História em quadrinhos no ensino de Evolução
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/38098 |
Resumo: | Orientadora: Odisséa Boaventura de Oliveira |
id |
UFPR_5481eb163d2923ac1b2f2e4cb1c609f9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/38098 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Wolf, Priscila FurmannTellez, Ingrid RodriguezUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências BiológicasOliveira, Odisséa Boaventura de, 1963-2022-09-19T18:19:47Z2022-09-19T18:19:47Z2013https://hdl.handle.net/1884/38098Orientadora: Odisséa Boaventura de OliveiraCoorientadora: Ingrid Rodriguez TellezTrabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências BiológicasInclui referênciasResumo : Tendo em vista que o ensino de Biologia encontra-se fragmentado, defasado quanto a questões didáticas, descontextualizado e com posicionamento neutro em relação a fatores sócio-históricos, tornam-se cada vez mais importantes pesquisas acerca de fatores que possam trazer melhorias para o ensino desta disciplina. Pesquisas sobre o ensino de Evolução apontam problemas principalmente para o confronto entre crenças individuais e teorias evolutivas, sendo que isso somado à má formação docente pode culminar em erros conceituais por parte dos alunos e também dos professores. A escola não considera que o aluno convive com outros tipos de linguagens além da escrita realizada no âmbito escolar. Sabendo que a aproximação do aluno com o universo simbólico se dá através de outros meios além da linguagem verbal (ORLANDI, 2012), a presente pesquisa buscou trazer uma linguagem diferente para o ensino de Evolução: os quadrinhos, que surgem como um recurso didático capaz de tornar as aulas mais atrativas, estimular uma maior participação dos alunos, bem como possibilitar um melhor aprendizado. A utilização dos quadrinhos no ambiente escolar é reconhecida e recomendada por órgãos oficiais, como pela Lei de Diretrizes e Bases (LDB) e pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Desse modo esse trabalho de conclusão pretende contribuir para elucidar as implicações da utilização de tal material didático para o ensino de Biologia, além de apontar as faces da inter-relação evolução e leitura de quadrinhos. Como objetivo geral, essa pesquisa analisou as interpretações de alunos do ensino médio acerca de histórias em quadrinhos envolvendo o tema Evolução. Para isso foram aplicadas aulas sobre darwinismo em uma turma de terceiro ano do ensino médio, envolvendo os assuntos de seleção natural, ancestralidade comum, o tempo em que age a evolução e a não direcionalidade desta, além de comparações com a teoria lamarckista e criacionista. Os alunos fizeram a leitura e interpretação de dois quadrinhos, relacionando-os à teoria evolutiva, como também a elaboração de uma história em quadrinhos, de modo a verificar quais conteúdos foram escolhidos para esta produção, e a coerência destes, sendo utilizada a Análise de Conteúdo segundo Bardin para essas análises. Os resultados apontaram dificuldades dos alunos em relacionar os quadrinhos com os temas e conteúdos abordados em aula, sendo que algumas concepções errôneas relacionadas à evolução humana, como a de que o homem originou-se do macaco, permaneceram para alguns alunos mesmo após as aulas. Também foi observada a não familiaridade dos estudantes quanto a elementos de linguagem que compõe os quadrinhos, como balões de diálogo, título e requadro, que estavam ausentes em algumas histórias, embora os conceitos abordados nestas produções estivessem corretos. Apesar de terem sido detectadas dificuldades, a aplicação de atividades utilizando quadrinhos foi considerada como positiva, pois possibilita ao aluno demonstrar seu ponto de vista acerca do conteúdo, além de auxiliar o professor fazer uma reflexão sobre suas aulas.1 recurso online : PDF.application/pdfExigências do sistema: Adobe Acrobat ReaderHistórias em quadrinhosEvolução (Biologia) - Estudo e ensinoHistória em quadrinhos no ensino de Evoluçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALTCC Priscila Furmann Wolf.pdfapplication/pdf1105918https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38098/1/TCC%20Priscila%20Furmann%20Wolf.pdf0719e225e9c837d917ef16bdafdfcaebMD51open accessTEXTTCC Priscila Furmann Wolf.pdf.txtExtracted Texttext/plain123789https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38098/2/TCC%20Priscila%20Furmann%20Wolf.pdf.txtadb154f5cc33ed4596e44d4835007e31MD52open accessTHUMBNAILTCC Priscila Furmann Wolf.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1103https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38098/3/TCC%20Priscila%20Furmann%20Wolf.pdf.jpg196b3d1974712d0024292daae2c287c4MD53open access1884/380982022-09-19 15:19:47.779open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/38098Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-09-19T18:19:47Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
História em quadrinhos no ensino de Evolução |
title |
História em quadrinhos no ensino de Evolução |
spellingShingle |
História em quadrinhos no ensino de Evolução Wolf, Priscila Furmann Histórias em quadrinhos Evolução (Biologia) - Estudo e ensino |
title_short |
História em quadrinhos no ensino de Evolução |
title_full |
História em quadrinhos no ensino de Evolução |
title_fullStr |
História em quadrinhos no ensino de Evolução |
title_full_unstemmed |
História em quadrinhos no ensino de Evolução |
title_sort |
História em quadrinhos no ensino de Evolução |
author |
Wolf, Priscila Furmann |
author_facet |
Wolf, Priscila Furmann |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Tellez, Ingrid Rodriguez Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Wolf, Priscila Furmann |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Oliveira, Odisséa Boaventura de, 1963- |
contributor_str_mv |
Oliveira, Odisséa Boaventura de, 1963- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Histórias em quadrinhos Evolução (Biologia) - Estudo e ensino |
topic |
Histórias em quadrinhos Evolução (Biologia) - Estudo e ensino |
description |
Orientadora: Odisséa Boaventura de Oliveira |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-09-19T18:19:47Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-09-19T18:19:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/38098 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/38098 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv |
Exigências do sistema: Adobe Acrobat Reader |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 recurso online : PDF. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38098/1/TCC%20Priscila%20Furmann%20Wolf.pdf https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38098/2/TCC%20Priscila%20Furmann%20Wolf.pdf.txt https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/38098/3/TCC%20Priscila%20Furmann%20Wolf.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0719e225e9c837d917ef16bdafdfcaeb adb154f5cc33ed4596e44d4835007e31 196b3d1974712d0024292daae2c287c4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860536950849536 |