Ambientalização escolar no ensino de botânica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/69719 |
Resumo: | Orientadora: Profª Drª Sandra Maria Alvarenga Gomes |
id |
UFPR_b28f9a78627e5c8c536cb9855174218e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/69719 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Oliveira, Jeferson Tiago Alves de, 1988-Sammarco, Yanina MicaelaUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede NacionalGomes, Sandra Maria Alvarenga, 1973-2022-03-22T17:02:53Z2022-03-22T17:02:53Z2020https://hdl.handle.net/1884/69719Orientadora: Profª Drª Sandra Maria Alvarenga GomesCoorientadora: Prof.a Dr.a Yanina Micaela SammarcoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional. Defesa : Curitiba, 27/10/2020Inclui referências: p. 55-61Área de concentração: Ensino de BiologiaResumo: O ensino de biologia tem-se apresentado pouco eficaz em relação às suas estratégias metodológicas, em especial a área da botânica. Isto tem ocasionado um elevado desinteresse quanto a esta área do conhecimento, atribuindo-lhe pouca importância. Neste sentido, este trabalho buscou avaliar a contribuição dos diferentes espaços da escola para o ensino de Botânica no ensino médio. Foram adotadas metodologias que tornam o estudante sujeito ativo na produção do conhecimento, a partir da prática. Buscou-se ainda compreender como o ensino de Botânica, pautado em sua grande maioria, em aulas expositivas e pouco atrativas, pode ser abordado fora da sala de aula tradicional e adotando-se metodologias que estimulem a prática, bem como, de que maneira os espaços escolares, alheios à sala de aula, podem ser utilizados na contribuição do processo de aprendizagem por parte dos estudantes. Para tanto, foram desenvolvidas atividades práticas dentro da escola, porém em espaços alternativos à sala de aula tais como, a quadra poliesportiva, o refeitório, a cozinha e uma área verde contendo árvores frutíferas. A adoção da pesquisa qualitativa contribuiu para a análise in loco da eficácia de metodologias ativas desenvolvidas nos diferentes espaços escolares e a técnica da observação participante permitiu que o professor-pesquisador experienciasse todas as nuances que os estudantes identificaram nos espaços da escola. Pôde-se observar que eles apresentam diferentes concepções sobre natureza, meio ambiente e botânica. A maioria identifica o meio ambiente e a natureza como desconexos das construções e atividades humanas, atribuindo-lhes um conceito naturalista, onde o ser humano não faz parte desses conceitos. Com relação ao modo como os estudantes percebem os diferentes espaços da escola, observamos que há uma visão enfadonha quanto à sala de aula, sendo este espaço classificado como tedioso pelos estudantes. Os demais espaços escolares foram analisados sobre à ótica dos estudantes, ressaltando-se diferentes potencialidades e fragilidades para a adoção destes como ambiente de aprendizagem. Mais trabalhos voltados a como ocorre a percepção dos espaços da escola e a maneira como esta influencia no processo de ensino-aprendizagem são necessários. Palavras-chave: botânica, ambientes, estudantes, aprendizado, percepção.Abstract: Biology teaching has been shown to be ineffective in relation to its methodological strategies, especially in the field of botany. This has caused a high lack of interest in this area of knowledge, giving it little importance. In this sense, this work sought to evaluate the contribution of the different spaces of the school to the teaching of Botany in high school. Methodologies were adopted that make the student an active subject in the production of knowledge, based on practice. It was also sought to understand how the teaching of Botany, based mostly on expository and unattractive classes, can be approached outside the traditional classroom and adopting methodologies that encourage practice, as well as, how students school spaces, outside the classroom, can be used to contribute to the learning process by students. For this, practical activities were developed within the school, but in alternative spaces to the classroom, such as the sports court, the cafeteria, the kitchen and a green area containing fruit trees. Thus, the adoption of qualitative research contributed to the on-site analysis of the effectiveness of active methodologies developed in different school spaces and the participant observation technique allowed the researcher to experience all the sights that students identified in the school spaces. It was observed that they have different conceptions about nature, environment and botany. Most identify the environment and nature as disconnected from human constructions and activities, giving them a naturalistic concept, where the human being is not part of these concepts. Regarding the way in which students perceive the different spaces of the school, we observed that there is a dull view of the classroom, which is classified as tedious by them. The other school spaces were analyzed from the students' point of view, highlighting different strengths and weaknesses for their adoption as a learning environment. More work on how the perception of school spaces occurs and how it influences the teaching-learning process is needed. Keywords: botany, environments, students, learning, perception85 p. : il. (algumas color.).application/pdfBiologia - Estudo e ensinoBotânicaAmbiente escolarAprendizagem - Estudo e ensino (Ensino médio)Metodos de ensinoEstudantes - AprendizagemAmbientalização escolar no ensino de botânicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - JEFERSON TIAGO ALVES DE OLIVEIRA.pdfapplication/pdf1993243https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/69719/1/R%20-%20D%20-%20JEFERSON%20TIAGO%20ALVES%20DE%20OLIVEIRA.pdf4cb2d0fea51de94c79ae2649301fb4bcMD51open access1884/697192022-03-22 14:02:53.599open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/69719Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-03-22T17:02:53Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Ambientalização escolar no ensino de botânica |
title |
Ambientalização escolar no ensino de botânica |
spellingShingle |
Ambientalização escolar no ensino de botânica Oliveira, Jeferson Tiago Alves de, 1988- Biologia - Estudo e ensino Botânica Ambiente escolar Aprendizagem - Estudo e ensino (Ensino médio) Metodos de ensino Estudantes - Aprendizagem |
title_short |
Ambientalização escolar no ensino de botânica |
title_full |
Ambientalização escolar no ensino de botânica |
title_fullStr |
Ambientalização escolar no ensino de botânica |
title_full_unstemmed |
Ambientalização escolar no ensino de botânica |
title_sort |
Ambientalização escolar no ensino de botânica |
author |
Oliveira, Jeferson Tiago Alves de, 1988- |
author_facet |
Oliveira, Jeferson Tiago Alves de, 1988- |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Sammarco, Yanina Micaela Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Jeferson Tiago Alves de, 1988- |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Gomes, Sandra Maria Alvarenga, 1973- |
contributor_str_mv |
Gomes, Sandra Maria Alvarenga, 1973- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Biologia - Estudo e ensino Botânica Ambiente escolar Aprendizagem - Estudo e ensino (Ensino médio) Metodos de ensino Estudantes - Aprendizagem |
topic |
Biologia - Estudo e ensino Botânica Ambiente escolar Aprendizagem - Estudo e ensino (Ensino médio) Metodos de ensino Estudantes - Aprendizagem |
description |
Orientadora: Profª Drª Sandra Maria Alvarenga Gomes |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-03-22T17:02:53Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-03-22T17:02:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/69719 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/69719 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
85 p. : il. (algumas color.). application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/69719/1/R%20-%20D%20-%20JEFERSON%20TIAGO%20ALVES%20DE%20OLIVEIRA.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4cb2d0fea51de94c79ae2649301fb4bc |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1823526746642710528 |