Complexidade e transdisciplinaridade na prática docente de geometria
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/84062 |
Resumo: | Orientadora: Profa. Dra. Ettiène Cordeiro Guérios |
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Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoGuérios, Ettiène Cordeiro, 1952-Silva, Adriano Aparecido da2023-08-22T17:51:06Z2023-08-22T17:51:06Z2023https://hdl.handle.net/1884/84062Orientadora: Profa. Dra. Ettiène Cordeiro GuériosDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 30/05/2023Inclui referências: p. 139-143Resumo: Esta investigação tem como objetivo desenvolver e apresentar uma possibilidade de ensino em concordância com a transdisciplinaridade, na perspectiva da teoria da complexidade, para responder à seguinte questão: como explorar conceitos geométricos de maneira transdisciplinar, a fim de possibilitar o conhecimento pertinente nos estudantes? Durante o processo investigativo, surgiram algumas perguntas que foram perseguidas: os estudantes conseguem perceber que a Geometria é o estudo do espaço em que vivem? Que relações os estudantes estabelecem entre os conceitos geométricos e o espaço em que vivem? Como orientar uma prática docente em Geometria, considerando a transdisciplinaridade e a contextualização em outros conhecimentos científicos e culturais? Para responder às questões norteadoras deste trabalho, optou-se por uma pesquisa qualitativa exploratório-explicativa do tipo intervenção, utilizando uma triangulação de instrumentos de coleta de dados, envolvendo observação com diário de campo, questionários e entrevistas semiestruturadas, que foram analisados a partir do método dos núcleos de significação, proposto por Aguiar e Ozella (2006). Após o desenvolvimento da sequência didática e considerando as análises, o estudo apontou que a abordagem transdisciplinar permitiu que os estudantes percebessem a presença da Geometria em sua realidade, reconhecendo-a como o estudo do espaço em que vivem. Os dados confirmaram que o processo de construção da curiosidade dos estudantes é fundamental para uma abordagem transdisciplinar, além da preparação adequada das aulas, que é um fator-chave para a potência da prática transdisciplinar. Após a finalização da sequência didática, os estudantes evidenciaram, em suas definições, a compreensão da Geometria como um campo de estudo científico, o que representa um avanço significativo na construção conceitual dessa disciplina e na percepção da ciência como um todo. Além disso, foi possível perceber que parte dos estudantes conseguiu realizar um processo significativo de reforma do pensamento, abandonando uma visão limitada, conservadora, fragmentadora e simplificadora do mundo, no que se refere à noção de Geometria, o que tornou o conhecimento mais integrado, contextualizado e complexo.Abstract: This investigation aims to develop and present a possibility of teaching in accordance with transdisciplinarity in the perspective of complexity theory to answer the following question: How to explore geometric concepts in a transdisciplinary way, in order to enable relevant knowledge in students? During the investigative process, some questions arose that were pursued: Can the students perceive that Geometry is the study of the Space in which they live? What relationships do students establish between geometric concepts and the space in which they live? How to guide a teaching practice in Geometry, considering transdisciplinarity and contextualization in other scientific and cultural knowledge? To answer the guiding questions of this work, an exploratory-explanatory qualitative research of the intervention type was chosen, using a triangulation of data collection instruments, involving observation with a field diary, questionnaires and semi-structured interviews, which were analyzed using the Meaning Nucleus method proposed by Aguiar and Ozella (2008). After the development of the didactic sequence and considering the analyses, the study pointed out that the transdisciplinary approach allowed the students to perceive the presence of geometry in their reality, recognizing it as the study of the space in which they live. The data confirmed that the process of building students' curiosity is fundamental for a transdisciplinary approach, in addition to adequate preparation of classes, which is a key factor for the power of transdisciplinary practice. After finishing the didactic sequence, the students showed, in their definitions, the understanding of geometry as a field of scientific study, which represents a significant advance in the conceptual construction of this discipline and in the perception of Science as a whole. In addition, it was possible to perceive that part of the students managed to carry out a significant process of thought reform, abandoning a limited, conservative, fragmenting and simplifying view of the world, with regard to the notion of geometry, which made knowledge more integrated, contextualized and complex.1 recurso online : PDF.application/pdfEducação - Estudo e ensinoMatemática - Estudo e ensinoGeometriaEnsino médioEducaçãoComplexidade e transdisciplinaridade na prática docente de geometriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - ADRIANO APARECIDO DA SILVA.pdfapplication/pdf8281149https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/84062/1/R%20-%20D%20-%20ADRIANO%20APARECIDO%20DA%20SILVA.pdfba83e8f5725f766fbff9d6f01fd7d523MD51open access1884/840622023-08-22 14:51:06.935open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/84062Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082023-08-22T17:51:06Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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