A percepção de aprendizes brasileiros de inglês sobre a tarefa role-play como estratégia de desenvolvimento da oralidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Karina Aires Reinlein Fernandes Couto de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/36859
Resumo: Orientadora : Profª Drª Denise Cristina Kluge
id UFPR_54e0ff5bbea342d631bb7dd7af9c9f10
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/36859
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Moraes, Karina Aires Reinlein Fernandes Couto deKluge, Denise Cristina, 1975-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras2020-05-13T19:54:42Z2020-05-13T19:54:42Z2014https://hdl.handle.net/1884/36859Orientadora : Profª Drª Denise Cristina KlugeDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa: Curitiba,08/08/2014Inclui referênciasResumo: "O Role-play é uma técnica de ensino em que um contexto comunicativo real é simulado e os alunos atuam papéis funcionais enquanto interpretam-no, expressando e negociando significados para atingir o objetivo da tarefa" (FERREIRA, 2008, p. 10). Essa tarefa vem sendo utilizada em salas de aulas e apresentada como uma proposta em livros didáticos com o objetivo de auxiliar os alunos em seu desempenho oral, mas como está sendo utilizada na sala de aula no ensino de língua estrangeira e como tem sido a percepção dos alunos e dos professores diante da estratégia ainda são aspectos que carecem pesquisas. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo principal investigar a tarefa Role-play nas aulas de língua inglesa e seus impactos no que se refere ao desempenho oral de alunos e alunos/professores do Núcleo de Línguas da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (NLPUCPR). Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa de caráter interpretativista, segundo Bortoni-Ricardo (2008), por meio de questionários aplicados aos alunos, alunos/professores e alguns docentes do NLPUCPR, a respeito da utilização da estratégia do Role-play em relação às suas experiências, aplicações e opiniões. A adaptação e o desenvolvimento de algumas atividades propostas pelo livro didático utilizado pela instituição também foram etapas realizadas, além da aplicação da estratégia do Role-play durante algumas aulas. Sendo assim, as perguntas que norteiam este trabalho são as seguintes: (1) Como os alunos participantes desta pesquisa que utilizaram o Role-play e os que utilizaram as atividades orais propostas pelo livro em suas aulas perceberam o seu desempenho oral e/ou se sentiram ao falar a língua inglesa? (2) Como os professores desta pesquisa percebem as atividades orais trazidas pelo livro didático, assim como as atividades de Role-play propostas nesta pesquisa? Este trabalho apresenta: a) aspectos sobre a oralidade da Língua Inglesa, principalmente relacionados ao público adulto (PAIVA, 2000; CANALE; SWAIN, 1980; PALLU, 2008; GUIMARÃES, 1997); b) o levantamento de referencial teórico sobre o a estratégia do Role-play (CROOKALL; OXFORD 1990; NUNAN, 2003; BULLARD, 1990); c) a revisão de três outros estudos que investigam a tarefa Role-play no ensino e na aprendizagem da oralidade (BORK, 2006; FERREIRA, 2008; CARDOSO, 2009); d) a utilização do livro didático como instrumento de ensino/aprendizagem (SOUZA, 2011), bem como a apresentação dos aspectos referentes à oralidade presentes no livro didático aqui analisado (OXENDEN; LATHAM-KOENIG; SELIGSON, 2012); e) a metodologia aqui utilizada, a apresentação dos instrumentos de coleta e participantes desta pesquisa; f) a análise dos instrumentos de coleta e percepções dos participantes durante este estudo; g) e a conclusão final. Através desta pesquisa foi possível constatar que os alunos que tiveram contato com a estratégia do Role-play perceberam-se mais desenvoltos quanto ao uso da língua inglesa. Eles mesmos notaram que a sua comunicação oral em língua inglesa melhorou e acharam positivo o fato de realizarem tarefas, em sala de aula, relacionadas ao contexto real de uso da língua. As professoras que aplicaram o Role-play também enfatizaram esses aspectos, uma vez que durante a aplicação das atividades já puderam ver o desenvolvimento da comunicação oral de seus alunos e, por isso, se sentiram cada vez mais motivadas com a aplicação desta estratégia ao ponto de pensar em continuar a utilizá-la em suas futuras turmas.Abstract: "The Role-play is an educational technique in which students play functional roles in a simulated situation. In other words, they interact with each other and the simulated reality, exchanging meanings in order to accomplish a task" (FERREIRA, 2008, p. 10). This task has been used in classrooms and it is presented in textbooks aiming at helping students in their oral development. However, how this technique has been used and how the students have perceived it, are aspects that need to be investigated. In this sense, this study has the main objective to investigate the Role-play task in English classes and its impacts on the learners’ oral development from Núcleo de Línguas da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (NLPUCPR). For this purpose, this study is a qualitative one, according to Bortoni-Ricardo (2008), as it was done through questionnaires answered by the students, students/teachers and some teachers from NLPUCPR about the use of the Role-play technique. Some activities suggested by the textbook used at NLPUCR were adapted to the Role-play technique. Bearing this in mind, the research questions that guided this work are: (1) How the students’ participants of this study, that used the Role-play and the ones that used the oral activities suggested by the textbook perceived their oral performance and/or