A reflexão do professor sobre a sua práxis pedagógica e a questão da relação teoria e prática : um estudo sobre o professor da rede municipal de ensino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1990 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/74200 |
Resumo: | Orientadora: Profª Drª Heloisa Lück |
id |
UFPR_d4e9b76da36e453f86595661ad991a4c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/74200 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Somma, Tais Moura TavaresUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoLück, HeloisaSilva, Naura Syria Ferreira Corrêa da, 1937-2022-08-22T17:46:27Z2022-08-22T17:46:27Z1990https://hdl.handle.net/1884/74200Orientadora: Profª Drª Heloisa LückCoorientadora: Profª Drª Naura Syria F.Corrêa Da SilvaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Pós-Graduação em EducaçãoInclui referências: p. 157-160Resumo: A questão da qualificação do professor é entendida no processo de alienação que o trabalho assume na sociedade capitalista. Esse processo responde pela desqualificação do trabalhador em geral, pela forma contraditória da expansão da educação escolar e pela desqualificação do trabalho docente. As condições de superação do trabalho alienado do professor supõe a superação da dicotomia teoria/prática e, portanto, a realização da capacidade no professor de refletir de forma articulada e totalizante sobre o trabalho pedagógico. São condições básicas: o acesso do professor ao conhecimento pedagógico através do processo de difusão desse conhecimento pelo Estado como educador do professor da escola pública e as condições materiais de organização da escola e de trabalho do professor . 0 trabalho analisa o grau de penetração da proposta pedagógica do Currículo Básico, elaborado e divulgado pela Secretaria Municipal de Educação de Curitiba, na gestão 1986/1988, na compreensão teórica do professor a respeito do seu trabalho na escola, a partir do depoimento que os professores de uma escola da rede municipal fazem sobre esses aspectos. A pesquisa demonstrou que a apreensão da concepção norteadora da proposta - a Pedagogia Histórico-Crítica - e das propostas das áreas de conhecimento deu-se contraditoriamente, bem como sugeriu que os professores estão ainda arraigados a uma forma rotineira e reiterativa de praxis ao mesmo tempo que revelam um posicionamento questionador dessa praxis e a necessidade de ampliarem seu espaço de reflexão e condições de acesso a uma compreensão teórica mais rigorosa e abrangente da praxis docente . Os depoimentos dos professores indicaram, no processo de implantação do Currículo Básico, limites no grau de participação do professor na elaboração da proposta, na superação da perspectiva de treinamento nos assessoramentos e na organização da escola coroo espaço de reflexão sobre a prática pedagógica.[x], 160 f. : il., tabs. ; 30 cm.application/pdfDisponível em formato digitalEducaçãoProfessores - FormaçãoProfessores de ensino de primeiro grau - FormaçãoEnsino de primeiro grau - CurriculosRedação acadêmicaEducaçãoA reflexão do professor sobre a sua práxis pedagógica e a questão da relação teoria e prática : um estudo sobre o professor da rede municipal de ensinoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALD - D - TAIS MOURA TAVARES SOMMA.pdfapplication/pdf10426502https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/74200/1/D%20-%20D%20-%20TAIS%20MOURA%20TAVARES%20SOMMA.pdff3150544859c991a109bc3d8e7815b42MD51open access1884/742002022-08-22 14:46:27.733open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/74200Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-08-22T17:46:27Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A reflexão do professor sobre a sua práxis pedagógica e a questão da relação teoria e prática : um estudo sobre o professor da rede municipal de ensino |
title |
A reflexão do professor sobre a sua práxis pedagógica e a questão da relação teoria e prática : um estudo sobre o professor da rede municipal de ensino |
spellingShingle |
A reflexão do professor sobre a sua práxis pedagógica e a questão da relação teoria e prática : um estudo sobre o professor da rede municipal de ensino Somma, Tais Moura Tavares Educação Professores - Formação Professores de ensino de primeiro grau - Formação Ensino de primeiro grau - Curriculos Redação acadêmica Educação |
title_short |
A reflexão do professor sobre a sua práxis pedagógica e a questão da relação teoria e prática : um estudo sobre o professor da rede municipal de ensino |
title_full |
A reflexão do professor sobre a sua práxis pedagógica e a questão da relação teoria e prática : um estudo sobre o professor da rede municipal de ensino |
title_fullStr |
A reflexão do professor sobre a sua práxis pedagógica e a questão da relação teoria e prática : um estudo sobre o professor da rede municipal de ensino |
title_full_unstemmed |
A reflexão do professor sobre a sua práxis pedagógica e a questão da relação teoria e prática : um estudo sobre o professor da rede municipal de ensino |
title_sort |
A reflexão do professor sobre a sua práxis pedagógica e a questão da relação teoria e prática : um estudo sobre o professor da rede municipal de ensino |
author |
Somma, Tais Moura Tavares |
author_facet |
Somma, Tais Moura Tavares |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Somma, Tais Moura Tavares |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Lück, Heloisa Silva, Naura Syria Ferreira Corrêa da, 1937- |
contributor_str_mv |
Lück, Heloisa Silva, Naura Syria Ferreira Corrêa da, 1937- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Professores - Formação Professores de ensino de primeiro grau - Formação Ensino de primeiro grau - Curriculos Redação acadêmica Educação |
topic |
Educação Professores - Formação Professores de ensino de primeiro grau - Formação Ensino de primeiro grau - Curriculos Redação acadêmica Educação |
description |
Orientadora: Profª Drª Heloisa Lück |
publishDate |
1990 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
1990 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-08-22T17:46:27Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-08-22T17:46:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/74200 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/74200 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
Disponível em formato digital |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
[x], 160 f. : il., tabs. ; 30 cm. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/74200/1/D%20-%20D%20-%20TAIS%20MOURA%20TAVARES%20SOMMA.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f3150544859c991a109bc3d8e7815b42 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898839230251008 |