Formação histórica em currículos de ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Thiago de Carvalho
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/87204
Resumo: Orientadora: Prof.ª Drª. Maria Auxiliadora Moreira dos Santos Schmidt
id UFPR_537a712f36f7253c7d8aed8f2799cd49
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/87204
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoSchmidt, Maria Auxiliadora M. S. (Maria Auxiliadora Moreira dos Santos), 1948-Miranda, Thiago de Carvalho2024-04-03T18:22:03Z2024-04-03T18:22:03Z2023https://hdl.handle.net/1884/87204Orientadora: Prof.ª Drª. Maria Auxiliadora Moreira dos Santos SchmidtTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 21/09/2023Inclui referênciasResumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar os componentes epistemológicos dos currículos de História dos Anos Iniciais e sua capacidade formativa. A pesquisa explora a relação entre conhecimento e modo de produção, enfatizando a influência da economia política burguesa na produção de conhecimento e a importância do trabalho social na formação da consciência histórica, utilizando autores como Marx e Engels (2008), Vigostki, Lukács (2012) e Rüsen. Também destaca o papel do conhecimento e do conhecimento histórico na práxis vital humana, com ênfase na relação entre ser humano, natureza e sociedade. Além disso, examina os conteúdos curriculares da disciplina de História nos Anos Iniciais, com foco na influência da disciplina de Estudos Sociais e na análise da doutrina curricular expressa na Lei 5692/71 (MARTINS, 2002). A pesquisa investiga ainda a Base Nacional Curricular Comum de História de 2018 e os currículos adotados em Curitiba e Araucária, no Paraná, que incorporam a Educação Histórica como referencial teórico. A tese formula uma questão principal relevante: a capacidade dos currículos em superar uma visão psicologista da construção do conhecimento, especificamente em relação à psicologia genética de Piaget, e quais princípios têm orientado sua estruturação. Em última análise, esta pesquisa enfatiza a importância de contribuir para um debate sobre uma possível teoria curricular que incida na reflexão sobre a estruturação epistemológica dos conteúdos e sua capacidade formativa.Abstract: This research aims to analyze the epistemological components of elementary school history curriculum and their formative capacity. The study explores the relationship between knowledge and the mode of production, emphasizing the influence of bourgeois political economy on knowledge production and the importance of social labor in the formation of historical consciousness, using authors such as Marx and Engels (2008), Vigotsky, Lukács (2012), and Rüsen. It also highlights the role of knowledge and historical knowledge in human vital praxis, with an emphasis on the relationship between human beings, nature, and society. Furthermore, it examines the curriculum contents of the History subject in elementary schools, focusing on the influence of the Social Studies discipline and the analysis of the curriculum doctrine expressed in Law 5692/71 (MARTINS, 2002). The research also investigates the 2018 National Common Core Curriculum for History and the curricula adopted in Curitiba and Araucária, in the state of Paraná, which incorporate Historical Education as a theoretical framework. The thesis formulates a relevant main question: the ability of curricula to overcome a psychologistic view of knowledge construction, specifically in relation to Piaget's genetic psychology, and the principles guiding their structuring. Ultimately, this research emphasizes the importance of contributing to a debate on a possible curriculum theory that focuses on reflecting on the epistemological structure of content and its formative capacity.1 recurso online : PDF.application/pdfEducação - Estudo e ensinoEnsino fundamentalEducação e EstadoEnsino fundamental - CurrículosEducação - HistóriaEducaçãoFormação histórica em currículos de ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - THIAGO DE CARVALHO MIRANDA.pdfapplication/pdf1490837https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/87204/1/R%20-%20T%20-%20THIAGO%20DE%20CARVALHO%20MIRANDA.pdf0fd911551dc379d02fc3e33047b478bdMD51open access1884/872042024-04-03 15:22:04.037open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/87204Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-04-03T18:22:04Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Formação histórica em currículos de ensino fundamental
title Formação histórica em currículos de ensino fundamental
spellingShingle Formação histórica em currículos de ensino fundamental
Miranda, Thiago de Carvalho
Educação - Estudo e ensino
Ensino fundamental
Educação e Estado
Ensino fundamental - Currículos
Educação - História
Educação
title_short Formação histórica em currículos de ensino fundamental
title_full Formação histórica em currículos de ensino fundamental
title_fullStr Formação histórica em currículos de ensino fundamental
title_full_unstemmed Formação histórica em currículos de ensino fundamental
title_sort Formação histórica em currículos de ensino fundamental
author Miranda, Thiago de Carvalho
author_facet Miranda, Thiago de Carvalho
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Schmidt, Maria Auxiliadora M. S. (Maria Auxiliadora Moreira dos Santos), 1948-
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda, Thiago de Carvalho
contributor_str_mv Schmidt, Maria Auxiliadora M. S. (Maria Auxiliadora Moreira dos Santos), 1948-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação - Estudo e ensino
Ensino fundamental
Educação e Estado
Ensino fundamental - Currículos
Educação - História
Educação
topic Educação - Estudo e ensino
Ensino fundamental
Educação e Estado
Ensino fundamental - Currículos
Educação - História
Educação
description Orientadora: Prof.ª Drª. Maria Auxiliadora Moreira dos Santos Schmidt
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-04-03T18:22:03Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-04-03T18:22:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/87204
url https://hdl.handle.net/1884/87204
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/87204/1/R%20-%20T%20-%20THIAGO%20DE%20CARVALHO%20MIRANDA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 0fd911551dc379d02fc3e33047b478bd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860231396851712