Um olhar para os roteiros de aulas prático-experimentais na formação de professores de química
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/80441 |
Resumo: | Orientador: Prof. Dr. Marcelo Valério |
id |
UFPR_556b1a97876383a5395927860d4eb0d1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/80441 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Universidade Federal do Paraná (Campus Jandaia do Sul). Curso de Licenciatura em Ciências ExatasValério, Marcelo, 1981-Blasques, Daiara Calvo2022-12-12T21:19:33Z2022-12-12T21:19:33Z2019https://hdl.handle.net/1884/80441Orientador: Prof. Dr. Marcelo ValérioCoorientador:Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Campus de Jandaia do Sul, Curso de Graduação em Licenciatura em Ciências Exatas.Inclui referênciasResumo : A formação inicial docente, em quantidade e qualidade, se coloca como um grande desafio para a educação brasileira. Na área de Química, além da demanda reprimida por mais professores, cabe discutir também a coerência e coesão entre as vivências formativas e as tendências pedagógicas e didáticas para a área. A experimentação como prática historicamente privilegiada, por exemplo, pode estar associada tanto à tradição pedagógica quanto ao movimento de renovação e crítica do ensino de ciências da virada para este século. Entretanto, não há garantias de que os formadores de professores (docentes das licenciaturas), especialmente nas disciplinas do núcleo básico, tenham formação pedagógica ou pautem seu trabalho nas referências sobre o ensino da área. Assim, o presente trabalho procurou compreender em que medida os experimentos desenvolvidos durante a formação de professores de Química são condizentes com as propostas pedagógicas para o ensino dessa componente curricular. O objetivo foi identificar as perspectivas, tradicional e/ ou investigativa, do ensino prático / experimental, em roteiros de aulas práticoexperimentais de disciplinas de Química, em um curso de Licenciatura em Ciências Exatas, da Universidade Federal do Paraná, campus Jandaia do Sul. Tratase de uma pesquisa qualitativa, de natureza analítica, orientada pelo referencial teórico de Hodson (1998), Borges (2002) e Araújo e Abib (2003). Um instrumento de análise próprio foi desenvolvido e, a partir dele, se pôde evidenciar que as proposições pedagógicas e didáticas formalizadas para a formação dos/as licenciandos/as, futuros professores, neste contexto, associamse, majoritariamente, à perspectiva tradicional, havendo, ainda, poucas elementos que remetem às tendências atuais, de caráter investigativo.1 recurso online : PDF.application/pdfFormação de professoresQuímica - Estudo e ensinoUm olhar para os roteiros de aulas prático-experimentais na formação de professores de químicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALM_DAIARA_CALVO_BLASQUES.pdfapplication/pdf7445159https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/80441/1/M_DAIARA_CALVO_BLASQUES.pdf46ad9caa3fb9daeeee76bd9f0b71be81MD51open access1884/804412022-12-12 18:19:33.882open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/80441Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-12-12T21:19:33Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Um olhar para os roteiros de aulas prático-experimentais na formação de professores de química |
title |
Um olhar para os roteiros de aulas prático-experimentais na formação de professores de química |
spellingShingle |
Um olhar para os roteiros de aulas prático-experimentais na formação de professores de química Blasques, Daiara Calvo Formação de professores Química - Estudo e ensino |
title_short |
Um olhar para os roteiros de aulas prático-experimentais na formação de professores de química |
title_full |
Um olhar para os roteiros de aulas prático-experimentais na formação de professores de química |
title_fullStr |
Um olhar para os roteiros de aulas prático-experimentais na formação de professores de química |
title_full_unstemmed |
Um olhar para os roteiros de aulas prático-experimentais na formação de professores de química |
title_sort |
Um olhar para os roteiros de aulas prático-experimentais na formação de professores de química |
author |
Blasques, Daiara Calvo |
author_facet |
Blasques, Daiara Calvo |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná (Campus Jandaia do Sul). Curso de Licenciatura em Ciências Exatas |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Valério, Marcelo, 1981- |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Blasques, Daiara Calvo |
contributor_str_mv |
Valério, Marcelo, 1981- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Química - Estudo e ensino |
topic |
Formação de professores Química - Estudo e ensino |
description |
Orientador: Prof. Dr. Marcelo Valério |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-12-12T21:19:33Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-12-12T21:19:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/80441 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/80441 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 recurso online : PDF. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/80441/1/M_DAIARA_CALVO_BLASQUES.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
46ad9caa3fb9daeeee76bd9f0b71be81 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860933023170560 |