A importância do currículo para a inserção da concepção de pobreza e desigualdade social no ambiente escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/53711 |
Resumo: | Orientadora : Ms(a). Amanda Garcia Santos |
id |
UFPR_550da15d0c7315a8b8d730b34d2d2e87 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/53711 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Rosis, Leandra Aparecida de Carvalho deSantos, Amanda Garcia dos, 1988-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social2021-05-28T14:18:15Z2021-05-28T14:18:15Z2016https://hdl.handle.net/1884/53711Orientadora : Ms(a). Amanda Garcia SantosMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade SocialInclui referênciasResumo : A pobreza se repete, se alimenta dela mesma, ficando estagnada porque continua sendo pensada como coletivos tradicionais de uma mesma cultura de pobres que se reproduzem de geração a geração, que reforça essa visão circular, fechada, segregadora dos coletivos pobres, reproduzindo crenças, opiniões, magias, idolatrias, entendimentos intuitivos, com tendência a ignorar a pobreza, ao desconsiderar o sujeito pobre como objeto de conhecimento e de preocupação. O presente estudo tem como objetivo possibilitar reflexões sobre a importância do currículo na inserção da concepção de pobreza e desigualdade social no ambiente escolar. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica para embasar a o referencial teórico e uma pesquisa de campo junto a educadores do município de Cornélio Procópio, os dados obtidos foram tabulados para posterior análise e discussão. O aspecto referente aos distúrbios alimentares foi a resposta mais repetida pelos educadores quando questionados como identificavam a pobreza dos alunos na escola. As metades das respostas dos educadores afirmam que os Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) das escolas contemplam a pobreza e desigualdade social. Apenas um terço das respostas se referiu à presença do currículo relacionado com a pobreza nos PPP. Para que os docentes utilizem o currículo como instrumento para o combate à Desigualdade Social e Pobreza no âmbito escolar é necessário que conheçam o Projeto Político Pedagógico (PPP) de sua escola, no qual deverá estar inserida a realidade de seus alunos e se mantenham atualizados. A descontinuidade das políticas públicas dentre elas a educacional, a falta de clareza dos PPP das escolas e a distância entre as intenções e realizações legislativas são uma constância na sociedade e ocasionam uma falta de compromisso com os reais objetivos da educação. Desta forma, o conhecimento das ações propostas em nossos currículos é imprescindível para nossas ações pedagógicas e esse conhecimento é fundamental para o nosso debate, que deverá ser constante, dentro do âmbito escolar sobre currículo, pobreza e desigualdade social.1 arquivo (18 p.).application/pdfPobrezaEducação e EstadoPlanejamento educacionalA importância do currículo para a inserção da concepção de pobreza e desigualdade social no ambiente escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - LEANDRA APARECIDA DE CARVALHO DE ROSIS.pdfapplication/pdf231178https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53711/1/R%20-%20E%20-%20LEANDRA%20APARECIDA%20DE%20CARVALHO%20DE%20ROSIS.pdf0d2b2aca8463e79c88cc26fc398cc343MD51open access1884/537112021-05-28 11:18:15.776open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/53711Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-05-28T14:18:15Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A importância do currículo para a inserção da concepção de pobreza e desigualdade social no ambiente escolar |
title |
A importância do currículo para a inserção da concepção de pobreza e desigualdade social no ambiente escolar |
spellingShingle |
A importância do currículo para a inserção da concepção de pobreza e desigualdade social no ambiente escolar Rosis, Leandra Aparecida de Carvalho de Pobreza Educação e Estado Planejamento educacional |
title_short |
A importância do currículo para a inserção da concepção de pobreza e desigualdade social no ambiente escolar |
title_full |
A importância do currículo para a inserção da concepção de pobreza e desigualdade social no ambiente escolar |
title_fullStr |
A importância do currículo para a inserção da concepção de pobreza e desigualdade social no ambiente escolar |
title_full_unstemmed |
A importância do currículo para a inserção da concepção de pobreza e desigualdade social no ambiente escolar |
title_sort |
A importância do currículo para a inserção da concepção de pobreza e desigualdade social no ambiente escolar |
author |
Rosis, Leandra Aparecida de Carvalho de |
author_facet |
Rosis, Leandra Aparecida de Carvalho de |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Santos, Amanda Garcia dos, 1988- Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosis, Leandra Aparecida de Carvalho de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pobreza Educação e Estado Planejamento educacional |
topic |
Pobreza Educação e Estado Planejamento educacional |
description |
Orientadora : Ms(a). Amanda Garcia Santos |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-05-28T14:18:15Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-05-28T14:18:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/53711 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/53711 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 arquivo (18 p.). application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53711/1/R%20-%20E%20-%20LEANDRA%20APARECIDA%20DE%20CARVALHO%20DE%20ROSIS.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0d2b2aca8463e79c88cc26fc398cc343 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860924219326464 |