Proposições de Davydov para o ensino de matemática no primeiro ano escolar : inter-relações dos sistemas de significações numéricas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/27054 |
Resumo: | Orientadora: Profª Drª Maria Tereza Carneiro Soares |
id |
UFPR_53e6e65f99448fc45b8e341800e917d3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/27054 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Rosa, Joselia Euzebio daSoares, Maria Tereza Carneiro, 1955-Damazio, AdemirUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2020-08-04T18:40:28Z2020-08-04T18:40:28Z2012https://hdl.handle.net/1884/27054Orientadora: Profª Drª Maria Tereza Carneiro SoaresCoorientador: Prof. Dr. Ademir DamazioTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 24/02/2012Bibliografia: fls.232-244Resumo: Na presente tese, de natureza teorica, investigamos os possiveis nexos e relacoes entre os sistemas de significacoes nas proposicoes davydovianas, para introducao do conceito de numero. Davydov expressa que suas proposicoes de ensino superam ou minimizam o divorcio existente entre as significacoes aritmeticas e a algebricas. Nesse contexto, definimos a tese de que suas proposicoes nao so minimizam tal divorcio como nao permitem o distanciamento, alem de incluir as significacoes geometricas. Os fundamentos teoricos e metodologicos da investigacao derivam da Teoria Historico-Cultural, com enfase nas questoes filosoficas, psicologicas e matematicas. A referencia da analise e o manual das proposicoes davydovianas para o professor. Durante a investigacao, revelamos a base geneticamente inicial da interconexao entre as significacoes aritmeticas, algebricas e geometricas, modelamos sua forma universal e procedemos a sintese. No decorrer da tese ficou demonstrado que, nas proposicoes davydovianas, as multiplas relacoes entre significacoes algebricas, aritmeticas e geometricas do conceito de numero sao interconectadas no seguinte movimento: geral . particular . universal. particular . singular.Abstract: In this theoretical thesis, it was investigated the possible links and relationships between systems of signification in Davydov’s propositions to introduce the concept of number. Davydov claims that his propositions of teaching enable to overcome the gaps between arithmetic and algebra. In this context, the present thesis shows that Davydov’s preposition not only minimizes such gaps but also includes the geometric meanings. The theoretical and methodological backgrounds are based on the historical-cultural theory, with emphasis philosophical, psychological and mathematical issues. The data analyses are from the Davydov’s prepositions for the teacher. During the investigation, it was revealed the genetic initial basis of the interconnection between the arithmetic, algebra and geometry meanings, and its universal form is presented followed by the synthesis. Throughout this thesis it was shown that, in Davydov’s propositions, the several relations between algebraic, geometric and arithmetic meanings of the concept of numbers are interconnected in the following motion: general . particular . universal . particular . singular.238 f. : il. [algumas color.], grafs., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalDavydov, Vasilii Vasil'evich - Crítica e interpretaçãoTesesMatemática - Estudo e ensinoNumero - ConceitosAritmeticaAlgebraGeometriaEducaçãoProposições de Davydov para o ensino de matemática no primeiro ano escolar : inter-relações dos sistemas de significações numéricasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - JOSELIA EUZEBIO DA ROSA.pdfapplication/pdf2927201https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27054/1/R%20-%20T%20-%20JOSELIA%20EUZEBIO%20DA%20ROSA.pdf465e7e013367f3ec81882c901c0545c2MD51open access1884/270542020-08-04 15:40:28.718open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/27054Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-08-04T18:40:28Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Proposições de Davydov para o ensino de matemática no primeiro ano escolar : inter-relações dos sistemas de significações numéricas |
title |
Proposições de Davydov para o ensino de matemática no primeiro ano escolar : inter-relações dos sistemas de significações numéricas |
spellingShingle |
Proposições de Davydov para o ensino de matemática no primeiro ano escolar : inter-relações dos sistemas de significações numéricas Rosa, Joselia Euzebio da Davydov, Vasilii Vasil'evich - Crítica e interpretação Teses Matemática - Estudo e ensino Numero - Conceitos Aritmetica Algebra Geometria Educação |
title_short |
Proposições de Davydov para o ensino de matemática no primeiro ano escolar : inter-relações dos sistemas de significações numéricas |
title_full |
Proposições de Davydov para o ensino de matemática no primeiro ano escolar : inter-relações dos sistemas de significações numéricas |
title_fullStr |
Proposições de Davydov para o ensino de matemática no primeiro ano escolar : inter-relações dos sistemas de significações numéricas |
title_full_unstemmed |
Proposições de Davydov para o ensino de matemática no primeiro ano escolar : inter-relações dos sistemas de significações numéricas |
title_sort |
Proposições de Davydov para o ensino de matemática no primeiro ano escolar : inter-relações dos sistemas de significações numéricas |
author |
Rosa, Joselia Euzebio da |
author_facet |
Rosa, Joselia Euzebio da |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Soares, Maria Tereza Carneiro, 1955- Damazio, Ademir Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosa, Joselia Euzebio da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Davydov, Vasilii Vasil'evich - Crítica e interpretação Teses Matemática - Estudo e ensino Numero - Conceitos Aritmetica Algebra Geometria Educação |
topic |
Davydov, Vasilii Vasil'evich - Crítica e interpretação Teses Matemática - Estudo e ensino Numero - Conceitos Aritmetica Algebra Geometria Educação |
description |
Orientadora: Profª Drª Maria Tereza Carneiro Soares |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-08-04T18:40:28Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-08-04T18:40:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/27054 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/27054 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
Disponível em formato digital |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
238 f. : il. [algumas color.], grafs., tabs. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27054/1/R%20-%20T%20-%20JOSELIA%20EUZEBIO%20DA%20ROSA.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
465e7e013367f3ec81882c901c0545c2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898906754351104 |