A reflexão do professor sobre a sua práxis pedagógica e a questão da relação teoria e prática : um estudo sobre o professor da rede municipal de ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Somma, Tais Moura Tavares
Data de Publicação: 1990
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/74200
Resumo: Orientadora: Profª Drª Heloisa Lück
id UFPR_d4e9b76da36e453f86595661ad991a4c
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/74200
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Somma, Tais Moura TavaresUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoLück, HeloisaSilva, Naura Syria Ferreira Corrêa da, 1937-2022-08-22T17:46:27Z2022-08-22T17:46:27Z1990https://hdl.handle.net/1884/74200Orientadora: Profª Drª Heloisa LückCoorientadora: Profª Drª Naura Syria F.Corrêa Da SilvaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Pós-Graduação em EducaçãoInclui referências: p. 157-160Resumo: A questão da qualificação do professor é entendida no processo de alienação que o trabalho assume na sociedade capitalista. Esse processo responde pela desqualificação do trabalhador em geral, pela forma contraditória da expansão da educação escolar e pela desqualificação do trabalho docente. As condições de superação do trabalho alienado do professor supõe a superação da dicotomia teoria/prática e, portanto, a realização da capacidade no professor de refletir de forma articulada e totalizante sobre o trabalho pedagógico. São condições básicas: o acesso do professor ao conhecimento pedagógico através do processo de difusão desse conhecimento pelo Estado como educador do professor da escola pública e as condições materiais de organização da escola e de trabalho do professor . 0 trabalho analisa o grau de penetração da proposta pedagógica do Currículo Básico, elaborado e divulgado pela Secretaria Municipal de Educação de Curitiba, na gestão 1986/1988, na compreensão teórica do professor a respeito do seu trabalho na escola, a partir do depoimento que os professores de uma escola da rede municipal fazem sobre esses aspectos. A pesquisa demonstrou que a apreensão da concepção norteadora da proposta - a Pedagogia Histórico-Crítica - e das propostas das áreas de conhecimento deu-se contraditoriamente, bem como sugeriu que os professores estão ainda arraigados a uma forma rotineira e reiterativa de praxis ao mesmo tempo que revelam um posicionamento questionador dessa praxis e a necessidade de ampliarem seu espaço de reflexão e condições de acesso a uma compreensão teórica mais rigorosa e abrangente da praxis docente . Os depoimentos dos professores indicaram, no processo de implantação do Currículo Básico, limites no grau de participação do professor na elaboração da proposta, na superação da perspectiva de treinamento nos assessoramentos e na organização da escola coroo espaço de reflexão sobre a prática pedagógica.[x], 160 f. : il., tabs. ; 30 cm.application/pdfDisponível em formato digitalEducaçãoProfessores - FormaçãoProfessores de ensino de primeiro grau - FormaçãoEnsino de primeiro grau - CurriculosRedação acadêmicaEducaçãoA reflexão do professor sobre a sua práxis pedagógica e a questão da relação teoria e prática : um estudo sobre o professor da rede municipal de ensinoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALD - D - TAIS MOURA TAVARES SOMMA.pdfapplication/pdf10426502https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/74200/1/D%20-%20D%20-%20TAIS%20MOURA%20TAVARES%20SOMMA.pdff3150544859c991a109bc3d8e7815b42MD51open access1884/742002022-08-22 14:46:27.733open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/74200Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-08-22T17:46:27Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A reflexão do professor sobre a sua práxis pedagógica e a questão da relação teoria e prática : um estudo sobre o professor da rede municipal de ensino
title A reflexão do professor sobre a sua práxis pedagógica e a questão da relação teoria e prática : um estudo sobre o professor da rede municipal de ensino
spellingShingle A reflexão do professor sobre a sua práxis pedagógica e a questão da relação teoria e prática : um estudo sobre o professor da rede municipal de ensino
Somma, Tais Moura Tavares
Educação
Professores - Formação
Professores de ensino de primeiro grau - Formação
Ensino de primeiro grau - Curriculos
Redação acadêmica
Educação
title_short A reflexão do professor sobre a sua práxis pedagógica e a questão da relação teoria e prática : um estudo sobre o professor da rede municipal de ensino
title_full A reflexão do professor sobre a sua práxis pedagógica e a questão da relação teoria e prática : um estudo sobre o professor da rede municipal de ensino
title_fullStr A reflexão do professor sobre a sua práxis pedagógica e a questão da relação teoria e prática : um estudo sobre o professor da rede municipal de ensino
title_full_unstemmed A reflexão do professor sobre a sua práxis pedagógica e a questão da relação teoria e prática : um estudo sobre o professor da rede municipal de ensino
title_sort A reflexão do professor sobre a sua práxis pedagógica e a questão da relação teoria e prática : um estudo sobre o professor da rede municipal de ensino
author Somma, Tais Moura Tavares
author_facet Somma, Tais Moura Tavares
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Somma, Tais Moura Tavares
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lück, Heloisa
Silva, Naura Syria Ferreira Corrêa da, 1937-
contributor_str_mv Lück, Heloisa
Silva, Naura Syria Ferreira Corrêa da, 1937-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Professores - Formação
Professores de ensino de primeiro grau - Formação
Ensino de primeiro grau - Curriculos
Redação acadêmica
Educação
topic Educação
Professores - Formação
Professores de ensino de primeiro grau - Formação
Ensino de primeiro grau - Curriculos
Redação acadêmica
Educação
description Orientadora: Profª Drª Heloisa Lück
publishDate 1990
dc.date.issued.fl_str_mv 1990
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-22T17:46:27Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-08-22T17:46:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/74200
url https://hdl.handle.net/1884/74200
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv [x], 160 f. : il., tabs. ; 30 cm.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/74200/1/D%20-%20D%20-%20TAIS%20MOURA%20TAVARES%20SOMMA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f3150544859c991a109bc3d8e7815b42
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898839230251008