Licenciatura em Educação do Campo: elementos estruturantes de cursos que integram as ciências da natureza e a matemática.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35513 |
Resumo: | O artigo tem como centro de interesse identificar elementos estruturantes de cursos de Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC), tomando por base os Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC) que integram as Ciências da Natureza e a Matemática. Para isso, ancora-se em estudos sobre a Educação do Campo e particulariza os princípios e fundamentos da LEdoC como política pública de formação de professores para atuarem, prioritariamente, em escolas do campo. Trata-se de uma análise documental, cujo corpus é constituído pelos PPC de cinco cursos implantados em universidades públicas de diferentes regiões brasileiras, examinados à luz das seguintes categorias: formação em alternância, formação integradora e formação emancipatória. Os dados analisados mostram que, ainda que partam da mesma base, as propostas dos cursos são diferenciadas no que concerne aos objetivos e à organização das matrizes curriculares, resultados que estão em consonância com os princípios da Educação do Campo e preconizam uma formação que atenda as especificidades de cada território. Características das formações em alternância, integradora e emancipatória são encontradas, com maior ou menor explicitação, nas cinco propostas analisadas e configuram-se em princípios fundantes, de maneira prescritiva, dos cursos que integram as Ciências da Natureza e a Matemática. |
id |
UFCG_31c2d53cc1148b7ebfe22017aa551018 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/35513 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Licenciatura em Educação do Campo: elementos estruturantes de cursos que integram as ciências da natureza e a matemática.Degree in Field Education: structuring elements of courses that integrate natural sciences and mathematics.Educação do CampoLicenciatura em Educação do CampoEducação MatemáticaOrganização de cursos de licenciaturaAnálise documentalProjetos Pedagógicos de Cursos - Educação do CampoCountryside EducationDegree in Rural EducationMathematics EducationOrganization of degree coursesDocument analysisPedagogical Course Projects - Rural EducationEducação.O artigo tem como centro de interesse identificar elementos estruturantes de cursos de Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC), tomando por base os Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC) que integram as Ciências da Natureza e a Matemática. Para isso, ancora-se em estudos sobre a Educação do Campo e particulariza os princípios e fundamentos da LEdoC como política pública de formação de professores para atuarem, prioritariamente, em escolas do campo. Trata-se de uma análise documental, cujo corpus é constituído pelos PPC de cinco cursos implantados em universidades públicas de diferentes regiões brasileiras, examinados à luz das seguintes categorias: formação em alternância, formação integradora e formação emancipatória. Os dados analisados mostram que, ainda que partam da mesma base, as propostas dos cursos são diferenciadas no que concerne aos objetivos e à organização das matrizes curriculares, resultados que estão em consonância com os princípios da Educação do Campo e preconizam uma formação que atenda as especificidades de cada território. Características das formações em alternância, integradora e emancipatória são encontradas, com maior ou menor explicitação, nas cinco propostas analisadas e configuram-se em princípios fundantes, de maneira prescritiva, dos cursos que integram as Ciências da Natureza e a Matemática.The article focuses on identifying structuring elements of Degree courses in Field Education (LEdoC) based on the pedagogical projects of courses (PPC) that integrate Natural Sciences and Mathematics. For this, it is anchored in studies on Field Education and, in particular, the principles and foundations of LEdoC as a public policy for teacher education to work, primarily, in rural schools. This is a documentary analysis, whose corpus is constituted by the PPC of five courses implemented in public universities in different Brazilian regions and analyzed in the light of the following categories: educational alternation, integrative education, and emancipatory education. The analyzed data show that even having the same baseline, the proposals of the courses have different objectives and organization of the curricular matrices, results that are in full consonance with the Field Education principles, which advocate an education that meets the specificities of each territory. Characteristics of alternating, integrative, and emancipatory education are found, to a greater or lesser extent, in the five proposals analyzed, and they constitute founding principles, in a prescriptive way, of the courses that integrate Natural Sciences and Mathematics.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20232024-04-25T18:33:49Z2024-04-252024-04-25T18:33:49Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35513LIMA, Aldinete Silvino de; LIMA, Iranete Maria da Silva; WAGNER, Débora Regina; KHIDIR, Kaled Sulaiman. Licenciatura em Educação do Campo: elementos estruturantes de cursos que integram as ciências da natureza e a matemática. Revista Eletrônica de Educação Matemática - REVEMAT, Florianópolis, Dossiê Temático Ed. MTM em diálogo com a Ed. Do Campo, Indígena e Quilombola, p. 01-21, 2023. ISSN: 1981-1322. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35513porLIMA, Aldinete Silvino de.LIMA, Iranete Maria da Silva.WAGNER, Débora ReginaKHIDIR, Kaled Sulaiman.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-05-01T14:58:08Zoai:localhost:riufcg/35513Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-05-01T14:58:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Licenciatura em Educação do Campo: elementos estruturantes de cursos que integram as ciências da natureza e a matemática. Degree in Field Education: structuring elements of courses that integrate natural sciences and mathematics. |
