Currículo escolar e as vivências da pobreza e da extrema pobreza
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/53788 |
Resumo: | Orientadora : Prof(a). Me(a). Elisandra Angrewski |
id |
UFPR_643c1dea4461691e529491c0fb871718 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/53788 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Valério, Sylmara Aparecida BontorimAngrewski, ElisandraUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social2021-06-17T20:24:53Z2021-06-17T20:24:53Z2016https://hdl.handle.net/1884/53788Orientadora : Prof(a). Me(a). Elisandra AngrewskiMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educaão, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade SocialInclui referênciasResumo : Este artigo apresenta os resultados da pesquisa que teve como objetivo verificar se o Projeto Político Pedagógico (PPP) tem considerado os saberes e as identidades construídas a partir das vivências da pobreza e da extrema pobreza. Para tal, partiu-se da análise documental do PPP do Colégio Estadual do Campo São Jorge, do distrito de Terra Nova, no município de São Jerônimo da Serra, situado no Paraná. A pesquisa revelou um PPP bem elaborado, abrangente, com referências à pobreza, mas, com uso de outros sinônimos, sem utilizar-se da palavra "pobreza". No entanto, pode-se concluir, por meio da análise documental e da vivência da pesquisadora nesta escola, que a prática cotidiana na escola não condiz com o documento. Neste artigo foram levantados alguns fatores que podem ser os responsáveis pelo distanciamento entre a prática cotidiana e o documento orientador, destaca-se a grande rotatividade de profissionais e a ausência de profissionais residentes na comunidade.1 arquivo (19 p.).application/pdfExclusão socialPlanejamento educacionalPobrezaCurrículo escolar e as vivências da pobreza e da extrema pobrezainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - SYLMARA APARECIDA BONTORIM VALERIO.pdfapplication/pdf185304https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53788/1/R%20-%20E%20-%20SYLMARA%20APARECIDA%20BONTORIM%20VALERIO.pdf94459b8ecef58726a46f1db59b0ce383MD51open access1884/537882021-06-17 17:24:53.359open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/53788Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-06-17T20:24:53Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Currículo escolar e as vivências da pobreza e da extrema pobreza |
title |
Currículo escolar e as vivências da pobreza e da extrema pobreza |
spellingShingle |
Currículo escolar e as vivências da pobreza e da extrema pobreza Valério, Sylmara Aparecida Bontorim Exclusão social Planejamento educacional Pobreza |
title_short |
Currículo escolar e as vivências da pobreza e da extrema pobreza |
title_full |
Currículo escolar e as vivências da pobreza e da extrema pobreza |
title_fullStr |
Currículo escolar e as vivências da pobreza e da extrema pobreza |
title_full_unstemmed |
Currículo escolar e as vivências da pobreza e da extrema pobreza |
title_sort |
Currículo escolar e as vivências da pobreza e da extrema pobreza |
author |
Valério, Sylmara Aparecida Bontorim |
author_facet |
Valério, Sylmara Aparecida Bontorim |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Angrewski, Elisandra Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Valério, Sylmara Aparecida Bontorim |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Exclusão social Planejamento educacional Pobreza |
topic |
Exclusão social Planejamento educacional Pobreza |
description |
Orientadora : Prof(a). Me(a). Elisandra Angrewski |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-06-17T20:24:53Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-06-17T20:24:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/53788 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/53788 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 arquivo (19 p.). application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53788/1/R%20-%20E%20-%20SYLMARA%20APARECIDA%20BONTORIM%20VALERIO.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
94459b8ecef58726a46f1db59b0ce383 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898796133777408 |