Proposições de Davydov para o ensino de matemática no primeiro ano escolar : inter-relações dos sistemas de significações numéricas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Joselia Euzebio da
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/27054
Resumo: Orientadora: Profª Drª Maria Tereza Carneiro Soares
id UFPR_53e6e65f99448fc45b8e341800e917d3
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/27054
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Rosa, Joselia Euzebio daSoares, Maria Tereza Carneiro, 1955-Damazio, AdemirUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2020-08-04T18:40:28Z2020-08-04T18:40:28Z2012https://hdl.handle.net/1884/27054Orientadora: Profª Drª Maria Tereza Carneiro SoaresCoorientador: Prof. Dr. Ademir DamazioTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 24/02/2012Bibliografia: fls.232-244Resumo: Na presente tese, de natureza teorica, investigamos os possiveis nexos e relacoes entre os sistemas de significacoes nas proposicoes davydovianas, para introducao do conceito de numero. Davydov expressa que suas proposicoes de ensino superam ou minimizam o divorcio existente entre as significacoes aritmeticas e a algebricas. Nesse contexto, definimos a tese de que suas proposicoes nao so minimizam tal divorcio como nao permitem o distanciamento, alem de incluir as significacoes geometricas. Os fundamentos teoricos e metodologicos da investigacao derivam da Teoria Historico-Cultural, com enfase nas questoes filosoficas, psicologicas e matematicas. A referencia da analise e o manual das proposicoes davydovianas para o professor. Durante a investigacao, revelamos a base geneticamente inicial da interconexao entre as significacoes aritmeticas, algebricas e geometricas, modelamos sua forma universal e procedemos a sintese. No decorrer da tese ficou demonstrado que, nas proposicoes davydovianas, as multiplas relacoes entre significacoes algebricas, aritmeticas e geometricas do conceito de numero sao interconectadas no seguinte movimento: geral . particular . universal. particular . singular.Abstract: In this theoretical thesis, it was investigated the possible links and relationships between systems of signification in Davydov’s propositions to introduce the concept of number. Davydov claims that his propositions of teaching enable to overcome the gaps between arithmetic and algebra. In this context, the present thesis shows that Davydov’s preposition not only minimizes such gaps but also includes the geometric meanings. The theoretical and methodological backgrounds are based on the historical-cultural theory, with emphasis philosophical, psychological and mathematical issues. The data analyses are from the Davydov’s prepositions for the teacher. During the investigation, it was revealed the genetic initial basis of the interconnection between the arithmetic, algebra and geometry meanings, and its universal form is presented followed by the synthesis. Throughout this thesis it was shown that, in Davydov’s propositions, the several relations between algebraic, geometric and arithmetic meanings of the concept of numbers are interconnected in the following motion: general . particular . universal . particular . singular.238 f. : il. [algumas color.], grafs., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalDavydov, Vasilii Vasil'evich - Crítica e interpretaçãoTesesMatemática - Estudo e ensinoNumero - ConceitosAritmeticaAlgebraGeometriaEducaçãoProposições de Davydov para o ensino de matemática no primeiro ano escolar : inter-relações dos sistemas de significações numéricasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - JOSELIA EUZEBIO DA ROSA.pdfapplication/pdf2927201https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27054/1/R%20-%20T%20-%20JOSELIA%20EUZEBIO%20DA%20ROSA.pdf465e7e013367f3ec81882c901c0545c2MD51open access1884/270542020-08-04 15:40:28.718open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/27054Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-08-04T18:40:28Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Proposições de Davydov para o ensino de matemática no primeiro ano escolar : inter-relações dos sistemas de significações numéricas
title Proposições de Davydov para o ensino de matemática no primeiro ano escolar : inter-relações dos sistemas de significações numéricas
spellingShingle Proposições de Davydov para o ensino de matemática no primeiro ano escolar : inter-relações dos sistemas de significações numéricas
Rosa, Joselia Euzebio da
Davydov, Vasilii Vasil'evich - Crítica e interpretação
Teses
Matemática - Estudo e ensino
Numero - Conceitos
Aritmetica
Algebra
Geometria
Educação
title_short Proposições de Davydov para o ensino de matemática no primeiro ano escolar : inter-relações dos sistemas de significações numéricas
title_full Proposições de Davydov para o ensino de matemática no primeiro ano escolar : inter-relações dos sistemas de significações numéricas
title_fullStr Proposições de Davydov para o ensino de matemática no primeiro ano escolar : inter-relações dos sistemas de significações numéricas
title_full_unstemmed Proposições de Davydov para o ensino de matemática no primeiro ano escolar : inter-relações dos sistemas de significações numéricas
title_sort Proposições de Davydov para o ensino de matemática no primeiro ano escolar : inter-relações dos sistemas de significações numéricas
author Rosa, Joselia Euzebio da
author_facet Rosa, Joselia Euzebio da
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Soares, Maria Tereza Carneiro, 1955-
Damazio, Ademir
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Joselia Euzebio da
dc.subject.por.fl_str_mv Davydov, Vasilii Vasil'evich - Crítica e interpretação
Teses
Matemática - Estudo e ensino
Numero - Conceitos
Aritmetica
Algebra
Geometria
Educação
topic Davydov, Vasilii Vasil'evich - Crítica e interpretação
Teses
Matemática - Estudo e ensino
Numero - Conceitos
Aritmetica
Algebra
Geometria
Educação
description Orientadora: Profª Drª Maria Tereza Carneiro Soares
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-08-04T18:40:28Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-08-04T18:40:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/27054
url https://hdl.handle.net/1884/27054
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 238 f. : il. [algumas color.], grafs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27054/1/R%20-%20T%20-%20JOSELIA%20EUZEBIO%20DA%20ROSA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 465e7e013367f3ec81882c901c0545c2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898906754351104