Ruas urbanas sustentáveis : critérios de projeto e parâmetros de avaliação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maschio, Alexsander
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/78430
Resumo: Orientadora: Profª. Drª. Márcia de Andrade Pereira Bernardinis
id UFPR_54162b5efe9da42caf5abc2813a24f96
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/78430
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Planejamento UrbanoBernardinis, Márcia de Andrade Pereira, 1974-Maschio, Alexsander2022-11-03T12:36:14Z2022-11-03T12:36:14Z2022https://hdl.handle.net/1884/78430Orientadora: Profª. Drª. Márcia de Andrade Pereira BernardinisDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano. Defesa : Curitiba, 30/06/2022Inclui referências: p. 121-125Resumo: As ruas sempre foram consideradas lugares de encontro, comércio e circulação. São elementos estruturadores da cidade, de suas formas de desenvolvimento, de suas relações. A própria imagem das dinâmicas urbanas. Sua importância é tão vasta que se pode afirmar que as qualidades e deficiências de uma cidade podem ser entendidas pela percepção de suas ruas (JACOBS, 2011). Entende-se, pois, que estas têm um papel fundamental na vida do cidadão. Além de sua importância funcional, onde regulam a disposição e hierarquia dos espaços urbanos fazendo sua ligação, dão suporte ao desenvolvimento econômico (comércio, serviços, logística, mobilidade) e social (atividades culturais, saúde, lazer, segurança). Interferem ainda, diretamente, na questão ambiental, visto ocuparem grande parte do território dos municípios em sua maioria fazendo uso de soluções construtivas inapropriadas ao urbanismo sustentável. Expostos estes aspectos, a dissertação que se apresenta tem por objetivo estabelecer, a partir de critérios e parâmetros auferidos na revisão de literatura e em certificações com foco na sustentabilidade, um referencial de avaliação para projetos de ruas urbanas sustentáveis, principalmente aquelas voltadas à tráfegos de menor monta e as localizadas em pequenos municípios. Resultado este expresso por meio de um checklist detalhado, de simples aplicabilidade, segmentado em 5 grupos de parâmetros (região, aspectos sociais, aspectos ambientais, aspectos econômicos e inovação), distribuindo-se a pontuação conforme importância do grupo de elementos para avaliação da via como um todo, sendo o máximo possível a ser atingido um total de 110 pontos. Visando a validação da metodologia esta foi aplicada na análise do projeto das vias do Bairro Novo da Caximba (Vila 29 de Outubro), em Curitiba, projeto este em fase de implantação e com fatores de destaque no que tange a sustentabilidade. Na aplicação do checklist (que pontua aspectos como caminhabilidade, acessibilidade, interação com o meio ambiente, aspectos de preservação, promoção do bem estar social, entre outros elementos) percebeu-se que soluções simples, como aquelas implementadas pelo IPPUC (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba) no mencionado projeto, podem elevar de forma significativa a pontuação, fator que explica os índices obtidos na avaliação do mencionado projeto onde as pontuações finais das vias atingiram de 66 a 77 pontos o que, tomando-se como base as nomenclaturas adotadas na certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), corresponderia à classificação na categoria "gold", a segunda mais relevante.Abstract: Streets have always been considered meeting places, commerce and circulation. They are structuring elements of the city, of its forms of development, of its relationships. The very image of urban dynamics. Its importance is so vast that it can be said that the qualities and shortcomings of a city can be understood by the perception of its streets (JACOBS, 2011). It is understood, therefore, that these have a fundamental role in the life of the citizen. In addition to their functional importance, where they regulate the arrangement and hierarchy of urban spaces making their connection, they support economic (trade, services, logistics, mobility) and social development (cultural activities, health, leisure, security). They also interfere directly in the environmental issue, since they occupy a large part of the territory of the municipalities, most of them making use of constructive solutions inappropriate to sustainable urbanism. Having exposed these aspects, the present dissertation aims to establish, based on criteria and parameters obtained in the literature review and in certifications focused on sustainability, an evaluation benchmark for sustainable urban street projects, especially those aimed at traffic of smaller amounts and those located in small municipalities. This result is expressed through a detailed checklist, of simple applicability, segmented into 5 groups of parameters (region, social aspects, environmental aspects, economic aspects and innovation), distributing the score according to the importance of the group of elements for evaluation of the road as a whole, with the maximum possible to be reached a total of 110 points. Aiming at the validation of the methodology, this was applied in the analysis of the project of the streets of Bairro Novo da Caximba (Vila 29 de Outubro), in Curitiba, a project that is in the implementation phase and with important factors regarding sustainability. In the application of the checklist (which points out aspects such as walkability, accessibility, interaction with the environment, aspects of preservation, promotion of social well-being, among other elements) it was noticed that simple solutions, such as those implemented by the IPPUC (Instituto de Pesquisa et Urban Planning of Curitiba) in the mentioned project, can significantly increase the score, a factor that explains the indices obtained