Jogos didáticos em botânica : percepção de professores e alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Rosana Wichineski de Lara de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/84057
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Sandra Maria Alvarenga Gomes
id UFPR_559fbbf620a6b04eaa3ef8137f5e5c84
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/84057
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Paba, Jaime, 1970-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede NacionalGomes, Sandra Maria Alvarenga, 1973-Souza, Rosana Wichineski de Lara de2023-08-22T15:42:38Z2023-08-22T15:42:38Z2023https://hdl.handle.net/1884/84057Orientadora: Profa. Dra. Sandra Maria Alvarenga GomesCoorientador: Prof. Dr. Jaime Paba MartínezDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional. Defesa : Curitiba, 28/04/2023Inclui referências: p. 133-139Área de concentração: Ensino de BiologiaResumo: Aprender e ensinar botânica são tarefas difíceis, pois a fisiologia da visão humana é responsável por dificultar a interação com as plantas. Quando os hábitos, na infância, e a sociedade em que o indivíduo está inserido, não conseguem aproximá-lo dos vegetais, cabe à instrução escolar o papel de superar as barreiras fisiológicas e culturais que levam à negligência e impercepção botânica. Pensando sobre a aproximação e envolvimento dos alunos com as plantas, e em mecanismos facilitadores do entendimento de suas características, bem como apropriação de conceitos e do vocabulário botânico, esta pesquisa buscou contribuir para a diversificação dos instrumentos de estudo em botânica na escola. Foram desenvolvidos dois jogos didáticos que, ao aliar a ludicidade e o desenvolvimento de habilidades como concentração, interação social, simulação e aproximação com a realidade, foram considerados instrumentos motivadores para o estudo de conceitos e características de plantas, com foco em Briófitas, Pteridófitas e anatomia de angiospermas. Ambos são adaptações de jogos comerciais de entretenimento, cartas tradicionais e cara a cara, sendo aqui chamados de "Biriba das Plantas" e "Cara a Cara com os tecidos vegetais". Os protótipos foram avaliados por estudantes do ensino médio. As avaliações mostraram que os jogos didáticos trazem motivação aos alunos, além de despertar a curiosidade sobre o conteúdo abordado pelo instrumento. Este trabalho apresenta como produtos educacionais dois jogos disponibilizados na forma de livro digital (e-book). Ambos os produtos foram reestruturados com base nas avaliações e sugestões de uso nas aulas, pelos estudantes participantes da pesquisa. Também são apresentados, neste trabalho, os resultados de pesquisa exploratória com professores da rede estadual do Paraná, sobre sua percepção sobre o uso de jogos em aulas de botânica, bem como as dificuldades encontradas e observadas por eles, professores, no processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos sobre plantas.Abstract: Learning and teaching botany are difficult tasks, as the physiology of human vision is responsible for making interaction with plants difficult. When habits, in childhood, and the society in which the individual is inserted, are unable to bring him or her closer to plants, it is up to school instruction to overcome the physiological and cultural barriers that lead to negligence and botanical imperceptibility. Thinking about the approximation and involvement of students with plants, and mechanisms that facilitate the understanding of their characteristics, as well as the appropriation of botanical concepts and vocabulary, this research sought to contribute to the diversification of study instruments in botany at school. Two didactic games were developed which, by combining playfulness and the development of skills such as concentration, social interaction, simulation, and approximation with reality, were considered motivating instruments for the study of plant concepts and characteristics, focusing on Bryophytes, Pteridophytes and anatomy of angiosperms. Both are adaptations of commercial entertainment games, traditional cards, and face to face, being here called "Plant of Biriba" and "Face to Face with Plant Tissues". educational two games made available in the form of a digital book (e-book). Both products were restructured based on evaluations and suggestions for use in classes by students participating in the research. teachers from the Parana state network, about their perception of the use of games in botany classes, as well as the difficulties encountered and observed by them, teachers, in the process of teaching and learning content about plants.1 recurso online : PDF.application/pdfBotanica - Estudo e ensinoJogos educativosAprendizagemBiologia GeralJogos didáticos em botânica : percepção de professores e alunosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - ROSANA WICHINESKI DE LARA DE SOUZA.pdfapplication/pdf59388559https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/84057/1/R%20-%20D%20-%20ROSANA%20WICHINESKI%20DE%20LARA%20DE%20SOUZA.pdfa350989eb1d0adb6f64d7d161b4145e0MD51open access1884/840572023-08-22 12:42:38.912open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/84057Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082023-08-22T15:42:38Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Jogos didáticos em botânica : percepção de professores e alunos
title Jogos didáticos em botânica : percepção de professores e alunos
spellingShingle Jogos didáticos em botânica : percepção de professores e alunos
Souza, Rosana Wichineski de Lara de
Botanica - Estudo e ensino
Jogos educativos
Aprendizagem
Biologia Geral
title_short Jogos didáticos em botânica : percepção de professores e alunos
title_full Jogos didáticos em botânica : percepção de professores e alunos
title_fullStr Jogos didáticos em botânica : percepção de professores e alunos
title_full_unstemmed Jogos didáticos em botânica : percepção de professores e alunos
title_sort Jogos didáticos em botânica : percepção de professores e alunos
author Souza, Rosana Wichineski de Lara de
author_facet Souza, Rosana Wichineski de Lara de
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Paba, Jaime, 1970-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gomes, Sandra Maria Alvarenga, 1973-
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Rosana Wichineski de Lara de
contributor_str_mv Gomes, Sandra Maria Alvarenga, 1973-
dc.subject.por.fl_str_mv Botanica - Estudo e ensino
Jogos educativos
Aprendizagem
Biologia Geral
topic Botanica - Estudo e ensino
Jogos educativos
Aprendizagem
Biologia Geral
description Orientadora: Profa. Dra. Sandra Maria Alvarenga Gomes
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-08-22T15:42:38Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-08-22T15:42:38Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/84057
url https://hdl.handle.net/1884/84057
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/84057/1/R%20-%20D%20-%20ROSANA%20WICHINESKI%20DE%20LARA%20DE%20SOUZA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a350989eb1d0adb6f64d7d161b4145e0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860402498240512