Descarte de medicamentos e educação ambiental crítica : uma análise das compreensões de licenciandas/os em química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Muller, Regiane, 1993-
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/76607
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Patrícia Barbosa Pereira
id UFPR_533940f1a5959ae6ba9a71bc0c86a0c7
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/76607
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Muller, Regiane, 1993-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em MatemáticaPereira, Patrícia Barbosa, 1978-2022-10-25T11:22:09Z2022-10-25T11:22:09Z2022https://hdl.handle.net/1884/76607Orientadora: Profa. Dra. Patrícia Barbosa PereiraDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa : Curitiba, 05/05/2022Inclui referênciasÁrea de concentração: Educação em CiênciasResumo: A Educação Ambiental Crítica é caracterizada como um importante campo para a promoção de reflexões individuais e coletivas sobre os impactos socioambientais decorrentes do modelo de sociedade vigente. Nesse contexto, temos a temática de descarte de medicamentos e os impactos de sua prática incorreta, cujas discussões compreendem os âmbitos da educação não-formal e formal em todos os níveis. Para tal, é importante compreender como diferentes agentes significam o meio ambiente e a própria Educação Ambiental. Nesse sentido, o presente estudo teve por objetivo analisar as compreensões de licenciandas/os em Química sobre o tema descarte de medicamentos e suas aproximações com a Educação Ambiental Crítica. Para tal, partirmos do aporte teórico buscando delinear os sentidos que circulam na EA, destacando as macrotendências Conservacionista, Pragmática e Crítica propostas por Layrargues e Lima (2011). Também destacamos como o campo da formação inicial docente em Química se relaciona com o descarte de medicamentos, compreendendo as pedagogias progressistas como caminho de superação das abordagens conservacionistas de EA e da educação tradicional. A abordagem metodológica desta pesquisa é do tipo qualitativa e de natureza exploratória, na qual adotamos como aporte teórico-metodológico a Análise de Discurso de vertente francobrasileira, com referencial de Eni Orlandi, inspirada na obra de Michel Pêcheux. Para a constituição dos dados, realizamos um levantamento sobre o currículo de Química da Universidade Federal do Paraná e realizamos entrevistas semiestruturadas com seis licenciandas/os desse curso. Nesses discursos, notamos uma lacuna em relação ao currículo, à sistematização das discussões sobre EA e sobre o descarte de medicamentos. Também é possível destacar a convergência de sentidos em relação ao descarte correto de medicamentos e um caráter polissêmico acerca dos sentidos sobre EA. Percebemos a EA Crítica mais evidenciada quando as/os licenciandas/os relacionam seus sentidos sobre o descarte de medicamentos com seus sentidos atribuídos à Educação Ambiental. Assim, compreende-se que este trabalho poderá promover mais discussões sobre o contexto da formação inicial docente em Química aliadas aos temas sociais, como o descarte de medicamentos, e com a Educação Ambiental Crítica permeando todo o currículo, visando à formação de professoras/es crítico-reflexivas/os.Abstract: Critical Environmental Education is characterized as an important field for the promotion of individual and collective reflections on the social-environmental impacts resulting from the current model of society. In this context, we have the topic of drug disposal and the impacts of its incorrect practice, whose discussions include the comprise the non-formal and formal education at all levels. To this end, it is significant to understand how different agents mean the environment and Environmental Education itself. In this sense, the present study aimed to analyze the understandings of undergraduates in Chemistry on the subject of drug disposal and its approximations with Critical Environmental Education. To this end, we started from the theoretical contribution seeking to delineate the meanings that circulate in EA, highlighting the macro tendencies Conservationist, Pragmatic and Critical proposed by Layrargues and Lima (2011). We also highlight how the field of initial teacher education in Chemistry relates to the disposal of medicines, understanding the progressive pedagogies as a way to overcome the conservationist approaches of EE and traditional education. The methodological approach of this research is qualitative and exploratory in nature, in which we adopted as theoretical and methodological support the French-Brazilian Discourse Analysis, with reference to Eni Orlandi, inspired by the work of Michel Pêcheux. For the constitution of the data, we conducted a survey of the Chemistry curriculum of the Federal University of Paraná and carried out semi-structured interviews with six undergraduates of this course. In these speeches, we noticed a gap relating to the curriculum, the systematization of discussions about EE and the disposal of medicines. It is also possible to highlight the convergence of meanings relating to the correct disposal of medicines and a polysemic character about the meanings about EE. We noticed the Critical EE more evident when the undergraduates relate their senses about the disposal of medicines with their senses attributed to Environmental Education. Thus, it is understood that this work can promote further discussions about the context of initial teacher education in chemistry allied to social issues, such as the disposal of medicines, and with the Critical Environmental Education permeating the entire curriculum, aiming at the formation of critical-reflective teachers.1 recurso online : PDF.application/pdfAnálise do discursoEducação ambientalQuímica - Estudo e ensinoMatemáticaDescarte de medicamentos e educação ambiental crítica : uma análise das compreensões de licenciandas/os em químicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - REGIANE MULLER.pdfapplication/pdf3605520https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/76607/1/R%20-%20D%20-%20REGIANE%20MULLER.pdf159565693d7cb4f87f432e1d8bf7071cMD51open access1884/766072022-10-25 08:22:09.909open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/76607Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-10-25T11:22:09Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Descarte de medicamentos e educação ambiental crítica : uma análise das compreensões de licenciandas/os em química
title Descarte de medicamentos e educação ambiental crítica : uma análise das compreensões de licenciandas/os em química
spellingShingle Descarte de medicamentos e educação ambiental crítica : uma análise das compreensões de licenciandas/os em química
Muller, Regiane, 1993-
Análise do discurso
Educação ambiental
Química - Estudo e ensino
Matemática
title_short Descarte de medicamentos e educação ambiental crítica : uma análise das compreensões de licenciandas/os em química
title_full Descarte de medicamentos e educação ambiental crítica : uma análise das compreensões de licenciandas/os em química
title_fullStr Descarte de medicamentos e educação ambiental crítica : uma análise das compreensões de licenciandas/os em química
title_full_unstemmed Descarte de medicamentos e educação ambiental crítica : uma análise das compreensões de licenciandas/os em química
title_sort Descarte de medicamentos e educação ambiental crítica : uma análise das compreensões de licenciandas/os em química
author Muller, Regiane, 1993-
author_facet Muller, Regiane, 1993-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática
dc.contributor.author.fl_str_mv Muller, Regiane, 1993-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pereira, Patrícia Barbosa, 1978-
contributor_str_mv Pereira, Patrícia Barbosa, 1978-
dc.subject.por.fl_str_mv Análise do discurso
Educação ambiental
Química - Estudo e ensino
Matemática
topic Análise do discurso
Educação ambiental
Química - Estudo e ensino
Matemática
description Orientadora: Profa. Dra. Patrícia Barbosa Pereira
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-10-25T11:22:09Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-10-25T11:22:09Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/76607
url https://hdl.handle.net/1884/76607
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/76607/1/R%20-%20D%20-%20REGIANE%20MULLER.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 159565693d7cb4f87f432e1d8bf7071c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898887191068672