Licenciatura em Educação do Campo: elementos estruturantes de cursos que integram as ciências da natureza e a matemática.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LIMA, Aldinete Silvino de.
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: LIMA, Iranete Maria da Silva., WAGNER, Débora Regina, KHIDIR, Kaled Sulaiman.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35513
Resumo: O artigo tem como centro de interesse identificar elementos estruturantes de cursos de Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC), tomando por base os Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC) que integram as Ciências da Natureza e a Matemática. Para isso, ancora-se em estudos sobre a Educação do Campo e particulariza os princípios e fundamentos da LEdoC como política pública de formação de professores para atuarem, prioritariamente, em escolas do campo. Trata-se de uma análise documental, cujo corpus é constituído pelos PPC de cinco cursos implantados em universidades públicas de diferentes regiões brasileiras, examinados à luz das seguintes categorias: formação em alternância, formação integradora e formação emancipatória. Os dados analisados mostram que, ainda que partam da mesma base, as propostas dos cursos são diferenciadas no que concerne aos objetivos e à organização das matrizes curriculares, resultados que estão em consonância com os princípios da Educação do Campo e preconizam uma formação que atenda as especificidades de cada território. Características das formações em alternância, integradora e emancipatória são encontradas, com maior ou menor explicitação, nas cinco propostas analisadas e configuram-se em princípios fundantes, de maneira prescritiva, dos cursos que integram as Ciências da Natureza e a Matemática.
id UFCG_31c2d53cc1148b7ebfe22017aa551018
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/35513
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Licenciatura em Educação do Campo: elementos estruturantes de cursos que integram as ciências da natureza e a matemática.Degree in Field Education: structuring elements of courses that integrate natural sciences and mathematics.Educação do CampoLicenciatura em Educação do CampoEducação MatemáticaOrganização de cursos de licenciaturaAnálise documentalProjetos Pedagógicos de Cursos - Educação do CampoCountryside EducationDegree in Rural EducationMathematics EducationOrganization of degree coursesDocument analysisPedagogical Course Projects - Rural EducationEducação.O artigo tem como centro de interesse identificar elementos estruturantes de cursos de Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC), tomando por base os Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC) que integram as Ciências da Natureza e a Matemática. Para isso, ancora-se em estudos sobre a Educação do Campo e particulariza os princípios e fundamentos da LEdoC como política pública de formação de professores para atuarem, prioritariamente, em escolas do campo. Trata-se de uma análise documental, cujo corpus é constituído pelos PPC de cinco cursos implantados em universidades públicas de diferentes regiões brasileiras, examinados à luz das seguintes categorias: formação em alternância, formação integradora e formação emancipatória. Os dados analisados mostram que, ainda que partam da mesma base, as propostas dos cursos são diferenciadas no que concerne aos objetivos e à organização das matrizes curriculares, resultados que estão em consonância com os princípios da Educação do Campo e preconizam uma formação que atenda as especificidades de cada território. Características das formações em alternância, integradora e emancipatória são encontradas, com maior ou menor explicitação, nas cinco propostas analisadas e configuram-se em princípios fundantes, de maneira prescritiva, dos cursos que integram as Ciências da Natureza e a Matemática.The article focuses on identifying structuring elements of Degree courses in Field Education (LEdoC) based on the pedagogical projects of courses (PPC) that integrate Natural Sciences and Mathematics. For this, it is anchored in studies on Field Education and, in particular, the principles and foundations of LEdoC as a public policy for teacher education to work, primarily, in rural schools. This is a documentary analysis, whose corpus is constituted by the PPC of five courses implemented in public universities in different Brazilian regions and analyzed in the light of the following categories: educational alternation, integrative education, and emancipatory education. The analyzed data show that even having the same baseline, the proposals of the courses have different objectives and organization of the curricular matrices, results that are in full consonance with the Field Education principles, which advocate an education that meets the specificities of each territory. Characteristics of alternating, integrative, and emancipatory education are found, to a greater or lesser extent, in the five proposals analyzed, and they constitute founding principles, in a prescriptive way, of the courses that integrate Natural Sciences and Mathematics.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20232024-04-25T18:33:49Z2024-04-252024-04-25T18:33:49Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35513LIMA, Aldinete Silvino de; LIMA, Iranete Maria da Silva; WAGNER, Débora Regina; KHIDIR, Kaled Sulaiman. Licenciatura em Educação do Campo: elementos estruturantes de cursos que integram as ciências da natureza e a matemática. Revista Eletrônica de Educação Matemática - REVEMAT, Florianópolis, Dossiê Temático Ed. MTM em diálogo com a Ed. Do Campo, Indígena e Quilombola, p. 01-21, 2023. ISSN: 1981-1322. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35513porLIMA, Aldinete Silvino de.LIMA, Iranete Maria da Silva.WAGNER, Débora ReginaKHIDIR, Kaled Sulaiman.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-05-01T14:58:08Zoai:localhost:riufcg/35513Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-05-01T14:58:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Licenciatura em Educação do Campo: elementos estruturantes de cursos que integram as ciências da natureza e a matemática.