in the evaluation of the mentioned project where the final scores of the roads reached from 66 to 77 points which, based on the nomenclatures adopted in the LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) certification, would correspond to the classification in the "gold" category, the second most relevant.Resumen: Las calles siempre han sido consideradas lugares de encuentro, comercio y circulación. Son elementos estructurantes de la ciudad, de sus formas de desarrollo, de sus relaciones. La imagen misma de la dinámica urbana. Su importancia es tan grande que se puede decir que las cualidades y carencias de una ciudad se pueden entender a través de la percepción de sus calles (JACOBS, 2011). Se entiende, por tanto, que éstos tienen un papel fundamental en la vida del ciudadano. Además de su importancia funcional, donde regulan la ordenación y jerarquización de los espacios urbanos haciendo su conexión, apoyan el desarrollo económico (comercio, servicios, logística, movilidad) y social (actividades culturales, salud, ocio, seguridad). También interfieren directamente en el tema ambiental, ya que ocupan gran parte del territorio de los municipios, haciendo uso en su mayoría de soluciones constructivas no adecuadas al urbanismo sustentable. Expuestos estos aspectos, la presente disertación pretende establecer, a partir de criterios y parámetros obtenidos en la revisión bibliográfica y en las certificaciones enfocadas a la sostenibilidad, un referente de evaluación de los proyectos de calles urbanas sostenibles, especialmente los destinados al tránsito de menor cuantía y los ubicados en pequeños municipios. Este resultado se expresa a través de una lista de verificación detallada, de simple aplicabilidad, segmentada en 5 grupos de parámetros (región, aspectos sociales, aspectos ambientales, aspectos económicos e innovación), distribuyendo el puntaje de acuerdo con la importancia del grupo de elementos para la evaluación de la carretera en su conjunto, siendo el máximo posible alcanzar un total de 110 puntos. Con el objetivo de validar la metodología, esta fue aplicada en el análisis del proyecto de las calles del Bairro Novo da Caximba (Vila 29 de Outubro), en Curitiba, proyecto que se encuentra en fase de implementación y con factores importantes en cuanto a la sostenibilidad. En la aplicación de la lista de cotejo (que señala aspectos como caminabilidad, accesibilidad, interacción con el medio ambiente, aspectos de preservación, promoción del bienestar social, entre otros elementos) se percibió que soluciones simples, como las implementadas por el IPPUC (Instituto de Investigación y Urbanismo del Curitiba) en el mencionado proyecto, puede aumentar significativamente el puntaje, factor que explica los índices obtenidos en la evaluación del mencionado proyecto donde los puntajes finales de las vías pasaron de 66 a 77 puntos lo que , en base a las nomenclaturas adoptadas en la certificación LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), correspondería a la clasificación en la categoría "oro", la segunda más relevante.1 recurso online : PDF.application/pdfPlanejamento urbanoSustentabilidadeQualidade de vida - Curitiba (PR)Espaço público - Percepção espacialPlanejamento Urbano e RegionalRuas urbanas sustentáveis : critérios de projeto e parâmetros de avaliaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - ALEXSANDER MASCHIO.pdfapplication/pdf13687241https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/78430/1/R%20-%20D%20-%20ALEXSANDER%20MASCHIO.pdf6c13d4fabf97fb7ed59d5324c8ed1eb1MD51open access1884/784302022-11-03 09:36:14.722open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/78430Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-11-03T12:36:14Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ruas urbanas sustentáveis : critérios de projeto e parâmetros de avaliação
title Ruas urbanas sustentáveis : critérios de projeto e parâmetros de avaliação
spellingShingle Ruas urbanas sustentáveis : critérios de projeto e parâmetros de avaliação
Maschio, Alexsander
Planejamento urbano
Sustentabilidade
Qualidade de vida - Curitiba (PR)
Espaço público - Percepção espacial
Planejamento Urbano e Regional
title_short Ruas urbanas sustentáveis : critérios de projeto e parâmetros de avaliação
title_full Ruas urbanas sustentáveis : critérios de projeto e parâmetros de avaliação
title_fullStr Ruas urbanas sustentáveis : critérios de projeto e parâmetros de avaliação
title_full_unstemmed Ruas urbanas sustentáveis : critérios de projeto e parâmetros de avaliação
title_sort Ruas urbanas sustentáveis : critérios de projeto e parâmetros de avaliação
author Maschio, Alexsander
author_facet Maschio, Alexsander
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bernardinis, Márcia de Andrade Pereira, 1974-
dc.contributor.author.fl_str_mv Maschio, Alexsander
contributor_str_mv Bernardinis, Márcia de Andrade Pereira, 1974-
dc.subject.por.fl_str_mv Planejamento urbano
Sustentabilidade
Qualidade de vida - Curitiba (PR)
Espaço público - Percepção espacial
Planejamento Urbano e Regional
topic Planejamento urbano
Sustentabilidade
Qualidade de vida - Curitiba (PR)
Espaço público - Percepção espacial
Planejamento Urbano e Regional
description Orientadora: Profª. Drª. Márcia de Andrade Pereira Bernardinis
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-11-03T12:36:14Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-11-03T12:36:14Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/78430
url https://hdl.handle.net/1884/78430
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/78430/1/R%20-%20D%20-%20ALEXSANDER%20MASCHIO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 6c13d4fabf97fb7ed59d5324c8ed1eb1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860581173493760