Compreensões de licenciand@s em química acerca do pensamento crítico: um possível horizonte interpretativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Calixto, Vivian dos Santos
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Bordoni, Ananda Jacqueline, Takahashi, Danieli Azanha Gazzoni, Kiouranis, Neide Maria Michellan, Silveira, Marcelo Pimentel da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Actio (Curitiba)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6751
Resumo: Objetivamos por meio deste trabalho compreender como professores/as em formação concebem o conceito de pensamento crítico. Para tanto, foram analisadas escritas produzidas em um componente curricular com carga horária integralmente destinada a Prática como Componente Curricular. As mesmas constituem o primeiro movimento de escrita d@s licenciand@s no Portfólio, instrumento de avaliação do componente anteriormente citado. Foram elaboradas dezenove escritas e analisadas partindo dos pressupostos da Análise Textual Discursiva. Diante da análise dos textos emergiu a categoria final intitulada “O perfil do pensador crítico: potência no processo de desvelamento da realidade”, na qual é atribuído ao pensador crítico a capacidade de problematizar o contexto em que se insere por meio de olhar crítico e atento. Observando com racionalidade, buscando constantemente por conhecimento e desconstruindo verdades estáticas.
id UTFPR-13_5e512aebb70b4563f7bb10fba23651e5
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/6751
network_acronym_str UTFPR-13
network_name_str Actio (Curitiba)
repository_id_str
spelling Compreensões de licenciand@s em química acerca do pensamento crítico: um possível horizonte interpretativoEnsino de CiênciasPrática como componente curricular; Pensamento crítico; formação de professores; ensino de químicaObjetivamos por meio deste trabalho compreender como professores/as em formação concebem o conceito de pensamento crítico. Para tanto, foram analisadas escritas produzidas em um componente curricular com carga horária integralmente destinada a Prática como Componente Curricular. As mesmas constituem o primeiro movimento de escrita d@s licenciand@s no Portfólio, instrumento de avaliação do componente anteriormente citado. Foram elaboradas dezenove escritas e analisadas partindo dos pressupostos da Análise Textual Discursiva. Diante da análise dos textos emergiu a categoria final intitulada “O perfil do pensador crítico: potência no processo de desvelamento da realidade”, na qual é atribuído ao pensador crítico a capacidade de problematizar o contexto em que se insere por meio de olhar crítico e atento. Observando com racionalidade, buscando constantemente por conhecimento e desconstruindo verdades estáticas.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Calixto, Vivian dos SantosBordoni, Ananda JacquelineTakahashi, Danieli Azanha GazzoniKiouranis, Neide Maria MichellanSilveira, Marcelo Pimentel da2017-08-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisãoapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/675110.3895/actio.v2n1.6751ACTIO: Teaching in Sciences; v. 2, n. 1 (2017); 184-203ACTIO: Docência em Ciências; v. 2, n. 1 (2017); 184-2032525-892310.3895/actio.v2n1reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6751/4337Direitos autorais 2018 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:54:22Zoai:periodicos.utfpr:article/6751Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:54:22Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Compreensões de licenciand@s em química acerca do pensamento crítico: um possível horizonte interpretativo
title Compreensões de licenciand@s em química acerca do pensamento crítico: um possível horizonte interpretativo
spellingShingle Compreensões de licenciand@s em química acerca do pensamento crítico: um possível horizonte interpretativo
Calixto, Vivian dos Santos
Ensino de Ciências
Prática como componente curricular; Pensamento crítico; formação de professores; ensino de química
title_short Compreensões de licenciand@s em química acerca do pensamento crítico: um possível horizonte interpretativo
title_full Compreensões de licenciand@s em química acerca do pensamento crítico: um possível horizonte interpretativo
title_fullStr Compreensões de licenciand@s em química acerca do pensamento crítico: um possível horizonte interpretativo
title_full_unstemmed Compreensões de licenciand@s em química acerca do pensamento crítico: um possível horizonte interpretativo
title_sort Compreensões de licenciand@s em química acerca do pensamento crítico: um possível horizonte interpretativo
author Calixto, Vivian dos Santos
author_facet Calixto, Vivian dos Santos
Bordoni, Ananda Jacqueline
Takahashi, Danieli Azanha Gazzoni
Kiouranis, Neide Maria Michellan
Silveira, Marcelo Pimentel da
author_role author
author2 Bordoni, Ananda Jacqueline
Takahashi, Danieli Azanha Gazzoni
Kiouranis, Neide Maria Michellan
Silveira, Marcelo Pimentel da
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Calixto, Vivian dos Santos
Bordoni, Ananda Jacqueline
Takahashi, Danieli Azanha Gazzoni
Kiouranis, Neide Maria Michellan
Silveira, Marcelo Pimentel da
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Ciências
Prática como componente curricular; Pensamento crítico; formação de professores; ensino de química
topic Ensino de Ciências
Prática como componente curricular; Pensamento crítico; formação de professores; ensino de química
description Objetivamos por meio deste trabalho compreender como professores/as em formação concebem o conceito de pensamento crítico. Para tanto, foram analisadas escritas produzidas em um componente curricular com carga horária integralmente destinada a Prática como Componente Curricular. As mesmas constituem o primeiro movimento de escrita d@s licenciand@s no Portfólio, instrumento de avaliação do componente anteriormente citado. Foram elaboradas dezenove escritas e analisadas partindo dos pressupostos da Análise Textual Discursiva. Diante da análise dos textos emergiu a categoria final intitulada “O perfil do pensador crítico: potência no processo de desvelamento da realidade”, na qual é atribuído ao pensador crítico a capacidade de problematizar o contexto em que se insere por meio de olhar crítico e atento. Observando com racionalidade, buscando constantemente por conhecimento e desconstruindo verdades estáticas.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-03
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6751
10.3895/actio.v2n1.6751
url https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6751
identifier_str_mv 10.3895/actio.v2n1.6751
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6751/4337
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv ACTIO: Teaching in Sciences; v. 2, n. 1 (2017); 184-203
ACTIO: Docência em Ciências; v. 2, n. 1 (2017); 184-203
2525-8923
10.3895/actio.v2n1
reponame:Actio (Curitiba)
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Actio (Curitiba)
collection Actio (Curitiba)
repository.name.fl_str_mv Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br
_version_ 1797239985047339008