiane Cristina Mendes, 1983- |
author_facet |
Gonçalves, Daiane Cristina Mendes, 1983- |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná (Campus Jandaia do Sul). Curso de Licenciatura em Computação |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Daiane Cristina Mendes, 1983- |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Beleti Junior, Carlos Roberto, 1986- |
contributor_str_mv |
Beleti Junior, Carlos Roberto, 1986- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Computaçao - Estudo e ensino Jogos de tabuleiro Jogos eletronicos - Conhecimentos e aprendizagem - Escolas |
topic |
Computaçao - Estudo e ensino Jogos de tabuleiro Jogos eletronicos - Conhecimentos e aprendizagem - Escolas |
description |
Orientador : Carlos Roberto Beleti Junior |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-10-01T21:18:51Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-10-01T21:18:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/68726 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/68726 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 arquivo ( p.). application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/68726/1/DAIANE%20CRISTINA%20MENDES%20GONCALVES.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fdb636920a3e99a2e73e4a617e815b70 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860876370706432 |