Didática reconstrutivista da história : possibilidade teórica e metodológica para uma práxis transformadora no ensino de história

Bibliographic Details
Main Author: Souza, Fernanda Almeida de
Publication Date: 2022
Format: Master thesis
Language: por
Source: Repositório Institucional da UFPR
Download full: https://hdl.handle.net/1884/85877
Summary: Orientadora Prof.ª Dr.ª Ana Claudia Urban
id UFPR_5873850aa73c0f6f72f66c22735a0bf5
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/85877
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de HistóriaUrban, Ana Claudia, 1967-Souza, Fernanda Almeida de2023-12-27T14:38:49Z2023-12-27T14:38:49Z2022https://hdl.handle.net/1884/85877Orientadora Prof.ª Dr.ª Ana Claudia UrbanDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Ensino de História. Defesa : Curitiba, 15/09/2022Inclui referênciasResumo: Esta pesquisa, de natureza bibliográfica, tem como principais referências, Schmidt, Jörn Rüsen e Paulo Freire, tendo como objetivo propor ao professor reflexões sobre a historicidade da disciplina, buscando evidenciar a importância e necessidade de ressignificar o ensino de História para a realidade contemporânea. A Didática Reconstrutivista da História é apresentada como um caminho teórico metodológico de ressignificação ao ensino de História, de acordo com as demandas desta terceira década do século XXI, visando instigar o professor a praticar uma didática da disciplina guiada pela própria ciência da História. Nela, a aprendizagem perspectivada é aquela em que o aluno compreenda os caminhos que trilhou para chegar ao conhecimento histórico; que possibilite ao aluno atribuir sentido ao conhecimento histórico; que desenvolva a empatia do aluno mediante o conhecimento histórico; que possibilite ao aluno refletir sobre humanização e desumanização; que amplie a consciência histórica do aluno, com o intuito nobre de contribuir para formação de uma sociedade que consiga interpretar e modificar o mundo do qual faz parte. Por interpretar a práxis do professor como resultado de reflexões contínuas, movidas por intenções compromissadas pela busca de possibilidades de conscientização e transformação, defendemos a autonomia consciente do professor como necessária para consolidar a Didática Reconstrutivista da História como um caminho teórico metodológico para uma práxis transformadora no ensino de HistóriaAbstract: This research, of a bibliographical nature, has Schmidt, Jörn Rüsen and Paulo Freire as main references, with the objective of proposing to the teacher reflections on the historicity of the discipline, seeking to highlight the importance and need to reframe the teaching of History for the contemporary reality. The Reconstructivist Didactics of History is presented as a theoretical and methodological way of reframing the teaching of History, according to the demands of this third decade of the 21st century, aiming to instigate the teacher to practice a didactics of the discipline guided by the science of History itself. In it perspective learning is one in which the student understands the paths he took to arrive at historical knowledge; that allows the student to assign meaning to historical knowledge; that develops the student's empathy through historical knowledge; that allows the student to reflect on humanization and dehumanization; that expands the student's historical awareness, with the noble intention of contributing to the formation of a society that can interpret and modify the world of which it is a part. By interpreting the teacher's praxis because of continuous reflections, moved by intentions committed to the search for possibilities of awareness and transformation, we defend the conscious autonomy of the teacher as necessary to consolidate the Reconstructivist Didactics of History as a methodological theoretical path for a transforming praxis in the History teaching1 recurso online : PDF.application/pdfHistoria - Estudo e ensinoHistoria - Conhecimentos e aprendizagemDidaticaPrática de ensinoHistóriaDidática reconstrutivista da história : possibilidade teórica e metodológica para uma práxis transformadora no ensino de históriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - FERNANDA ALMEIDA DE SOUZA.pdfapplication/pdf2426929https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/85877/1/R%20-%20D%20-%20FERNANDA%20ALMEIDA%20DE%20SOUZA.pdf88e9a34adeebb11243269a36e7915b9aMD51open access1884/858772023-12-27 11:38:49.221open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/85877Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082023-12-27T14:38:49Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Didática reconstrutivista da história : possibilidade teórica e metodológica para uma práxis transformadora no ensino de história
title Didática reconstrutivista da história : possibilidade teórica e metodológica para uma práxis transformadora no ensino de história
spellingShingle Didática reconstrutivista da história : possibilidade teórica e metodológica para uma práxis transformadora no ensino de história
Souza, Fernanda Almeida de
Historia - Estudo e ensino
Historia - Conhecimentos e aprendizagem
Didatica
Prática de ensino
História
title_short Didática reconstrutivista da história : possibilidade teórica e metodológica para uma práxis transformadora no ensino de história
title_full Didática reconstrutivista da história : possibilidade teórica e metodológica para uma práxis transformadora no ensino de história
title_fullStr Didática reconstrutivista da história : possibilidade teórica e metodológica para uma práxis transformadora no ensino de história
title_full_unstemmed Didática reconstrutivista da história : possibilidade teórica e metodológica para uma práxis transformadora no ensino de história
title_sort Didática reconstrutivista da história : possibilidade teórica e metodológica para uma práxis transformadora no ensino de história
author Souza, Fernanda Almeida de
author_facet Souza, Fernanda Almeida de
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de História
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Urban, Ana Claudia, 1967-
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Fernanda Almeida de
contributor_str_mv Urban, Ana Claudia, 1967-
dc.subject.por.fl_str_mv Historia - Estudo e ensino
Historia - Conhecimentos e aprendizagem
Didatica
Prática de ensino
História
topic Historia - Estudo e ensino
Historia - Conhecimentos e aprendizagem
Didatica
Prática de ensino
História
description Orientadora Prof.ª Dr.ª Ana Claudia Urban
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-12-27T14:38:49Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-12-27T14:38:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/85877
url https://hdl.handle.net/1884/85877
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/85877/1/R%20-%20D%20-%20FERNANDA%20ALMEIDA%20DE%20SOUZA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 88e9a34adeebb11243269a36e7915b9a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797699212761104384