Performance, discurso e educação : (re)construindo sentidos de escola com professores em formação na Licenciatura em Educação do Campo - Ciências da Natureza

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Michelle Bocchi, 1980-
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/47434
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Odissea Boaventura de Oliveira
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spelling Gonçalves, Michelle Bocchi, 1980-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoOliveira, Odisséa Boaventura de, 1963-2022-08-10T17:51:08Z2022-08-10T17:51:08Z2016https://hdl.handle.net/1884/47434Orientadora: Profa. Dra. Odissea Boaventura de OliveiraTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 14/12/2016Inclui referências : f. 136-141Resumo: Essa pesquisa tem como objetivo compreender os sentidos atribuídos à escola por professores em formação por meio de um processo de experimentações performáticas vivenciado na Licenciatura em Educação do Campo - Ciências da Natureza, da Universidade Federal do Paraná - Setor Litoral. O percurso metodológico foi composto por uma série de jogos e brincadeiras que desembocaram em uma vivência metodológica a partir da proposição de Jean- Pierre Ryngaert denominada de Rituais Cotidianos. Os acadêmicos discentes do referido curso de licenciatura foram convidados a realizar, durante o Tempo Comunidade, produções audiovisuais e narrativas escritas sobre o processo da pesquisa, tendo como foco a (re)construção dos sentidos de escola, em uma perspectiva performático-discursiva, pela qual práticas corporais e de escrita são consideradas como performance. O embasamento teórico se ancora nos Estudos da Performance na Educação (Pedagogia crítico-performativa) e na Análise de Discurso de linha francesa. Os resultados apontam para sentidos relacionados à memória discursiva escolar e à formações imaginárias de uma escola hierarquizada e permeada por relações de poder. Ao mesmo tempo, os sujeitos apontam para uma escola que, enquanto professores em formação, querem transformar, por uma perspectiva localizada espaço-temporalmente em futuro utópico, porém possível. O estudo apresenta, ainda, a triangulação entre Performance, Discurso e Educação como possibilidade de se pensar uma dimensão pedagógica ético-estética, por meio da qual a ação corporal (presentificada no próprio corpo, no gesto, na expressividade e na escrita) se configure enquanto ação de resistência dos sujeitos para com a sua realidade, na sua comunidade e no seu processo de formação docente. PALAVRAS-CHAVE: Escola; Performance; Discurso; Educação do Campo; Formação docente.Abstract: This research aims to understand the meanings attributed to the school by teachers in formation through a process of performative experiments in the Degree in Educação do Campo - Ciências da Natureza - Setor Litoral. The methodological way was composed of a series of plays that resulted in a methodological experience from the proposition of Jean-Pierre Ryngaert. The academic students of this undergraduate course were invited to carry out during the Community Time, audio-visual productions and written narratives about the research process, focusing on the (re)construction of the meanings about school, in a performative-discursive perspective, by the which bodily and writing practices are considered as performatives. Theoretical basis is anchored in the Performance Studies in Education (Critical-Performative Pedagogy) and French Discourse Analysis. The results point to meanings related to the school discursive memory and to the imaginary formations of a school hierarchized and permeated by relations of power. At the same time, the subjects point to a school that, as teachers in formation, wants to transform, from a spacetemporally localized perspective into a utopian but possible future. The study also presents the triangulation between Performance, Discourse and Education as the possibility of thinking about an ethical-aesthetic pedagogical dimension, through which the bodily action (present in one's body, gesture, expressiveness and writing) is configured as an action of resistance of the subjects towards their reality, in their community and in their process of teacher formation. KEY WORDS: School; Performance; Discourse; Field Education; Teacher in formation.Resumé: Cette recherche vise à comprendre les significations attribuées à l'école par les enseignants eleves par le biais d'un processus d de réalisation d'essais expérimentaux en en Licence d'éducation - Sciences naturelles, Université fédérale du Paraná - Secteur Litoral. L'approche méthodologique a consisté en une série de jeux et d'activités qui ont abouti à une expérience méthodologique de Jean-Pierre Ryngaert proposition appelée rituels du quotidien. On a demandé aux étudiants universitaires d'effectuer ce cursus pendant l'heure communautaire, des productions audiovisuelles et les récits écrits du processus de recherche, en se concentrant sur la (re) construction du sens de l'école, dans une perspective performative-discursive, les pratiques du corps et de l'écriture sont considérées comme des performances. Le fondement théorique est ancré dans les études de performance en éducation (pédagogie critiqueperformative) et dans l'analyse du discours français. Les premiers résultats indiquent des explications liées à la mémoire discursive scolaire et une perception d'une formation imaginaire d'une école hiérarchique et imprégnée par les relations de pouvoir. Dans le même temps, des sujets scolaires indiquent qu'une possible transformation de la perception actuelle de l'école, par un point de vue espace-temps, serait, dans un futur utopique bien possible. L'étude présente également la triangulation entre la performance, la parole et l'éducation comme une possibilité de penser à une dimension éducative éthique-esthétique, à travers l'action corps (présentifiée dans le corps, le geste, l'expression et de l'écriture) qui est configurée comme une action de résistance des sujets à leur réalité, dans leur communauté et dans leur processus de formation des enseignants. LES MOTS-CLÉS: l'école, performance; la parole; éducation en milieu rural; la formation des enseignants.141 f. : il., retrs.application/pdfDisponível em formato digitalEducaçãoEducação ruralEducação - FormaçãoPerformance, discurso e educação : (re)construindo sentidos de escola com professores em formação na Licenciatura em Educação do Campo - Ciências da Naturezainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - MICHELLE BOCCHI GONCALVES.pdfapplication/pdf5342249https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/47434/1/R%20-%20T%20-%20MICHELLE%20BOCCHI%20GONCALVES.pdfc42549b22631beb13af9d19f7c7b059fMD51open access1884/474342022-08-10 14:51:08.911open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/47434Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-08-10T17:51:08Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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