Formação histórica em currículos de ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/87204 |
Resumo: | Orientadora: Prof.ª Drª. Maria Auxiliadora Moreira dos Santos Schmidt |
id |
UFPR_537a712f36f7253c7d8aed8f2799cd49 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/87204 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoSchmidt, Maria Auxiliadora M. S. (Maria Auxiliadora Moreira dos Santos), 1948-Miranda, Thiago de Carvalho2024-04-03T18:22:03Z2024-04-03T18:22:03Z2023https://hdl.handle.net/1884/87204Orientadora: Prof.ª Drª. Maria Auxiliadora Moreira dos Santos SchmidtTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 21/09/2023Inclui referênciasResumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar os componentes epistemológicos dos currículos de História dos Anos Iniciais e sua capacidade formativa. A pesquisa explora a relação entre conhecimento e modo de produção, enfatizando a influência da economia política burguesa na produção de conhecimento e a importância do trabalho social na formação da consciência histórica, utilizando autores como Marx e Engels (2008), Vigostki, Lukács (2012) e Rüsen. Também destaca o papel do conhecimento e do conhecimento histórico na práxis vital humana, com ênfase na relação entre ser humano, natureza e sociedade. Além disso, examina os conteúdos curriculares da disciplina de História nos Anos Iniciais, com foco na influência da disciplina de Estudos Sociais e na análise da doutrina curricular expressa na Lei 5692/71 (MARTINS, 2002). A pesquisa investiga ainda a Base Nacional Curricular Comum de História de 2018 e os currículos adotados em Curitiba e Araucária, no Paraná, que incorporam a Educação Histórica como referencial teórico. A tese formula uma questão principal relevante: a capacidade dos currículos em superar uma visão psicologista da construção do conhecimento, especificamente em relação à psicologia genética de Piaget, e quais princípios têm orientado sua estruturação. Em última análise, esta pesquisa enfatiza a importância de contribuir para um debate sobre uma possível teoria curricular que incida na reflexão sobre a estruturação epistemológica dos conteúdos e sua capacidade formativa.Abstract: This research aims to analyze the epistemological components of elementary school history curriculum and their formative capacity. The study explores the relationship between knowledge and the mode of production, emphasizing the influence of bourgeois political economy on knowledge production and the importance of social labor in the formation of historical consciousness, using authors such as Marx and Engels (2008), Vigotsky, Lukács (2012), and Rüsen. It also highlights the role of knowledge and historical knowledge in human vital praxis, with an emphasis on the relationship between human beings, nature, and society. Furthermore, it examines the curriculum contents of the History subject in elementary schools, focusing on the influence of the Social Studies discipline and the analysis of the curriculum doctrine expressed in Law 5692/71 (MARTINS, 2002). The research also investigates the 2018 National Common Core Curriculum for History and the curricula adopted in Curitiba and Araucária, in the state of Paraná, which incorporate Historical Education as a theoretical framework. The thesis formulates a relevant main question: the ability of curricula to overcome a psychologistic view of knowledge construction, specifically in relation to Piaget's genetic psychology, and the principles guiding their structuring. Ultimately, this research emphasizes the importance of contributing to a debate on a possible curriculum theory that focuses on reflecting on the epistemological structure of content and its formative capacity.1 recurso online : PDF.application/pdfEducação - Estudo e ensinoEnsino fundamentalEducação e EstadoEnsino fundamental - CurrículosEducação - HistóriaEducaçãoFormação histórica em currículos de ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - THIAGO DE CARVALHO MIRANDA.pdfapplication/pdf1490837https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/87204/1/R%20-%20T%20-%20THIAGO%20DE%20CARVALHO%20MIRANDA.pdf0fd911551dc379d02fc3e33047b478bdMD51open access1884/872042024-04-03 15:22:04.037open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/87204Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-04-03T18:22:04Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Formação histórica em currículos de ensino fundamental |
title |
Formação histórica em currículos de ensino fundamental |
spellingShingle |
Formação histórica em currículos de ensino fundamental Miranda, Thiago de Carvalho Educação - Estudo e ensino Ensino fundamental Educação e Estado Ensino fundamental - Currículos Educação - História Educação |
title_short |
Formação histórica em currículos de ensino fundamental |
title_full |
Formação histórica em currículos de ensino fundamental |
title_fullStr |
Formação histórica em currículos de ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Formação histórica em currículos de ensino fundamental |
title_sort |
Formação histórica em currículos de ensino fundamental |
author |
Miranda, Thiago de Carvalho |
author_facet |
Miranda, Thiago de Carvalho |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Schmidt, Maria Auxiliadora M. S. (Maria Auxiliadora Moreira dos Santos), 1948- |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Miranda, Thiago de Carvalho |
contributor_str_mv |
Schmidt, Maria Auxiliadora M. S. (Maria Auxiliadora Moreira dos Santos), 1948- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação - Estudo e ensino Ensino fundamental Educação e Estado Ensino fundamental - Currículos Educação - História Educação |
topic |
Educação - Estudo e ensino Ensino fundamental Educação e Estado Ensino fundamental - Currículos Educação - História Educação |
description |
Orientadora: Prof.ª Drª. Maria Auxiliadora Moreira dos Santos Schmidt |
publishDate |
2023 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-04-03T18:22:03Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2024-04-03T18:22:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/87204 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/87204 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 recurso online : PDF. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/87204/1/R%20-%20T%20-%20THIAGO%20DE%20CARVALHO%20MIRANDA.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0fd911551dc379d02fc3e33047b478bd |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860231396851712 |