A importância do currículo para a inserção da concepção de pobreza e desigualdade social no ambiente escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosis, Leandra Aparecida de Carvalho de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/53711
Resumo: Orientadora : Ms(a). Amanda Garcia Santos
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spelling Rosis, Leandra Aparecida de Carvalho deSantos, Amanda Garcia dos, 1988-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social2021-05-28T14:18:15Z2021-05-28T14:18:15Z2016https://hdl.handle.net/1884/53711Orientadora : Ms(a). Amanda Garcia SantosMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade SocialInclui referênciasResumo : A pobreza se repete, se alimenta dela mesma, ficando estagnada porque continua sendo pensada como coletivos tradicionais de uma mesma cultura de pobres que se reproduzem de geração a geração, que reforça essa visão circular, fechada, segregadora dos coletivos pobres, reproduzindo crenças, opiniões, magias, idolatrias, entendimentos intuitivos, com tendência a ignorar a pobreza, ao desconsiderar o sujeito pobre como objeto de conhecimento e de preocupação. O presente estudo tem como objetivo possibilitar reflexões sobre a importância do currículo na inserção da concepção de pobreza e desigualdade social no ambiente escolar. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica para embasar a o referencial teórico e uma pesquisa de campo junto a educadores do município de Cornélio Procópio, os dados obtidos foram tabulados para posterior análise e discussão. O aspecto referente aos distúrbios alimentares foi a resposta mais repetida pelos educadores quando questionados como identificavam a pobreza dos alunos na escola. As metades das respostas dos educadores afirmam que os Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) das escolas contemplam a pobreza e desigualdade social. Apenas um terço das respostas se referiu à presença do currículo relacionado com a pobreza nos PPP. Para que os docentes utilizem o currículo como instrumento para o combate à Desigualdade Social e Pobreza no âmbito escolar é necessário que conheçam o Projeto Político Pedagógico (PPP) de sua escola, no qual deverá estar inserida a realidade de seus alunos e se mantenham atualizados. A descontinuidade das políticas públicas dentre elas a educacional, a falta de clareza dos PPP das escolas e a distância entre as intenções e realizações legislativas são uma constância na sociedade e ocasionam uma falta de compromisso com os reais objetivos da educação. Desta forma, o conhecimento das ações propostas em nossos currículos é imprescindível para nossas ações pedagógicas e esse conhecimento é fundamental para o nosso debate, que deverá ser constante, dentro do âmbito escolar sobre currículo, pobreza e desigualdade social.1 arquivo (18 p.).application/pdfPobrezaEducação e EstadoPlanejamento educacionalA importância do currículo para a inserção da concepção de pobreza e desigualdade social no ambiente escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - LEANDRA APARECIDA DE CARVALHO DE ROSIS.pdfapplication/pdf231178https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53711/1/R%20-%20E%20-%20LEANDRA%20APARECIDA%20DE%20CARVALHO%20DE%20ROSIS.pdf0d2b2aca8463e79c88cc26fc398cc343MD51open access1884/537112021-05-28 11:18:15.776open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/53711Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-05-28T14:18:15Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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