A passagem da 4.ª para a 5.ª série : o que pensam professores dessas séries sobre os conteúdos essenciais de Matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/87753 |
Resumo: | Orientadora: Maria Tereza Carneiro Soares |
id |
UFPR_54dadc5fc677b48717d26533ffe5f22f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/87753 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoSoares, Maria Tereza Carneiro, 1955-Araújo, Angelita Minetto2024-05-02T13:58:38Z2024-05-02T13:58:38Z2003Brochhttps://hdl.handle.net/1884/87753Orientadora: Maria Tereza Carneiro SoaresDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Pós-Graduação em EducaçãoInclui bibliografia e notas bibliográficasResumo: Neste estudo são descritas e analisadas as manifestações de duas professoras sobre os conteúdos que consideram essenciais na passagem da 4ª para a 5ª série. Os dados foram coletados em cinco momentos diferentes, por meio de: algumas provas elaboradas e aplicadas pela professora da 4ª série, no ano de 2001; conversas informais e entrevistas com as participantes do estudo e; duas provas elaboradas pelas professoras participantes. A análise foi feita com referência a autores que apontam para a necessidade de explicitar os diferentes valores que permeiam a criação de currículos de Matemática para a escola, assim como, a escolha de conteúdos pelo professor. Como referência para análise dos conteúdos foi utilizada uma intersecção dos conteúdos encontrados em três propostas curriculares. Como principais resultados desse estudo têm-se: a predominância do bloco de conteúdos de Matemática "Números e Operações", tanto nas falas como principalmente nas duas provas elaboradas pelas professoras, indícios nas falas da professora da 4ª série do valor formativo dos conteúdos e predomínio nas falas da professora da 5ª série do valor intrínseco dos conteúdos.Abstract: In this study, the manifestations of two teachers about the contents they consider essential in the passage from forth to fifth grade are described and analyzed. Data was collected in five different moments, through: some tests elaborated and applied by the forth grade teacher in 2001; informal talks and interviews with the study participants, and two tests elaborated by the teachers involved. The analysis was done with reference to authors who point out to the necessity of explicitating the different values that permeate the creation of Mathematics curriculum for the school, as well as the choice of contents by the teacher. As reference to the analysis of contents, it was used an intersection of the contents found in three curriculum proposals. The main results of this study are: the predominance of the following block of contents in Math: "Numbers and Operations", both in the talks and especially in the two tests elaborated by the teachers; clues in the talks of the fourth grade teacher about the formative value of contents and the predominance of the intrinsic value of the contents in the talks of the fifth grade teacher.219 f. : il.application/pdfDisponível em formato digitalMatemática - Estudo e ensinoEnsino de primeiro grau - CurrículosRedação acadêmicaEducaçãoA passagem da 4.ª para a 5.ª série : o que pensam professores dessas séries sobre os conteúdos essenciais de Matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALD - D - ANGELITA MINETTO ARAUJO.pdfapplication/pdf9316575https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/87753/1/D%20-%20D%20-%20ANGELITA%20MINETTO%20ARAUJO.pdf5a3aee9bf5472eaae8ff268d41379d25MD51open access1884/877532024-05-02 10:58:38.927open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/87753Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-05-02T13:58:38Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A passagem da 4.ª para a 5.ª série : o que pensam professores dessas séries sobre os conteúdos essenciais de Matemática |
title |
A passagem da 4.ª para a 5.ª série : o que pensam professores dessas séries sobre os conteúdos essenciais de Matemática |
spellingShingle |
A passagem da 4.ª para a 5.ª série : o que pensam professores dessas séries sobre os conteúdos essenciais de Matemática Araújo, Angelita Minetto Matemática - Estudo e ensino Ensino de primeiro grau - Currículos Redação acadêmica Educação |
title_short |
A passagem da 4.ª para a 5.ª série : o que pensam professores dessas séries sobre os conteúdos essenciais de Matemática |
title_full |
A passagem da 4.ª para a 5.ª série : o que pensam professores dessas séries sobre os conteúdos essenciais de Matemática |
title_fullStr |
A passagem da 4.ª para a 5.ª série : o que pensam professores dessas séries sobre os conteúdos essenciais de Matemática |
title_full_unstemmed |
A passagem da 4.ª para a 5.ª série : o que pensam professores dessas séries sobre os conteúdos essenciais de Matemática |
title_sort |
A passagem da 4.ª para a 5.ª série : o que pensam professores dessas séries sobre os conteúdos essenciais de Matemática |
author |
Araújo, Angelita Minetto |
author_facet |
Araújo, Angelita Minetto |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Soares, Maria Tereza Carneiro, 1955- |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Angelita Minetto |
contributor_str_mv |
Soares, Maria Tereza Carneiro, 1955- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática - Estudo e ensino Ensino de primeiro grau - Currículos Redação acadêmica Educação |
topic |
Matemática - Estudo e ensino Ensino de primeiro grau - Currículos Redação acadêmica Educação |
description |
Orientadora: Maria Tereza Carneiro Soares |
publishDate |
2003 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2003 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-05-02T13:58:38Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2024-05-02T13:58:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.pt_BR.fl_str_mv |
Broch |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/87753 |
identifier_str_mv |
Broch |
url |
https://hdl.handle.net/1884/87753 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
Disponível em formato digital |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
219 f. : il. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/87753/1/D%20-%20D%20-%20ANGELITA%20MINETTO%20ARAUJO.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5a3aee9bf5472eaae8ff268d41379d25 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1823526834405376000 |