A Ludicidade no ensino de computação : utilização de jogos não digitais para o ensino de hardware

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Daiane Cristina Mendes, 1983-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/68726
Resumo: Orientador : Carlos Roberto Beleti Junior
id UFPR_520c12721082447aa91c42f7bc242a04
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/68726
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Gonçalves, Daiane Cristina Mendes, 1983-Universidade Federal do Paraná (Campus Jandaia do Sul). Curso de Licenciatura em ComputaçãoBeleti Junior, Carlos Roberto, 1986-2020-10-01T21:18:51Z2020-10-01T21:18:51Z2019https://hdl.handle.net/1884/68726Orientador : Carlos Roberto Beleti JuniorMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Campus Jandaia do Sul, Curso de Graduação em Licenciatura em Computação.Inclui referênciasResumo : O estudo da computação pode auxiliar no desenvolvimento de habilidades na análise de problemas e na proposição de soluções computacionais. O curso de Licenciatura em Computação, apresenta algumas possibilidades de ensino como a educação em ambientes formais e em ambientes não formais. Essa pode ser realizada em ambientes como museus, oficinas de Ciências, intervenções públicas, entre outros. Nesses espaços, pode-se utilizar estratégias tais como o uso de jogos digitais e não digitais como ferramentas de apoio no processo de ensino e aprendizagem. O objetivo deste trabalho é realizar um estudo de jogos não digitais e de tabuleiro no ensino de Ciência da Computação, especialmente sobre hardware para a educação básica. Para isso, foi desenvolvido um jogo de tabuleiro utilizando conceitos computacionais sobre hardware. Após seu desenvolvimento, houve a aplicação em quatro escolas públicas da cidade de Jandaia do Sul e região, com um total de 56 alunas e alunos com idades entre 9 e 17 anos. Os resultados foram coletados por meio de rubricas avaliativas aplicadas as alunas e alunos e aos avaliadores a fim de aferir a relevância dessas atividades para a aprendizagem e assimilação de conceitos de hardware. Nesse sentido, o jogo desenvolvido, "LC MEGAMENTE", alcançou média geral acima de 4 (avaliações entre 1 – muito pouco e 5 – excelente) em todos os requisitos considerados como essenciais para que um jogo possa ser utilizado no ensino. Com esses resultados, pretende-se contribuir com considerações sobre ludicidade, discutindo especificamente as possibilidades de uso de jogos não digitais, como jogos de tabuleiro, como ferramenta para o ensino de hardware na educação básica dentro do ambiente escolar.1 arquivo ( p.).application/pdfComputaçao - Estudo e ensinoJogos de tabuleiroJogos eletronicos - Conhecimentos e aprendizagem - EscolasA Ludicidade no ensino de computação : utilização de jogos não digitais para o ensino de hardwareinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDAIANE CRISTINA MENDES GONCALVES.pdfapplication/pdf1779253https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/68726/1/DAIANE%20CRISTINA%20MENDES%20GONCALVES.pdffdb636920a3e99a2e73e4a617e815b70MD51open access1884/687262020-10-01 18:18:51.886open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/68726Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-10-01T21:18:51Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A Ludicidade no ensino de computação : utilização de jogos não digitais para o ensino de hardware
title A Ludicidade no ensino de computação : utilização de jogos não digitais para o ensino de hardware
spellingShingle A Ludicidade no ensino de computação : utilização de jogos não digitais para o ensino de hardware
Gonçalves, Daiane Cristina Mendes, 1983-
Computaçao - Estudo e ensino
Jogos de tabuleiro
Jogos eletronicos - Conhecimentos e aprendizagem - Escolas
title_short A Ludicidade no ensino de computação : utilização de jogos não digitais para o ensino de hardware
title_full A Ludicidade no ensino de computação : utilização de jogos não digitais para o ensino de hardware
title_fullStr A Ludicidade no ensino de computação : utilização de jogos não digitais para o ensino de hardware
title_full_unstemmed A Ludicidade no ensino de computação : utilização de jogos não digitais para o ensino de hardware
title_sort A Ludicidade no ensino de computação : utilização de jogos não digitais para o ensino de hardware
author Gonçalves, Daiane Cristina Mendes, 1983-
author_facet Gonçalves, Daiane Cristina Mendes, 1983-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná (Campus Jandaia do Sul). Curso de Licenciatura em Computação
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Daiane Cristina Mendes, 1983-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Beleti Junior, Carlos Roberto, 1986-
contributor_str_mv Beleti Junior, Carlos Roberto, 1986-
dc.subject.por.fl_str_mv Computaçao - Estudo e ensino
Jogos de tabuleiro
Jogos eletronicos - Conhecimentos e aprendizagem - Escolas
topic Computaçao - Estudo e ensino
Jogos de tabuleiro
Jogos eletronicos - Conhecimentos e aprendizagem - Escolas
description Orientador : Carlos Roberto Beleti Junior
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-10-01T21:18:51Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-10-01T21:18:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/68726
url https://hdl.handle.net/1884/68726
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 arquivo ( p.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/68726/1/DAIANE%20CRISTINA%20MENDES%20GONCALVES.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv fdb636920a3e99a2e73e4a617e815b70
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860876370706432