Métodos de ensino de violão : um olhar a partir das contribuições teóricas da educação musical

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Alexandre Luiz Alves da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/65801
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Guilherme Gabriel Ballande Romanelli
id UFPR_5744982e10c91901aa88831c04bde094
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/65801
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Silva, Alexandre Luiz Alves daUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em MúsicaRomanelli, Guilherme Gabriel Ballande, 1975-2021-12-20T16:06:03Z2021-12-20T16:06:03Z2019https://hdl.handle.net/1884/65801Orientador: Prof. Dr. Guilherme Gabriel Ballande RomanelliDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Música. Defesa : Curitiba, 19/11/2019Inclui referências: p. 128-133Resumo: Esta pesquisa analisa a relação entre métodos de ensino de violão e princípios teóricos da educação musical, bem como levanta o ponto de vista de professores de violão sobre os métodos. O objetivo principal foi averiguar qual a influência destas contribuições teóricas em oito métodos de ensino de violão e também como este cenário é considerado e compreendido na visão de professores desse instrumento, em questionamentos aos mesmos. Iniciando de uma exploração, categorização e análise de métodos de ensino instrumental, o estudo buscou um diálogo com os princípios defendidos por Keith Swanwick, David Elliott e Marissa Silverman, considerados aqui como referenciais representativos da educação musical. A pesquisa caracterizou-se como qualitativa, em desenho multimétodo, com o processo de triangulação na coleta e análise dos dados bibliográficos, documentais e do questionário dirigido aos professores. Os resultados elucidaram até que ponto os princípios teóricos e musicais utilizados como referência se fazem presentes nos métodos de ensino analisados, assim como na visão dos profissionais de ensino, favorecendo, portanto, os horizontes de pesquisa para análise, crítica e elaboração de conteúdo. Entende-se, que com base nas conclusões obtidas, seja possível delinear um panorama mais abrangente acerca dos referenciais pedagógicos no ensino de violão, bem como sugerir melhorias e expansões com as contribuições da educação musical. Palavras-chave: Métodos didáticos. Análise de conteúdo. Desenvolvimento musical. Ensino de violão. Educação musical.Abstract: This research analyzes the relationship between guitar teaching methods and theoretical principles of musical education, as well as raises the guitar teacher's point of view on methods. The main objective was to investigate the influence of these theoretical contributions on eight guitar teaching methods, and also how this scenario is considered and understood in the teacher's view, by questioning them. Starting from an exploration, categorization and analysis of instrumental teaching methods, the study sought a dialogue with the principles espoused by Keith Swanwick, David Elliott and Marissa Silverman, considered here as representative references of musical education. The research was characterized as qualitative, in multi-method design, with the triangulation process in the data collection and analysis of bibliographic, documentary and also in the questionnaire addressed to the teachers. The results clarified to what extent the theoretical and musical principles used as references are present in the analyzed teaching methods, as well as in the teaching professional's view on this subject, thus favoring the research horizons for analysis, criticism and content elaboration. It is understood that, based on the conclusions obtained, it is possible to delineate a broader outlook regarding pedagogical references in guitar teaching, as well as to suggest improvements and expansions with the contributions of musical education. Keywords: Didactic methods. Content analysis. Musical development. Classical guitar teaching. Music education1 arquivo (137 p.) : PDF.application/pdfViolão - Estudo e ensinoEducaçao musicalViolão - MétodosMúsicaMétodos de ensino de violão : um olhar a partir das contribuições teóricas da educação musicalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - ALEXANDRE LUIZ ALVES DA SILVA.pdfapplication/pdf88323051https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/65801/1/R%20-%20D%20-%20ALEXANDRE%20LUIZ%20ALVES%20DA%20SILVA.pdffd9e7c30179d50b9bb53472b30a6071aMD51open access1884/658012021-12-20 13:06:03.521open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/65801Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-12-20T16:06:03Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Métodos de ensino de violão : um olhar a partir das contribuições teóricas da educação musical
title Métodos de ensino de violão : um olhar a partir das contribuições teóricas da educação musical
spellingShingle Métodos de ensino de violão : um olhar a partir das contribuições teóricas da educação musical
Silva, Alexandre Luiz Alves da
Violão - Estudo e ensino
Educaçao musical
Violão - Métodos
Música
title_short Métodos de ensino de violão : um olhar a partir das contribuições teóricas da educação musical
title_full Métodos de ensino de violão : um olhar a partir das contribuições teóricas da educação musical
title_fullStr Métodos de ensino de violão : um olhar a partir das contribuições teóricas da educação musical
title_full_unstemmed Métodos de ensino de violão : um olhar a partir das contribuições teóricas da educação musical
title_sort Métodos de ensino de violão : um olhar a partir das contribuições teóricas da educação musical
author Silva, Alexandre Luiz Alves da
author_facet Silva, Alexandre Luiz Alves da
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Música
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Alexandre Luiz Alves da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Romanelli, Guilherme Gabriel Ballande, 1975-
contributor_str_mv Romanelli, Guilherme Gabriel Ballande, 1975-
dc.subject.por.fl_str_mv Violão - Estudo e ensino
Educaçao musical
Violão - Métodos
Música
topic Violão - Estudo e ensino
Educaçao musical
Violão - Métodos
Música
description Orientador: Prof. Dr. Guilherme Gabriel Ballande Romanelli
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-12-20T16:06:03Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-12-20T16:06:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/65801
url https://hdl.handle.net/1884/65801
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 arquivo (137 p.) : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/65801/1/R%20-%20D%20-%20ALEXANDRE%20LUIZ%20ALVES%20DA%20SILVA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv fd9e7c30179d50b9bb53472b30a6071a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860289512079360