title |
Licenciatura em Educação do Campo: elementos estruturantes de cursos que integram as ciências da natureza e a matemática. |
spellingShingle |
Licenciatura em Educação do Campo: elementos estruturantes de cursos que integram as ciências da natureza e a matemática. LIMA, Aldinete Silvino de. Educação do Campo Licenciatura em Educação do Campo Educação Matemática Organização de cursos de licenciatura Análise documental Projetos Pedagógicos de Cursos - Educação do Campo Countryside Education Degree in Rural Education Mathematics Education Organization of degree courses Document analysis Pedagogical Course Projects - Rural Education Educação. |
title_short |
Licenciatura em Educação do Campo: elementos estruturantes de cursos que integram as ciências da natureza e a matemática. |
title_full |
Licenciatura em Educação do Campo: elementos estruturantes de cursos que integram as ciências da natureza e a matemática. |
title_fullStr |
Licenciatura em Educação do Campo: elementos estruturantes de cursos que integram as ciências da natureza e a matemática. |
title_full_unstemmed |
Licenciatura em Educação do Campo: elementos estruturantes de cursos que integram as ciências da natureza e a matemática. |
title_sort |
Licenciatura em Educação do Campo: elementos estruturantes de cursos que integram as ciências da natureza e a matemática. |
author |
LIMA, Aldinete Silvino de. |
author_facet |
LIMA, Aldinete Silvino de. LIMA, Iranete Maria da Silva. WAGNER, Débora Regina KHIDIR, Kaled Sulaiman. |
author_role |
author |
author2 |
LIMA, Iranete Maria da Silva. WAGNER, Débora Regina KHIDIR, Kaled Sulaiman. |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
LIMA, Aldinete Silvino de. LIMA, Iranete Maria da Silva. WAGNER, Débora Regina KHIDIR, Kaled Sulaiman. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação do Campo Licenciatura em Educação do Campo Educação Matemática Organização de cursos de licenciatura Análise documental Projetos Pedagógicos de Cursos - Educação do Campo Countryside Education Degree in Rural Education Mathematics Education Organization of degree courses Document analysis Pedagogical Course Projects - Rural Education Educação. |
topic |
Educação do Campo Licenciatura em Educação do Campo Educação Matemática Organização de cursos de licenciatura Análise documental Projetos Pedagógicos de Cursos - Educação do Campo Countryside Education Degree in Rural Education Mathematics Education Organization of degree courses Document analysis Pedagogical Course Projects - Rural Education Educação. |
description |
O artigo tem como centro de interesse identificar elementos estruturantes de cursos de Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC), tomando por base os Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC) que integram as Ciências da Natureza e a Matemática. Para isso, ancora-se em estudos sobre a Educação do Campo e particulariza os princípios e fundamentos da LEdoC como política pública de formação de professores para atuarem, prioritariamente, em escolas do campo. Trata-se de uma análise documental, cujo corpus é constituído pelos PPC de cinco cursos implantados em universidades públicas de diferentes regiões brasileiras, examinados à luz das seguintes categorias: formação em alternância, formação integradora e formação emancipatória. Os dados analisados mostram que, ainda que partam da mesma base, as propostas dos cursos são diferenciadas no que concerne aos objetivos e à organização das matrizes curriculares, resultados que estão em consonância com os princípios da Educação do Campo e preconizam uma formação que atenda as especificidades de cada território. Características das formações em alternância, integradora e emancipatória são encontradas, com maior ou menor explicitação, nas cinco propostas analisadas e configuram-se em princípios fundantes, de maneira prescritiva, dos cursos que integram as Ciências da Natureza e a Matemática. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023 2024-04-25T18:33:49Z 2024-04-25 2024-04-25T18:33:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35513 LIMA, Aldinete Silvino de; LIMA, Iranete Maria da Silva; WAGNER, Débora Regina; KHIDIR, Kaled Sulaiman. Licenciatura em Educação do Campo: elementos estruturantes de cursos que integram as ciências da natureza e a matemática. Revista Eletrônica de Educação Matemática - REVEMAT, Florianópolis, Dossiê Temático Ed. MTM em diálogo com a Ed. Do Campo, Indígena e Quilombola, p. 01-21, 2023. ISSN: 1981-1322. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35513 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35513 |
identifier_str_mv |
LIMA, Aldinete Silvino de; LIMA, Iranete Maria da Silva; WAGNER, Débora Regina; KHIDIR, Kaled Sulaiman. Licenciatura em Educação do Campo: elementos estruturantes de cursos que integram as ciências da natureza e a matemática. Revista Eletrônica de Educação Matemática - REVEMAT, Florianópolis, Dossiê Temático Ed. MTM em diálogo com a Ed. Do Campo, Indígena e Quilombola, p. 01-21, 2023. ISSN: 1981-1322. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35513 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744620519686144 |