Currículo escolar e as vivências da pobreza e da extrema pobreza

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valério, Sylmara Aparecida Bontorim
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/53788
Resumo: Orientadora : Prof(a). Me(a). Elisandra Angrewski
id UFPR_643c1dea4461691e529491c0fb871718
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/53788
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Valério, Sylmara Aparecida BontorimAngrewski, ElisandraUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social2021-06-17T20:24:53Z2021-06-17T20:24:53Z2016https://hdl.handle.net/1884/53788Orientadora : Prof(a). Me(a). Elisandra AngrewskiMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educaão, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade SocialInclui referênciasResumo : Este artigo apresenta os resultados da pesquisa que teve como objetivo verificar se o Projeto Político Pedagógico (PPP) tem considerado os saberes e as identidades construídas a partir das vivências da pobreza e da extrema pobreza. Para tal, partiu-se da análise documental do PPP do Colégio Estadual do Campo São Jorge, do distrito de Terra Nova, no município de São Jerônimo da Serra, situado no Paraná. A pesquisa revelou um PPP bem elaborado, abrangente, com referências à pobreza, mas, com uso de outros sinônimos, sem utilizar-se da palavra "pobreza". No entanto, pode-se concluir, por meio da análise documental e da vivência da pesquisadora nesta escola, que a prática cotidiana na escola não condiz com o documento. Neste artigo foram levantados alguns fatores que podem ser os responsáveis pelo distanciamento entre a prática cotidiana e o documento orientador, destaca-se a grande rotatividade de profissionais e a ausência de profissionais residentes na comunidade.1 arquivo (19 p.).application/pdfExclusão socialPlanejamento educacionalPobrezaCurrículo escolar e as vivências da pobreza e da extrema pobrezainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - SYLMARA APARECIDA BONTORIM VALERIO.pdfapplication/pdf185304https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53788/1/R%20-%20E%20-%20SYLMARA%20APARECIDA%20BONTORIM%20VALERIO.pdf94459b8ecef58726a46f1db59b0ce383MD51open access1884/537882021-06-17 17:24:53.359open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/53788Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-06-17T20:24:53Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Currículo escolar e as vivências da pobreza e da extrema pobreza
title Currículo escolar e as vivências da pobreza e da extrema pobreza
spellingShingle Currículo escolar e as vivências da pobreza e da extrema pobreza
Valério, Sylmara Aparecida Bontorim
Exclusão social
Planejamento educacional
Pobreza
title_short Currículo escolar e as vivências da pobreza e da extrema pobreza
title_full Currículo escolar e as vivências da pobreza e da extrema pobreza
title_fullStr Currículo escolar e as vivências da pobreza e da extrema pobreza
title_full_unstemmed Currículo escolar e as vivências da pobreza e da extrema pobreza
title_sort Currículo escolar e as vivências da pobreza e da extrema pobreza
author Valério, Sylmara Aparecida Bontorim
author_facet Valério, Sylmara Aparecida Bontorim
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Angrewski, Elisandra
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social
dc.contributor.author.fl_str_mv Valério, Sylmara Aparecida Bontorim
dc.subject.por.fl_str_mv Exclusão social
Planejamento educacional
Pobreza
topic Exclusão social
Planejamento educacional
Pobreza
description Orientadora : Prof(a). Me(a). Elisandra Angrewski
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-06-17T20:24:53Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-06-17T20:24:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/53788
url https://hdl.handle.net/1884/53788
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 arquivo (19 p.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53788/1/R%20-%20E%20-%20SYLMARA%20APARECIDA%20BONTORIM%20VALERIO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 94459b8ecef58726a46f1db59b0ce383
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898796133777408