Divulgação científica na formação inicial de professores de química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Verenna Barbosa
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/12030
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Instituto de Química, Instituto de Ciências Biológicas, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, 2012.
id UNB_7d5baee19ac2ec106bfd6341103ba604
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/12030
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Divulgação científica na formação inicial de professores de químicaProfessores - formaçãoQuímica - estudo e ensinoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Instituto de Química, Instituto de Ciências Biológicas, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, 2012.A Divulgação Científica é um tema de grande relevância para o contexto escolar. Mais especificamente, os textos de Divulgação da Ciência (TDC) têm sido potencialmente discutidos na literatura como recurso didático complementar ao ensino formal. Pesquisas realizadas relativas a essa temática mencionam que ainda são poucos os trabalhos que relacionam a formação de professores e o uso desses textos em contextos escolares. Logo, o fato gerador da nossa pesquisa é a quase ausência de divulgação científica, especificamente na produção de textos de divulgação da Ciência na formação inicial de professores. Diante disso, esse trabalho foi motivado pela percepção da necessidade de incluir também na formação do professor um contexto de Divulgação Científica. Considerando essa questão, elaboramos, em nossa pesquisa, textos de Divulgação Científica tendo como eixos norteadores a atividade experimental, a história e a natureza da ciência e aspectos da interface CTSA. Além disso, buscamos investigar a relevância desses textos na formação inicial de professores de Química. Os textos escritos foram guiados por cinco temáticas, a saber: “O que é a Química e o que o Químico faz?”, “Alimentos”, “Metais”, “Atmosfera” e “Água”. Os textos foram aplicados em turmas de Licenciatura em Química de semestre inicial e semestre avançado da Universidade de Brasília (UnB) e da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). A partir das vozes dos participantes dessa pesquisa, relativas às variadas potencialidades dos textos de Divulgação Científica podemos inferir que esse material favorece uma eficácia na formação inicial de professores, no sentindo de se repensar sobre os diversos recursos pedagógicos e suas possibilidades e estratégias de uso. Os dados dessa pesquisa também confirmam outras pesquisas apresentadas na literatura quanto às lacunas na formação inicial de professores referentes à natureza da Ciência e a experimentação no ensino. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACTScience Communication for the general public is a topic of great relevance to the school context. More specifically, texts of popularization of science have been discussed in the literature as a teaching resource to supplement formal education. Research conducted on this subject shows that there are few investigations of the use of these texts in teacher training in school contexts. Therefore, the origin of our research is the almost complete absence of production of texts for disseminating science in initial semesters of teacher training courses. Considering this issue, we have written science communication texts under the following guiding principles: activity experimentation, history and nature of science, and the interface aspects of Science-Technology- Society –Environment. Furthermore, we investigated the relevance of these texts in the initial training of teachers in two Chemistry courses. The texts were related to the following themes: “What is Chemistry? What does a chemist do?”, “Food”, “Metals”, “Water” and “Atmosphere”. The texts were evaluated by students taking early and advanced semesters at University of Brasilia (UnB) and at Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). The results showed that the texts are efficient in initial teacher education, since they allow future teachers to reflect on the various learning resources available and on the use of different teaching strategies. Also, it was possible to confirm what other studies reported in the literature regarding the gaps in initial teacher education concerning the understanding of the nature of science and the role of experimentation in science educationSilva, Roberto Ribeiro daGomes, Verenna Barbosa2013-02-06T11:15:31Z2013-02-06T11:15:31Z2013-02-062012-07-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGOMES, Verenna Barbosa. Divulgação científica na formação inicial de professores de química. 2012. 139 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.http://repositorio.unb.br/handle/10482/12030info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T23:02:30Zoai:repositorio.unb.br:10482/12030Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T23:02:30Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Divulgação científica na formação inicial de professores de química
title Divulgação científica na formação inicial de professores de química
spellingShingle Divulgação científica na formação inicial de professores de química
Gomes, Verenna Barbosa
Professores - formação
Química - estudo e ensino
title_short Divulgação científica na formação inicial de professores de química
title_full Divulgação científica na formação inicial de professores de química
title_fullStr Divulgação científica na formação inicial de professores de química
title_full_unstemmed Divulgação científica na formação inicial de professores de química
title_sort Divulgação científica na formação inicial de professores de química
author Gomes, Verenna Barbosa
author_facet Gomes, Verenna Barbosa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Roberto Ribeiro da
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Verenna Barbosa
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - formação
Química - estudo e ensino
topic Professores - formação
Química - estudo e ensino
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Instituto de Química, Instituto de Ciências Biológicas, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, 2012.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-07-27
2013-02-06T11:15:31Z
2013-02-06T11:15:31Z
2013-02-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GOMES, Verenna Barbosa. Divulgação científica na formação inicial de professores de química. 2012. 139 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/12030
identifier_str_mv GOMES, Verenna Barbosa. Divulgação científica na formação inicial de professores de química. 2012. 139 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/12030
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508369212342272