História em quadrinhos no ensino de Evolução

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wolf, Priscila Furmann
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/38098
Resumo: Orientadora: Odisséa Boaventura de Oliveira
id UFPR_5481eb163d2923ac1b2f2e4cb1c609f9
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/38098
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Wolf, Priscila FurmannTellez, Ingrid RodriguezUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências BiológicasOliveira, Odisséa Boaventura de, 1963-2022-09-19T18:19:47Z2022-09-19T18:19:47Z2013https://hdl.handle.net/1884/38098Orientadora: Odisséa Boaventura de OliveiraCoorientadora: Ingrid Rodriguez TellezTrabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências BiológicasInclui referênciasResumo : Tendo em vista que o ensino de Biologia encontra-se fragmentado, defasado quanto a questões didáticas, descontextualizado e com posicionamento neutro em relação a fatores sócio-históricos, tornam-se cada vez mais importantes pesquisas acerca de fatores que possam trazer melhorias para o ensino desta disciplina. Pesquisas sobre o ensino de Evolução apontam problemas principalmente para o confronto entre crenças individuais e teorias evolutivas, sendo que isso somado à má formação docente pode culminar em erros conceituais por parte dos alunos e também dos professores. A escola não considera que o aluno convive com outros tipos de linguagens além da escrita realizada no âmbito escolar. Sabendo que a aproximação do aluno com o universo simbólico se dá através de outros meios além da linguagem verbal (ORLANDI, 2012), a presente pesquisa buscou trazer uma linguagem diferente para o ensino de Evolução: os quadrinhos, que surgem como um recurso didático capaz de tornar as aulas mais atrativas, estimular uma maior participação dos alunos, bem como possibilitar um melhor aprendizado. A utilização dos quadrinhos no ambiente escolar é reconhecida e recomendada por órgãos oficiais, como pela Lei de Diretrizes e Bases (LDB) e pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Desse modo esse trabalho de conclusão pretende contribuir para elucidar as implicações da utilização de tal material didático para o ensino de Biologia, além de apontar as faces da inter-relação evolução e leitura de quadrinhos. Como objetivo geral, essa pesquisa analisou as interpretações de alunos do ensino médio acerca de histórias em quadrinhos envolvendo o tema Evolução. Para isso foram aplicadas aulas sobre darwinismo em uma turma de terceiro ano do ensino médio, envolvendo os assuntos de seleção natural, ancestralidade comum, o tempo em que age a evolução e a não direcionalidade desta, além de comparações com a teoria lamarckista e criacionista. Os alunos fizeram a leitura e interpretação de dois quadrinhos, relacionando-os à teoria evolutiva, como também a elaboração de uma história em quadrinhos, de modo a verificar quais conteúdos foram escolhidos para esta produção, e a coerência destes, sendo utilizada a Análise de Conteúdo segundo Bardin para essas análises. Os resultados apontaram dificuldades dos alunos em relacionar os quadrinhos com os temas e conteúdos abordados em aula, sendo que algumas concepções errôneas relacionadas à evolução humana, como a de que o homem originou-se do macaco, permaneceram para alguns alunos mesmo após as aulas. Também foi observada a não familiaridade dos estudantes quanto a elementos de linguagem que compõe os quadrinhos, como balões de diálogo, título e requadro, que estavam ausentes em algumas histórias, embora os conceitos abordados nestas produções estivessem corretos. Apesar de terem sido detectadas dificuldades, a aplicação de atividades utilizando quadrinhos foi considerada como positiva, pois possibilita ao aluno demonstrar seu ponto de vista acerca do conteúdo, além de auxiliar o professor fazer uma reflexão sobre suas aulas.1 recurso online : PDF.application/pdfExigências do sistema: Adobe Acrobat ReaderHistórias em quadrinhosEvolução (Biologia) - Estudo e ensinoHistória em quadrinhos no ensino de Evoluçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALTCC Priscila Furmann Wolf.pdfapplication/pdf1105918https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38098/1/TCC%20Priscila%20Furmann%20Wolf.pdf0719e225e9c837d917ef16bdafdfcaebMD51open accessTEXTTCC Priscila Furmann Wolf.pdf.txtExtracted Texttext/plain123789https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38098/2/TCC%20Priscila%20Furmann%20Wolf.pdf.txtadb154f5cc33ed4596e44d4835007e31MD52open accessTHUMBNAILTCC Priscila Furmann Wolf.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1103https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38098/3/TCC%20Priscila%20Furmann%20Wolf.pdf.jpg196b3d1974712d0024292daae2c287c4MD53open access1884/380982022-09-19 15:19:47.779open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/38098Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-09-19T18:19:47Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv História em quadrinhos no ensino de Evolução
title História em quadrinhos no ensino de Evolução
spellingShingle História em quadrinhos no ensino de Evolução
Wolf, Priscila Furmann
Histórias em quadrinhos
Evolução (Biologia) - Estudo e ensino
title_short História em quadrinhos no ensino de Evolução
title_full História em quadrinhos no ensino de Evolução
title_fullStr História em quadrinhos no ensino de Evolução
title_full_unstemmed História em quadrinhos no ensino de Evolução
title_sort História em quadrinhos no ensino de Evolução
author Wolf, Priscila Furmann
author_facet Wolf, Priscila Furmann
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Tellez, Ingrid Rodriguez
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas
dc.contributor.author.fl_str_mv Wolf, Priscila Furmann
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oliveira, Odisséa Boaventura de, 1963-
contributor_str_mv Oliveira, Odisséa Boaventura de, 1963-
dc.subject.por.fl_str_mv Histórias em quadrinhos
Evolução (Biologia) - Estudo e ensino
topic Histórias em quadrinhos
Evolução (Biologia) - Estudo e ensino
description Orientadora: Odisséa Boaventura de Oliveira
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-09-19T18:19:47Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-09-19T18:19:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/38098
url https://hdl.handle.net/1884/38098
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Exigências do sistema: Adobe Acrobat Reader
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38098/1/TCC%20Priscila%20Furmann%20Wolf.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38098/2/TCC%20Priscila%20Furmann%20Wolf.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38098/3/TCC%20Priscila%20Furmann%20Wolf.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 0719e225e9c837d917ef16bdafdfcaeb
adb154f5cc33ed4596e44d4835007e31
196b3d1974712d0024292daae2c287c4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860536950849536