Degree in Field Education: structuring elements of courses that integrate natural sciences and mathematics.
title Licenciatura em Educação do Campo: elementos estruturantes de cursos que integram as ciências da natureza e a matemática.
spellingShingle Licenciatura em Educação do Campo: elementos estruturantes de cursos que integram as ciências da natureza e a matemática.
LIMA, Aldinete Silvino de.
Educação do Campo
Licenciatura em Educação do Campo
Educação Matemática
Organização de cursos de licenciatura
Análise documental
Projetos Pedagógicos de Cursos - Educação do Campo
Countryside Education
Degree in Rural Education
Mathematics Education
Organization of degree courses
Document analysis
Pedagogical Course Projects - Rural Education
Educação.
title_short Licenciatura em Educação do Campo: elementos estruturantes de cursos que integram as ciências da natureza e a matemática.
title_full Licenciatura em Educação do Campo: elementos estruturantes de cursos que integram as ciências da natureza e a matemática.
title_fullStr Licenciatura em Educação do Campo: elementos estruturantes de cursos que integram as ciências da natureza e a matemática.
title_full_unstemmed Licenciatura em Educação do Campo: elementos estruturantes de cursos que integram as ciências da natureza e a matemática.
title_sort Licenciatura em Educação do Campo: elementos estruturantes de cursos que integram as ciências da natureza e a matemática.
author LIMA, Aldinete Silvino de.
author_facet LIMA, Aldinete Silvino de.
LIMA, Iranete Maria da Silva.
WAGNER, Débora Regina
KHIDIR, Kaled Sulaiman.
author_role author
author2 LIMA, Iranete Maria da Silva.
WAGNER, Débora Regina
KHIDIR, Kaled Sulaiman.
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv LIMA, Aldinete Silvino de.
LIMA, Iranete Maria da Silva.
WAGNER, Débora Regina
KHIDIR, Kaled Sulaiman.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação do Campo
Licenciatura em Educação do Campo
Educação Matemática
Organização de cursos de licenciatura
Análise documental
Projetos Pedagógicos de Cursos - Educação do Campo
Countryside Education
Degree in Rural Education
Mathematics Education
Organization of degree courses
Document analysis
Pedagogical Course Projects - Rural Education
Educação.
topic Educação do Campo
Licenciatura em Educação do Campo
Educação Matemática
Organização de cursos de licenciatura
Análise documental
Projetos Pedagógicos de Cursos - Educação do Campo
Countryside Education
Degree in Rural Education
Mathematics Education
Organization of degree courses
Document analysis
Pedagogical Course Projects - Rural Education
Educação.
description O artigo tem como centro de interesse identificar elementos estruturantes de cursos de Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC), tomando por base os Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC) que integram as Ciências da Natureza e a Matemática. Para isso, ancora-se em estudos sobre a Educação do Campo e particulariza os princípios e fundamentos da LEdoC como política pública de formação de professores para atuarem, prioritariamente, em escolas do campo. Trata-se de uma análise documental, cujo corpus é constituído pelos PPC de cinco cursos implantados em universidades públicas de diferentes regiões brasileiras, examinados à luz das seguintes categorias: formação em alternância, formação integradora e formação emancipatória. Os dados analisados mostram que, ainda que partam da mesma base, as propostas dos cursos são diferenciadas no que concerne aos objetivos e à organização das matrizes curriculares, resultados que estão em consonância com os princípios da Educação do Campo e preconizam uma formação que atenda as especificidades de cada território. Características das formações em alternância, integradora e emancipatória são encontradas, com maior ou menor explicitação, nas cinco propostas analisadas e configuram-se em princípios fundantes, de maneira prescritiva, dos cursos que integram as Ciências da Natureza e a Matemática.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
2024-04-25T18:33:49Z
2024-04-25
2024-04-25T18:33:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35513
LIMA, Aldinete Silvino de; LIMA, Iranete Maria da Silva; WAGNER, Débora Regina; KHIDIR, Kaled Sulaiman. Licenciatura em Educação do Campo: elementos estruturantes de cursos que integram as ciências da natureza e a matemática. Revista Eletrônica de Educação Matemática - REVEMAT, Florianópolis, Dossiê Temático Ed. MTM em diálogo com a Ed. Do Campo, Indígena e Quilombola, p. 01-21, 2023. ISSN: 1981-1322. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35513
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35513
identifier_str_mv LIMA, Aldinete Silvino de; LIMA, Iranete Maria da Silva; WAGNER, Débora Regina; KHIDIR, Kaled Sulaiman. Licenciatura em Educação do Campo: elementos estruturantes de cursos que integram as ciências da natureza e a matemática. Revista Eletrônica de Educação Matemática - REVEMAT, Florianópolis, Dossiê Temático Ed. MTM em diálogo com a Ed. Do Campo, Indígena e Quilombola, p. 01-21, 2023. ISSN: 1981-1322. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35513
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744620519686144