A passagem da 4.ª para a 5.ª série : o que pensam professores dessas séries sobre os conteúdos essenciais de Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Angelita Minetto
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/87753
Resumo: Orientadora: Maria Tereza Carneiro Soares
id UFPR_54dadc5fc677b48717d26533ffe5f22f
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/87753
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoSoares, Maria Tereza Carneiro, 1955-Araújo, Angelita Minetto2024-05-02T13:58:38Z2024-05-02T13:58:38Z2003Brochhttps://hdl.handle.net/1884/87753Orientadora: Maria Tereza Carneiro SoaresDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Pós-Graduação em EducaçãoInclui bibliografia e notas bibliográficasResumo: Neste estudo são descritas e analisadas as manifestações de duas professoras sobre os conteúdos que consideram essenciais na passagem da 4ª para a 5ª série. Os dados foram coletados em cinco momentos diferentes, por meio de: algumas provas elaboradas e aplicadas pela professora da 4ª série, no ano de 2001; conversas informais e entrevistas com as participantes do estudo e; duas provas elaboradas pelas professoras participantes. A análise foi feita com referência a autores que apontam para a necessidade de explicitar os diferentes valores que permeiam a criação de currículos de Matemática para a escola, assim como, a escolha de conteúdos pelo professor. Como referência para análise dos conteúdos foi utilizada uma intersecção dos conteúdos encontrados em três propostas curriculares. Como principais resultados desse estudo têm-se: a predominância do bloco de conteúdos de Matemática "Números e Operações", tanto nas falas como principalmente nas duas provas elaboradas pelas professoras, indícios nas falas da professora da 4ª série do valor formativo dos conteúdos e predomínio nas falas da professora da 5ª série do valor intrínseco dos conteúdos.Abstract: In this study, the manifestations of two teachers about the contents they consider essential in the passage from forth to fifth grade are described and analyzed. Data was collected in five different moments, through: some tests elaborated and applied by the forth grade teacher in 2001; informal talks and interviews with the study participants, and two tests elaborated by the teachers involved. The analysis was done with reference to authors who point out to the necessity of explicitating the different values that permeate the creation of Mathematics curriculum for the school, as well as the choice of contents by the teacher. As reference to the analysis of contents, it was used an intersection of the contents found in three curriculum proposals. The main results of this study are: the predominance of the following block of contents in Math: "Numbers and Operations", both in the talks and especially in the two tests elaborated by the teachers; clues in the talks of the fourth grade teacher about the formative value of contents and the predominance of the intrinsic value of the contents in the talks of the fifth grade teacher.219 f. : il.application/pdfDisponível em formato digitalMatemática - Estudo e ensinoEnsino de primeiro grau - CurrículosRedação acadêmicaEducaçãoA passagem da 4.ª para a 5.ª série : o que pensam professores dessas séries sobre os conteúdos essenciais de Matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALD - D - ANGELITA MINETTO ARAUJO.pdfapplication/pdf9316575https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/87753/1/D%20-%20D%20-%20ANGELITA%20MINETTO%20ARAUJO.pdf5a3aee9bf5472eaae8ff268d41379d25MD51open access1884/877532024-05-02 10:58:38.927open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/87753Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-05-02T13:58:38Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A passagem da 4.ª para a 5.ª série : o que pensam professores dessas séries sobre os conteúdos essenciais de Matemática
title A passagem da 4.ª para a 5.ª série : o que pensam professores dessas séries sobre os conteúdos essenciais de Matemática
spellingShingle A passagem da 4.ª para a 5.ª série : o que pensam professores dessas séries sobre os conteúdos essenciais de Matemática
Araújo, Angelita Minetto
Matemática - Estudo e ensino
Ensino de primeiro grau - Currículos
Redação acadêmica
Educação
title_short A passagem da 4.ª para a 5.ª série : o que pensam professores dessas séries sobre os conteúdos essenciais de Matemática
title_full A passagem da 4.ª para a 5.ª série : o que pensam professores dessas séries sobre os conteúdos essenciais de Matemática
title_fullStr A passagem da 4.ª para a 5.ª série : o que pensam professores dessas séries sobre os conteúdos essenciais de Matemática
title_full_unstemmed A passagem da 4.ª para a 5.ª série : o que pensam professores dessas séries sobre os conteúdos essenciais de Matemática
title_sort A passagem da 4.ª para a 5.ª série : o que pensam professores dessas séries sobre os conteúdos essenciais de Matemática
author Araújo, Angelita Minetto
author_facet Araújo, Angelita Minetto
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Soares, Maria Tereza Carneiro, 1955-
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Angelita Minetto
contributor_str_mv Soares, Maria Tereza Carneiro, 1955-
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática - Estudo e ensino
Ensino de primeiro grau - Currículos
Redação acadêmica
Educação
topic Matemática - Estudo e ensino
Ensino de primeiro grau - Currículos
Redação acadêmica
Educação
description Orientadora: Maria Tereza Carneiro Soares
publishDate 2003
dc.date.issued.fl_str_mv 2003
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-05-02T13:58:38Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-05-02T13:58:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.pt_BR.fl_str_mv Broch
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/87753
identifier_str_mv Broch
url https://hdl.handle.net/1884/87753
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 219 f. : il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/87753/1/D%20-%20D%20-%20ANGELITA%20MINETTO%20ARAUJO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 5a3aee9bf5472eaae8ff268d41379d25
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1823526834405376000