perceived themselves talking in English? (2) How the teachers from this study perceived the oral activities suggested by the textbook and the Role-play activities proposed in this study? This study presents: a) English speaking aspects, mainly related to adults (PAIVA, 2000; CANALE; SWAIN, 1980; PALLU, 2008; GUIMARÃES, 1997); b) theoretical survey about the Role-play technique (CROOKALL; OXFORD 1990; NUNAN, 2003; BULLARD, 1990); c) the review of three other studies that investigate the Role-play technique on the speaking issue, (BORK, 2006; FERREIRA, 2008; CARDOSO, 2009); d) the use of the textbook as an instrument of learning/teaching (SOUZA, 2011), as well as a presentation of speaking aspects in the textbook here analyzed (OXENDEN; LATHAM-KOENIG; SELIGSON, 2012); e) the methodology including the instruments designed for data collection and the participants of this study; f) the data analysis; and g) the conclusion. Through this research, it was possible to see that the students that had practiced the Role-play technique perceived themselves more confident to talk in English. They also perceived that their speaking has improved and they liked to solve tasks related to their routine inside their classroom. The teachers that applied the Role-play also mentioned these aspects, because during the activities, they could see the development on their students’ speaking. In addition, teachers were motivated with the technique and believed that they will keep using it in their future classrooms. Keywords: Role-play. Speaking. Teaching/learning. English teaching. Adult learners.209f.application/pdfDisponível em formato digitalDissertaçõesLetrasLíngua inglesa - Estudo e ensinoLíngua inglesa - Influências inglesasA percepção de aprendizes brasileiros de inglês sobre a tarefa role-play como estratégia de desenvolvimento da oralidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAILR - D - KARINA AIRES REINLEIN FERNANDES COUTO DE MORAES.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1201https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/36859/1/R%20-%20D%20-%20KARINA%20AIRES%20REINLEIN%20FERNANDES%20COUTO%20DE%20MORAES.pdf.jpg74c71cd8fa66fa1c2062508259e5dbb0MD51open accessTEXTR - D - KARINA AIRES REINLEIN FERNANDES COUTO DE MORAES.pdf.txtExtracted Texttext/plain385527https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/36859/2/R%20-%20D%20-%20KARINA%20AIRES%20REINLEIN%20FERNANDES%20COUTO%20DE%20MORAES.pdf.txt9841ae8bb78fb7b733ce57c7452ccc5aMD52open accessORIGINALR - D - KARINA AIRES REINLEIN FERNANDES COUTO DE MORAES.pdfapplication/pdf3942983https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/36859/3/R%20-%20D%20-%20KARINA%20AIRES%20REINLEIN%20FERNANDES%20COUTO%20DE%20MORAES.pdf65634e1991daca1b88df2440718d8ae8MD53open access1884/368592020-05-13 16:54:42.798open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/36859Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-05-13T19:54:42Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A percepção de aprendizes brasileiros de inglês sobre a tarefa role-play como estratégia de desenvolvimento da oralidade
title A percepção de aprendizes brasileiros de inglês sobre a tarefa role-play como estratégia de desenvolvimento da oralidade
spellingShingle A percepção de aprendizes brasileiros de inglês sobre a tarefa role-play como estratégia de desenvolvimento da oralidade
Moraes, Karina Aires Reinlein Fernandes Couto de
Dissertações
Letras
Língua inglesa - Estudo e ensino
Língua inglesa - Influências inglesas
title_short A percepção de aprendizes brasileiros de inglês sobre a tarefa role-play como estratégia de desenvolvimento da oralidade
title_full A percepção de aprendizes brasileiros de inglês sobre a tarefa role-play como estratégia de desenvolvimento da oralidade
title_fullStr A percepção de aprendizes brasileiros de inglês sobre a tarefa role-play como estratégia de desenvolvimento da oralidade
title_full_unstemmed A percepção de aprendizes brasileiros de inglês sobre a tarefa role-play como estratégia de desenvolvimento da oralidade
title_sort A percepção de aprendizes brasileiros de inglês sobre a tarefa role-play como estratégia de desenvolvimento da oralidade
author Moraes, Karina Aires Reinlein Fernandes Couto de
author_facet Moraes, Karina Aires Reinlein Fernandes Couto de
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Kluge, Denise Cristina, 1975-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes, Karina Aires Reinlein Fernandes Couto de
dc.subject.por.fl_str_mv Dissertações
Letras
Língua inglesa - Estudo e ensino
Língua inglesa - Influências inglesas
topic Dissertações
Letras
Língua inglesa - Estudo e ensino
Língua inglesa - Influências inglesas
description Orientadora : Profª Drª Denise Cristina Kluge
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-05-13T19:54:42Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-05-13T19:54:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/36859
url https://hdl.handle.net/1884/36859
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 209f.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/36859/1/R%20-%20D%20-%20KARINA%20AIRES%20REINLEIN%20FERNANDES%20COUTO%20DE%20MORAES.pdf.jpg
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/36859/2/R%20-%20D%20-%20KARINA%20AIRES%20REINLEIN%20FERNANDES%20COUTO%20DE%20MORAES.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/36859/3/R%20-%20D%20-%20KARINA%20AIRES%20REINLEIN%20FERNANDES%20COUTO%20DE%20MORAES.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 74c71cd8fa66fa1c2062508259e5dbb0
9841ae8bb78fb7b733ce57c7452ccc5a
65634e1991daca1b88df2440718d8ae8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898813034725376