A concessao de rodovias paranaenses sob a ótica da regulaçao

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Karam, Rejane
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1884/34234
Resumo: Resumo: O processo de concessão de rodovias à iniciativa privada no Paraná é cercado por uma série de conflitos que acabaram por denunciar a sua fragilidade diante da falta de uma estrutura regulatória independente, o que conduz a analisá-lo com base no arcabouço teórico postulado pelas teorias econômicas da Regulação e da Captura. Define-se o contexto institucional e financeiro em que se estrutura o setor rodoviário brasileiro, e sua inserção entre os objetivos de políticas macroeconômicas determinados no "Consenso de Washington". Essa contextualização é importante para o reconhecimento do perfil neoliberalizante que conduziu o setor rodoviário às concessões, associado ao desmonte da máquina pública. O Programa de Concessão de Rodovias do Paraná é descrito desde seu planejamento até a atual gestão, assim como o contrato de concessão, a partir do qual é possível diagnosticar diversos aspectos antitéticos e controversos do ponto de vista do interesse público, o que condena o processo a permanecer refém dos confrontos entre o Estado e as concessionárias, tornando o usuário o maior prejudicado.
id UFPR_5435f5c4a1da2624c0d9b09563e8587c
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/34234
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Karam, RejaneUniversidade Federal do Paraná. Setor de Cincias Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento EconômicoShima, Walter Tadahiro, 1964-2013-12-20T15:30:57Z2013-12-20T15:30:57Z2005http://hdl.handle.net/1884/34234Resumo: O processo de concessão de rodovias à iniciativa privada no Paraná é cercado por uma série de conflitos que acabaram por denunciar a sua fragilidade diante da falta de uma estrutura regulatória independente, o que conduz a analisá-lo com base no arcabouço teórico postulado pelas teorias econômicas da Regulação e da Captura. Define-se o contexto institucional e financeiro em que se estrutura o setor rodoviário brasileiro, e sua inserção entre os objetivos de políticas macroeconômicas determinados no "Consenso de Washington". Essa contextualização é importante para o reconhecimento do perfil neoliberalizante que conduziu o setor rodoviário às concessões, associado ao desmonte da máquina pública. O Programa de Concessão de Rodovias do Paraná é descrito desde seu planejamento até a atual gestão, assim como o contrato de concessão, a partir do qual é possível diagnosticar diversos aspectos antitéticos e controversos do ponto de vista do interesse público, o que condena o processo a permanecer refém dos confrontos entre o Estado e as concessionárias, tornando o usuário o maior prejudicado.application/pdfRodovias - RegulamentaçãoPedagioPedagio - ParanáTesesParana - RodoviasA concessao de rodovias paranaenses sob a ótica da regulaçaoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - REJANE KARAM.pdfapplication/pdf1707700https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/34234/1/R%20-%20D%20-%20REJANE%20KARAM.pdfc7acca93235018f223422e3553403596MD51open accessTEXTR - D - REJANE KARAM.pdf.txtR - D - REJANE KARAM.pdf.txtExtracted Texttext/plain316158https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/34234/2/R%20-%20D%20-%20REJANE%20KARAM.pdf.txt813ed4ebcf9b229901574dbea0934129MD52open accessTHUMBNAILR - D - REJANE KARAM.pdf.jpgR - D - REJANE KARAM.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1217https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/34234/3/R%20-%20D%20-%20REJANE%20KARAM.pdf.jpg681b0f31afc5c7f5d2d0e3f34e001984MD53open access1884/342342016-04-08 03:06:45.576open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/34234Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082016-04-08T06:06:45Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A concessao de rodovias paranaenses sob a ótica da regulaçao
title A concessao de rodovias paranaenses sob a ótica da regulaçao
spellingShingle A concessao de rodovias paranaenses sob a ótica da regulaçao
Karam, Rejane
Rodovias - Regulamentação
Pedagio
Pedagio - Paraná
Teses
Parana - Rodovias
title_short A concessao de rodovias paranaenses sob a ótica da regulaçao
title_full A concessao de rodovias paranaenses sob a ótica da regulaçao
title_fullStr A concessao de rodovias paranaenses sob a ótica da regulaçao
title_full_unstemmed A concessao de rodovias paranaenses sob a ótica da regulaçao
title_sort A concessao de rodovias paranaenses sob a ótica da regulaçao
author Karam, Rejane
author_facet Karam, Rejane
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Cincias Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico
dc.contributor.author.fl_str_mv Karam, Rejane
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Shima, Walter Tadahiro, 1964-
contributor_str_mv Shima, Walter Tadahiro, 1964-
dc.subject.por.fl_str_mv Rodovias - Regulamentação
Pedagio
Pedagio - Paraná
Teses
Parana - Rodovias
topic Rodovias - Regulamentação
Pedagio
Pedagio - Paraná
Teses
Parana - Rodovias
description Resumo: O processo de concessão de rodovias à iniciativa privada no Paraná é cercado por uma série de conflitos que acabaram por denunciar a sua fragilidade diante da falta de uma estrutura regulatória independente, o que conduz a analisá-lo com base no arcabouço teórico postulado pelas teorias econômicas da Regulação e da Captura. Define-se o contexto institucional e financeiro em que se estrutura o setor rodoviário brasileiro, e sua inserção entre os objetivos de políticas macroeconômicas determinados no "Consenso de Washington". Essa contextualização é importante para o reconhecimento do perfil neoliberalizante que conduziu o setor rodoviário às concessões, associado ao desmonte da máquina pública. O Programa de Concessão de Rodovias do Paraná é descrito desde seu planejamento até a atual gestão, assim como o contrato de concessão, a partir do qual é possível diagnosticar diversos aspectos antitéticos e controversos do ponto de vista do interesse público, o que condena o processo a permanecer refém dos confrontos entre o Estado e as concessionárias, tornando o usuário o maior prejudicado.
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-12-20T15:30:57Z
dc.date.available.fl_str_mv 2013-12-20T15:30:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1884/34234
url http://hdl.handle.net/1884/34234
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/34234/1/R%20-%20D%20-%20REJANE%20KARAM.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/34234/2/R%20-%20D%20-%20REJANE%20KARAM.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/34234/3/R%20-%20D%20-%20REJANE%20KARAM.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c7acca93235018f223422e3553403596
813ed4ebcf9b229901574dbea0934129
681b0f31afc5c7f5d2d0e3f34e001984
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797698960659316736