Jogos didáticos em botânica : percepção de professores e alunos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/84057 |
Resumo: | Orientadora: Profa. Dra. Sandra Maria Alvarenga Gomes |
id |
UFPR_559fbbf620a6b04eaa3ef8137f5e5c84 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/84057 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Paba, Jaime, 1970-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede NacionalGomes, Sandra Maria Alvarenga, 1973-Souza, Rosana Wichineski de Lara de2023-08-22T15:42:38Z2023-08-22T15:42:38Z2023https://hdl.handle.net/1884/84057Orientadora: Profa. Dra. Sandra Maria Alvarenga GomesCoorientador: Prof. Dr. Jaime Paba MartínezDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional. Defesa : Curitiba, 28/04/2023Inclui referências: p. 133-139Área de concentração: Ensino de BiologiaResumo: Aprender e ensinar botânica são tarefas difíceis, pois a fisiologia da visão humana é responsável por dificultar a interação com as plantas. Quando os hábitos, na infância, e a sociedade em que o indivíduo está inserido, não conseguem aproximá-lo dos vegetais, cabe à instrução escolar o papel de superar as barreiras fisiológicas e culturais que levam à negligência e impercepção botânica. Pensando sobre a aproximação e envolvimento dos alunos com as plantas, e em mecanismos facilitadores do entendimento de suas características, bem como apropriação de conceitos e do vocabulário botânico, esta pesquisa buscou contribuir para a diversificação dos instrumentos de estudo em botânica na escola. Foram desenvolvidos dois jogos didáticos que, ao aliar a ludicidade e o desenvolvimento de habilidades como concentração, interação social, simulação e aproximação com a realidade, foram considerados instrumentos motivadores para o estudo de conceitos e características de plantas, com foco em Briófitas, Pteridófitas e anatomia de angiospermas. Ambos são adaptações de jogos comerciais de entretenimento, cartas tradicionais e cara a cara, sendo aqui chamados de "Biriba das Plantas" e "Cara a Cara com os tecidos vegetais". Os protótipos foram avaliados por estudantes do ensino médio. As avaliações mostraram que os jogos didáticos trazem motivação aos alunos, além de despertar a curiosidade sobre o conteúdo abordado pelo instrumento. Este trabalho apresenta como produtos educacionais dois jogos disponibilizados na forma de livro digital (e-book). Ambos os produtos foram reestruturados com base nas avaliações e sugestões de uso nas aulas, pelos estudantes participantes da pesquisa. Também são apresentados, neste trabalho, os resultados de pesquisa exploratória com professores da rede estadual do Paraná, sobre sua percepção sobre o uso de jogos em aulas de botânica, bem como as dificuldades encontradas e observadas por eles, professores, no processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos sobre plantas.Abstract: Learning and teaching botany are difficult tasks, as the physiology of human vision is responsible for making interaction with plants difficult. When habits, in childhood, and the society in which the individual is inserted, are unable to bring him or her closer to plants, it is up to school instruction to overcome the physiological and cultural barriers that lead to negligence and botanical imperceptibility. Thinking about the approximation and involvement of students with plants, and mechanisms that facilitate the understanding of their characteristics, as well as the appropriation of botanical concepts and vocabulary, this research sought to contribute to the diversification of study instruments in botany at school. Two didactic games were developed which, by combining playfulness and the development of skills such as concentration, social interaction, simulation, and approximation with reality, were considered motivating instruments for the study of plant concepts and characteristics, focusing on Bryophytes, Pteridophytes and anatomy of angiosperms. Both are adaptations of commercial entertainment games, traditional cards, and face to face, being here called "Plant of Biriba" and "Face to Face with Plant Tissues". educational two games made available in the form of a digital book (e-book). Both products were restructured based on evaluations and suggestions for use in classes by students participating in the research. teachers from the Parana state network, about their perception of the use of games in botany classes, as well as the difficulties encountered and observed by them, teachers, in the process of teaching and learning content about plants.1 recurso online : PDF.application/pdfBotanica - Estudo e ensinoJogos educativosAprendizagemBiologia GeralJogos didáticos em botânica : percepção de professores e alunosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - ROSANA WICHINESKI DE LARA DE SOUZA.pdfapplication/pdf59388559https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/84057/1/R%20-%20D%20-%20ROSANA%20WICHINESKI%20DE%20LARA%20DE%20SOUZA.pdfa350989eb1d0adb6f64d7d161b4145e0MD51open access1884/840572023-08-22 12:42:38.912open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/84057Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082023-08-22T15:42:38Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Jogos didáticos em botânica : percepção de professores e alunos |
title |
Jogos didáticos em botânica : percepção de professores e alunos |
spellingShingle |
Jogos didáticos em botânica : percepção de professores e alunos Souza, Rosana Wichineski de Lara de Botanica - Estudo e ensino Jogos educativos Aprendizagem Biologia Geral |
title_short |
Jogos didáticos em botânica : percepção de professores e alunos |
title_full |
Jogos didáticos em botânica : percepção de professores e alunos |
title_fullStr |
Jogos didáticos em botânica : percepção de professores e alunos |
title_full_unstemmed |
Jogos didáticos em botânica : percepção de professores e alunos |
title_sort |
Jogos didáticos em botânica : percepção de professores e alunos |
author |
Souza, Rosana Wichineski de Lara de |
author_facet |
Souza, Rosana Wichineski de Lara de |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Paba, Jaime, 1970- Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Gomes, Sandra Maria Alvarenga, 1973- |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Rosana Wichineski de Lara de |
contributor_str_mv |
Gomes, Sandra Maria Alvarenga, 1973- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Botanica - Estudo e ensino Jogos educativos Aprendizagem Biologia Geral |
topic |
Botanica - Estudo e ensino Jogos educativos Aprendizagem Biologia Geral |
description |
Orientadora: Profa. Dra. Sandra Maria Alvarenga Gomes |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-08-22T15:42:38Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-08-22T15:42:38Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/84057 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/84057 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 recurso online : PDF. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/84057/1/R%20-%20D%20-%20ROSANA%20WICHINESKI%20DE%20LARA%20DE%20SOUZA.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a350989eb1d0adb6f64d7d161b4145e0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898729989603328 |