Compreensões de licenciand@s em química acerca do pensamento crítico: um possível horizonte interpretativo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Actio (Curitiba) |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6751 |
Resumo: | Objetivamos por meio deste trabalho compreender como professores/as em formação concebem o conceito de pensamento crítico. Para tanto, foram analisadas escritas produzidas em um componente curricular com carga horária integralmente destinada a Prática como Componente Curricular. As mesmas constituem o primeiro movimento de escrita d@s licenciand@s no Portfólio, instrumento de avaliação do componente anteriormente citado. Foram elaboradas dezenove escritas e analisadas partindo dos pressupostos da Análise Textual Discursiva. Diante da análise dos textos emergiu a categoria final intitulada “O perfil do pensador crítico: potência no processo de desvelamento da realidade”, na qual é atribuído ao pensador crítico a capacidade de problematizar o contexto em que se insere por meio de olhar crítico e atento. Observando com racionalidade, buscando constantemente por conhecimento e desconstruindo verdades estáticas. |
id |
UTFPR-13_5e512aebb70b4563f7bb10fba23651e5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/6751 |
network_acronym_str |
UTFPR-13 |
network_name_str |
Actio (Curitiba) |
repository_id_str |
|
spelling |
Compreensões de licenciand@s em química acerca do pensamento crítico: um possível horizonte interpretativoEnsino de CiênciasPrática como componente curricular; Pensamento crítico; formação de professores; ensino de químicaObjetivamos por meio deste trabalho compreender como professores/as em formação concebem o conceito de pensamento crítico. Para tanto, foram analisadas escritas produzidas em um componente curricular com carga horária integralmente destinada a Prática como Componente Curricular. As mesmas constituem o primeiro movimento de escrita d@s licenciand@s no Portfólio, instrumento de avaliação do componente anteriormente citado. Foram elaboradas dezenove escritas e analisadas partindo dos pressupostos da Análise Textual Discursiva. Diante da análise dos textos emergiu a categoria final intitulada “O perfil do pensador crítico: potência no processo de desvelamento da realidade”, na qual é atribuído ao pensador crítico a capacidade de problematizar o contexto em que se insere por meio de olhar crítico e atento. Observando com racionalidade, buscando constantemente por conhecimento e desconstruindo verdades estáticas.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Calixto, Vivian dos SantosBordoni, Ananda JacquelineTakahashi, Danieli Azanha GazzoniKiouranis, Neide Maria MichellanSilveira, Marcelo Pimentel da2017-08-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisãoapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/675110.3895/actio.v2n1.6751ACTIO: Teaching in Sciences; v. 2, n. 1 (2017); 184-203ACTIO: Docência em Ciências; v. 2, n. 1 (2017); 184-2032525-892310.3895/actio.v2n1reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6751/4337Direitos autorais 2018 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:54:22Zoai:periodicos.utfpr:article/6751Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:54:22Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Compreensões de licenciand@s em química acerca do pensamento crítico: um possível horizonte interpretativo |
title |
Compreensões de licenciand@s em química acerca do pensamento crítico: um possível horizonte interpretativo |
spellingShingle |
Compreensões de licenciand@s em química acerca do pensamento crítico: um possível horizonte interpretativo Calixto, Vivian dos Santos Ensino de Ciências Prática como componente curricular; Pensamento crítico; formação de professores; ensino de química |
title_short |
Compreensões de licenciand@s em química acerca do pensamento crítico: um possível horizonte interpretativo |
title_full |
Compreensões de licenciand@s em química acerca do pensamento crítico: um possível horizonte interpretativo |
title_fullStr |
Compreensões de licenciand@s em química acerca do pensamento crítico: um possível horizonte interpretativo |
title_full_unstemmed |
Compreensões de licenciand@s em química acerca do pensamento crítico: um possível horizonte interpretativo |
title_sort |
Compreensões de licenciand@s em química acerca do pensamento crítico: um possível horizonte interpretativo |
author |
Calixto, Vivian dos Santos |
author_facet |
Calixto, Vivian dos Santos Bordoni, Ananda Jacqueline Takahashi, Danieli Azanha Gazzoni Kiouranis, Neide Maria Michellan Silveira, Marcelo Pimentel da |
author_role |
author |
author2 |
Bordoni, Ananda Jacqueline Takahashi, Danieli Azanha Gazzoni Kiouranis, Neide Maria Michellan Silveira, Marcelo Pimentel da |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Calixto, Vivian dos Santos Bordoni, Ananda Jacqueline Takahashi, Danieli Azanha Gazzoni Kiouranis, Neide Maria Michellan Silveira, Marcelo Pimentel da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Ciências Prática como componente curricular; Pensamento crítico; formação de professores; ensino de química |
topic |
Ensino de Ciências Prática como componente curricular; Pensamento crítico; formação de professores; ensino de química |
description |
Objetivamos por meio deste trabalho compreender como professores/as em formação concebem o conceito de pensamento crítico. Para tanto, foram analisadas escritas produzidas em um componente curricular com carga horária integralmente destinada a Prática como Componente Curricular. As mesmas constituem o primeiro movimento de escrita d@s licenciand@s no Portfólio, instrumento de avaliação do componente anteriormente citado. Foram elaboradas dezenove escritas e analisadas partindo dos pressupostos da Análise Textual Discursiva. Diante da análise dos textos emergiu a categoria final intitulada “O perfil do pensador crítico: potência no processo de desvelamento da realidade”, na qual é atribuído ao pensador crítico a capacidade de problematizar o contexto em que se insere por meio de olhar crítico e atento. Observando com racionalidade, buscando constantemente por conhecimento e desconstruindo verdades estáticas. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-08-03 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6751 10.3895/actio.v2n1.6751 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6751 |
identifier_str_mv |
10.3895/actio.v2n1.6751 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6751/4337 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
ACTIO: Teaching in Sciences; v. 2, n. 1 (2017); 184-203 ACTIO: Docência em Ciências; v. 2, n. 1 (2017); 184-203 2525-8923 10.3895/actio.v2n1 reponame:Actio (Curitiba) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Actio (Curitiba) |
collection |
Actio (Curitiba) |
repository.name.fl_str_mv |
Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br |
_version_ |
1797239985047339008 |