As feiras de ciências como ferramenta de contribuição para a formação continuada docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hartvig, Alessandra, 1992-
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/74213
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Emerson Joucoski
id UFPR_52fb7f8737efba28ead72cf233da2946
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/74213
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Hartvig, Alessandra, 1992-Reis, Rodrigo Arantes, 1977-Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências AmbientaisJoucoski, Emerson, 1972-2022-04-11T15:26:56Z2022-04-11T15:26:56Z2021https://hdl.handle.net/1884/74213Orientador: Prof. Dr. Emerson JoucoskiCoorientador: Prof. Dr. Rodrigo Arantes ReisTítulo da capa: As feiras de ciências regionais do litoral do Paraná como ferramenta de contribuição para a formação continuada docenteDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais. Defesa : Matinhos, 29/07/2021Inclui referênciasResumo: O objetivo da pesquisa foi a construção e verificação de um instrumento de coleta de dadossobre a Feira de Ciências Regional e seu possível papel na formação continuada dosprofessores(as) envolvidos. A pesquisa usou métodos quantitativos e qualitativos realizadospor meio da coleta dos dados dos inscritos nas edições da Feira de Ciências Regional e ementrevistas semiestruturadas. Partiu-se da realidade das feiras regionais de ciências como basepara a construção do relatório de resultados e a fala dos professores(as) entrevistados.Apresentam-se as vivências dos docentes que contribuem na formação dos professores(as) deforma transversal permitindo que eles vivenciem os cenários sociais educativos formais e nãoformais, promovendo a consolidação e valorização do ensino a partir da capacitação práticados professores(as) com olhares dirigidos às feiras. Através da pesquisa foi possívelidentificar a baixa participação coletiva dos colégios, a participação e busca pela mesma emsua maior parte pelo interesse dos estudantes, os conceitos e a forma com a qual os docentes das escolas veem as feiras.Abstract: The objective of the research was the construction and verification of a data collectioninstrument about the Regional Science Fair and its possible role in the continuing education ofaffected teachers. Quantitative and qualitative methodological research carried out bycollecting data from those registered in the editions of the Regional Science Fair and in semistructuredseparate sections. The reality of regional science fairs was used as the basis for theconstruction of the results report and the speech of the interviewed teachers. The experiencesof teachers who contribute to the training of teachers are presented in a transversal way,allowing them to experience formal and non-formal educational social scenarios, promotingthe consolidation and enhancement of teaching from the practical training of teachers withlooks directed at fairs. Through the research, it is possible to identify a low collectiveparticipation of schools, a participation and search for it, mostly due to the interest ofstudents, the concepts and the way in which the teachers of the schools see the fairs.1 arquivo (66 p.) : PDF.application/pdfProfessores - FormaçãoDivulgação científicaCiências AmbientaisCiência - ExposiçõesAs feiras de ciências como ferramenta de contribuição para a formação continuada docenteAs feiras de ciências regionais do litoral do Paraná como ferramenta de contribuição para a formação continuada docenteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - ALESSANDRA HARTVIG CASSILHA.pdfapplication/pdf6370980https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/74213/1/R%20-%20D%20-%20ALESSANDRA%20HARTVIG%20CASSILHA.pdfc367fae2e9a8bcd8e878680f65547e1eMD51open access1884/742132022-04-11 12:26:56.497open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/74213Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-04-11T15:26:56Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As feiras de ciências como ferramenta de contribuição para a formação continuada docente
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv As feiras de ciências regionais do litoral do Paraná como ferramenta de contribuição para a formação continuada docente
title As feiras de ciências como ferramenta de contribuição para a formação continuada docente
spellingShingle As feiras de ciências como ferramenta de contribuição para a formação continuada docente
Hartvig, Alessandra, 1992-
Professores - Formação
Divulgação científica
Ciências Ambientais
Ciência - Exposições
title_short As feiras de ciências como ferramenta de contribuição para a formação continuada docente
title_full As feiras de ciências como ferramenta de contribuição para a formação continuada docente
title_fullStr As feiras de ciências como ferramenta de contribuição para a formação continuada docente
title_full_unstemmed As feiras de ciências como ferramenta de contribuição para a formação continuada docente
title_sort As feiras de ciências como ferramenta de contribuição para a formação continuada docente
author Hartvig, Alessandra, 1992-
author_facet Hartvig, Alessandra, 1992-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Reis, Rodrigo Arantes, 1977-
Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais
dc.contributor.author.fl_str_mv Hartvig, Alessandra, 1992-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Joucoski, Emerson, 1972-
contributor_str_mv Joucoski, Emerson, 1972-
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - Formação
Divulgação científica
Ciências Ambientais
Ciência - Exposições
topic Professores - Formação
Divulgação científica
Ciências Ambientais
Ciência - Exposições
description Orientador: Prof. Dr. Emerson Joucoski
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-04-11T15:26:56Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-04-11T15:26:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/74213
url https://hdl.handle.net/1884/74213
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 arquivo (66 p.) : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/74213/1/R%20-%20D%20-%20ALESSANDRA%20HARTVIG%20CASSILHA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c367fae2e9a8bcd8e878680f65547e1e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860453991710720