Um olhar para os roteiros de aulas prático-experimentais na formação de professores de química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Blasques, Daiara Calvo
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/80441
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Marcelo Valério
id UFPR_556b1a97876383a5395927860d4eb0d1
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/80441
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná (Campus Jandaia do Sul). Curso de Licenciatura em Ciências ExatasValério, Marcelo, 1981-Blasques, Daiara Calvo2022-12-12T21:19:33Z2022-12-12T21:19:33Z2019https://hdl.handle.net/1884/80441Orientador: Prof. Dr. Marcelo ValérioCoorientador:Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Campus de Jandaia do Sul, Curso de Graduação em Licenciatura em Ciências Exatas.Inclui referênciasResumo : A formação inicial docente, em quantidade e qualidade, se coloca como um grande desafio para a educação brasileira. Na área de Química, além da demanda reprimida por mais professores, cabe discutir também a coerência e coesão entre as vivências formativas e as tendências pedagógicas e didáticas para a área. A experimentação como prática historicamente privilegiada, por exemplo, pode estar associada tanto à tradição pedagógica quanto ao movimento de renovação e crítica do ensino de ciências da virada para este século. Entretanto, não há garantias de que os formadores de professores (docentes das licenciaturas), especialmente nas disciplinas do núcleo básico, tenham formação pedagógica ou pautem seu trabalho nas referências sobre o ensino da área. Assim, o presente trabalho procurou compreender em que medida os experimentos desenvolvidos durante a formação de professores de Química são condizentes com as propostas pedagógicas para o ensino dessa componente curricular. O objetivo foi identificar as perspectivas, tradicional e/ ou investigativa, do ensino prático / experimental, em roteiros de aulas prático­experimentais de disciplinas de Química, em um curso de Licenciatura em Ciências Exatas, da Universidade Federal do Paraná, campus Jandaia do Sul. Tratase de uma pesquisa qualitativa, de natureza analítica, orientada pelo referencial teórico de Hodson (1998), Borges (2002) e Araújo e Abib (2003). Um instrumento de análise próprio foi desenvolvido e, a partir dele, se pôde evidenciar que as proposições pedagógicas e didáticas formalizadas para a formação dos/as licenciandos/as, futuros professores, neste contexto, associam­se, majoritariamente, à perspectiva tradicional, havendo, ainda, poucas elementos que remetem às tendências atuais, de caráter investigativo.1 recurso online : PDF.application/pdfFormação de professoresQuímica - Estudo e ensinoUm olhar para os roteiros de aulas prático-experimentais na formação de professores de químicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALM_DAIARA_CALVO_BLASQUES.pdfapplication/pdf7445159https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/80441/1/M_DAIARA_CALVO_BLASQUES.pdf46ad9caa3fb9daeeee76bd9f0b71be81MD51open access1884/804412022-12-12 18:19:33.882open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/80441Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-12-12T21:19:33Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Um olhar para os roteiros de aulas prático-experimentais na formação de professores de química
title Um olhar para os roteiros de aulas prático-experimentais na formação de professores de química
spellingShingle Um olhar para os roteiros de aulas prático-experimentais na formação de professores de química
Blasques, Daiara Calvo
Formação de professores
Química - Estudo e ensino
title_short Um olhar para os roteiros de aulas prático-experimentais na formação de professores de química
title_full Um olhar para os roteiros de aulas prático-experimentais na formação de professores de química
title_fullStr Um olhar para os roteiros de aulas prático-experimentais na formação de professores de química
title_full_unstemmed Um olhar para os roteiros de aulas prático-experimentais na formação de professores de química
title_sort Um olhar para os roteiros de aulas prático-experimentais na formação de professores de química
author Blasques, Daiara Calvo
author_facet Blasques, Daiara Calvo
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná (Campus Jandaia do Sul). Curso de Licenciatura em Ciências Exatas
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Valério, Marcelo, 1981-
dc.contributor.author.fl_str_mv Blasques, Daiara Calvo
contributor_str_mv Valério, Marcelo, 1981-
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Química - Estudo e ensino
topic Formação de professores
Química - Estudo e ensino
description Orientador: Prof. Dr. Marcelo Valério
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-12-12T21:19:33Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-12-12T21:19:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/80441
url https://hdl.handle.net/1884/80441
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/80441/1/M_DAIARA_CALVO_BLASQUES.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 46ad9caa3fb9daeeee76bd9f0b71be81
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860933023170560