Formação inicial de professores de física : estudando competências e habilidades a partir de um minicurso sobre astronomia com inserções de jogos teatrais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Rodrigo Madeira Fernandes da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/47408
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Sérgio Camargo
id UFPR_5542629db3f2d649c2708648f9629a7e
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/47408
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em MatemáticaCamargo, Sérgio, 1971-Silva, Rodrigo Madeira Fernandes da2024-04-19T19:04:37Z2024-04-19T19:04:37Z2016https://hdl.handle.net/1884/47408Orientador: Prof. Dr. Sérgio CamargoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa: Curitiba, 26/02/2016Inclui referências : f. 111-114Resumo: A presente pesquisa foi desenvolvida no âmbito da formação inicial de professores, mais especificamente nas disciplinas de Prática de Docência em Ensino de Física I e II do curso de Licenciatura em Física de uma Instituição deEnsino Superior (IES). O objetivo principal foi analisar quaiscompetências e habilidadespodem ser desenvolvidas a partir da construção e realização de um minicurso de Astronomia com inserções de jogos teatrais no processo formativo de futuros professores de Física. Na parte de embasamento teórico apresentamosuma reflexão sobre as noções de competência e habilidades segundo Perrenoud (2000) e Perrenoud et al. (2001). Revisamos também o conceito de jogo teatral, jogos e atividades lúdicas na educação, relação dos jogos teatrais e lúdicos segundo os seguintes autores Spolin (2010a); Spolin (2010b); Koudela (2012); Kishimoto (2011); Hiuzinga (2012) e Bougere (1998).No que diz respeito aoensino de Astronomiautilizamos como aporte teórico Ortelan e Bretones (2011); Langhi e Nardi (2012), Bussi e Bretones (2013). Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, na qual os dados foram constituídos a partir do acompanhamento de um minicurso de Astronomia, que foi planejado e desenvolvido em três módulos numa escola de educação básica da rede pública de ensino no segundo semestre de 2014 e primeiro semestre de 2015. Os dados foram registrados em um diário de campo, gravações em áudio e vídeo. A sistematização e análise dos dados foram organizadas em torno de três fases, conforme Bardin (2011) e Moraes (1999): a) A pré-análise; b) A exploração do material; e, por fim, c) O tratamento dos resultados: a inferência e a interpretação. Os resultados mostram que os Licenciandos superaram algumas inquietações existentes inicialmente em seu processo formativo, principalmente, sobre os jogos teatrais e lúdicos e incorporaram competências e habilidades relacionadas ao planejamento e desenvolvimento do minicurso de Astronomia. À guisa de conclusão, é possível perceber que independente dos obstáculos enfrentados e superados durante as etapas de planejamento e desenvolvimento do minicurso, os Licenciandos sentiram-se valorizados enquanto profissionais professores durante todo o processo formativo.Abstract: This research was conducted as part of initial teacher education, more specifically in Teaching Practice courses in Physical Education I and II of the Bachelor's Degree in Physics of a Higher Education Institution (HEI). The main objective was to analyze which skills and abilities can be developed from the construction and completion of a short course of Astronomy with inserts of theater games in the formative process of future teachers of physics. The theoretical basis of part present a reflection on the competence of concepts and skills second Perrenoud (2000) and Perrenoud et al. (2001). We also review the concept of theatrical play, games and recreational activities in education, relation of theater and fun games along the following authors Spolin (2010a); Spolin (2010b); Koudela (2012); Kishimoto (2011); Hiuzinga (2012) and Bougere (1998). With regard to the teaching of Astronomy used as the theoretical Ortelan and Bretones (2011); Langhi and Nardi (2012), Bussi and Bretones (2013). This is a qualitative research, in which data were recorded from the monitoring of an astronomy short course, which was designed and developed in three modules in basic education school education of the public in the second half of 2014 and first half of 2015. data were recorded in a diary, recording audio and video. The systematization and analysis of the data were organized into three phases, according to Bardin (2011) and Moraes (1999): a) The pre-analysis; b) the operation of the material; and lastly, c) treating the outcomes: inference and interpretation. The results show that the licensees have overcome some existing concerns initially in its formative process, especially on theater games and entertainment and incorporated competencies and skills related to planning and development of astronomy short course. In conclusion, you can see that regardless of the obstacles faced and overcome during the stages of planning and development of the short course, undergraduates felt valued as professional teachers throughout the training process.187 f. : il.application/pdfDisponível em formato digitalMatemáticaAstronomia - Estudo e ensinoProfessores - FormaçãoProfessores de fisica - FormaçãoFormação inicial de professores de física : estudando competências e habilidades a partir de um minicurso sobre astronomia com inserções de jogos teatraisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - RODRIGO MADEIRA FERNANDES DA SILVA.pdfapplication/pdf2404534https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/47408/1/R%20-%20D%20-%20RODRIGO%20MADEIRA%20FERNANDES%20DA%20SILVA.pdf89ab55a76d8ae3ee02b5aa5e2e364277MD51open access1884/474082024-04-19 16:04:37.284open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/47408Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-04-19T19:04:37Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Formação inicial de professores de física : estudando competências e habilidades a partir de um minicurso sobre astronomia com inserções de jogos teatrais
title Formação inicial de professores de física : estudando competências e habilidades a partir de um minicurso sobre astronomia com inserções de jogos teatrais
spellingShingle Formação inicial de professores de física : estudando competências e habilidades a partir de um minicurso sobre astronomia com inserções de jogos teatrais
Silva, Rodrigo Madeira Fernandes da
Matemática
Astronomia - Estudo e ensino
Professores - Formação
Professores de fisica - Formação
title_short Formação inicial de professores de física : estudando competências e habilidades a partir de um minicurso sobre astronomia com inserções de jogos teatrais
title_full Formação inicial de professores de física : estudando competências e habilidades a partir de um minicurso sobre astronomia com inserções de jogos teatrais
title_fullStr Formação inicial de professores de física : estudando competências e habilidades a partir de um minicurso sobre astronomia com inserções de jogos teatrais
title_full_unstemmed Formação inicial de professores de física : estudando competências e habilidades a partir de um minicurso sobre astronomia com inserções de jogos teatrais
title_sort Formação inicial de professores de física : estudando competências e habilidades a partir de um minicurso sobre astronomia com inserções de jogos teatrais
author Silva, Rodrigo Madeira Fernandes da
author_facet Silva, Rodrigo Madeira Fernandes da
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Camargo, Sérgio, 1971-
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Rodrigo Madeira Fernandes da
contributor_str_mv Camargo, Sérgio, 1971-
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Astronomia - Estudo e ensino
Professores - Formação
Professores de fisica - Formação
topic Matemática
Astronomia - Estudo e ensino
Professores - Formação
Professores de fisica - Formação
description Orientador: Prof. Dr. Sérgio Camargo
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-04-19T19:04:37Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-04-19T19:04:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/47408
url https://hdl.handle.net/1884/47408
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 187 f. : il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/47408/1/R%20-%20D%20-%20RODRIGO%20MADEIRA%20FERNANDES%20DA%20SILVA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 89ab55a76d8ae3ee02b5aa5e2e364277
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860702269341696