Ensino de história nos anos iniciais : reflexão sobre possibilidades para a prática pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Sheyla Francielle Mayer da, 1986-
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/60070
Resumo: Orientadora: Profª. Drª. Ana Claudia Urban
id UFPR_93ce6f994139ab5306eb954454a386df
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/60070
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Costa, Sheyla Francielle Mayer da, 1986-Urban, Ana Claudia, 1967-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História2019-05-17T19:41:36Z2019-05-17T19:41:36Z2018https://hdl.handle.net/1884/60070Orientadora: Profª. Drª. Ana Claudia UrbanDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de História. Defesa : Curitiba, 13/11/2018Inclui referências: p.109-113Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo refletir sobre a prática pedagógica de professores dos Anos Iniciais no que se refere ao Ensino de História. A questão principal foi: Em que medida a metodologia do Ensino de História voltada aos Anos Iniciais pode mobilizar uma aprendizagem que considera a relação do aluno com um conteúdo ou conhecimento histórico? No percurso da investigação o lugar da História foi (re)pensado a partir da sua dissolução com o advento dos Estudos Sociais. Nesse sentido, coube a primeira etapa a realização de uma pesquisa bibliográfica. Na sequência a análise de documentos que reintroduziram o ensino de História na educação básica brasileira a partir do final da década de 1980 e início da 1990. Para analisar as ações pedagógicas e a formação de professores por meio de questionário tomou-se como pressupostos de investigação as seguintes autoras: Hilary Cooper e Isabel Barca. Os resultados nos levaram a perceber que existe uma distância entre o que se discute para o Ensino de História e a prática pedagógica cotidiana de professores dos Anos Iniciais. Palavras-chave: Ensino de História dos Anos Iniciais. Prática Pedagógica. Aprendizagem Histórica.Abstract: This research had as objective to reflect on the pedagogical practice of teachers of the Initial Years with regard to Teaching History. The main question was: To what extent can the Early Years History Teaching methodology mobilize learning that considers the student's relationship to a historical content or knowledge? In the course of the investigation the place of History was (re) thought from its dissolution with the advent of Social Studies. In this sense, the first step was to carry out a bibliographic research. Following the analysis of documents that reintroduced the teaching of History in Brazilian basic education from the late 1980s and early 1990. To analyze the pedagogical actions and the training of teachers through a questionnaire were taken as research presuppositions the following authors: Hilary Cooper and Isabel Barca. The results lead us to realize that there is a gap between what is discussed for History Teaching and the daily pedagogical practice of Early Years teachers. Keywords: Early Years History Teaching. Pedagogical Practice. Historical Learning.120 p. : il. (algumas color.).application/pdfHistoria - Conhecimento e aprendizagemHistoria - Estudo e ensinoPrática pedagógicaEducação de criançasEnsino de história nos anos iniciais : reflexão sobre possibilidades para a prática pedagógicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - SHEYLA FRANCIELLE MAYER DA COSTA.pdfapplication/pdf5113449https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/60070/1/R%20-%20D%20-%20SHEYLA%20FRANCIELLE%20MAYER%20DA%20COSTA.pdf9b2eef6f6711e28e5b582f654d2b862bMD51open access1884/600702019-05-17 16:41:37.018open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/60070Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-05-17T19:41:37Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ensino de história nos anos iniciais : reflexão sobre possibilidades para a prática pedagógica
title Ensino de história nos anos iniciais : reflexão sobre possibilidades para a prática pedagógica
spellingShingle Ensino de história nos anos iniciais : reflexão sobre possibilidades para a prática pedagógica
Costa, Sheyla Francielle Mayer da, 1986-
Historia - Conhecimento e aprendizagem
Historia - Estudo e ensino
Prática pedagógica
Educação de crianças
title_short Ensino de história nos anos iniciais : reflexão sobre possibilidades para a prática pedagógica
title_full Ensino de história nos anos iniciais : reflexão sobre possibilidades para a prática pedagógica
title_fullStr Ensino de história nos anos iniciais : reflexão sobre possibilidades para a prática pedagógica
title_full_unstemmed Ensino de história nos anos iniciais : reflexão sobre possibilidades para a prática pedagógica
title_sort Ensino de história nos anos iniciais : reflexão sobre possibilidades para a prática pedagógica
author Costa, Sheyla Francielle Mayer da, 1986-
author_facet Costa, Sheyla Francielle Mayer da, 1986-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Urban, Ana Claudia, 1967-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Sheyla Francielle Mayer da, 1986-
dc.subject.por.fl_str_mv Historia - Conhecimento e aprendizagem
Historia - Estudo e ensino
Prática pedagógica
Educação de crianças
topic Historia - Conhecimento e aprendizagem
Historia - Estudo e ensino
Prática pedagógica
Educação de crianças
description Orientadora: Profª. Drª. Ana Claudia Urban
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-05-17T19:41:36Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-05-17T19:41:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/60070
url https://hdl.handle.net/1884/60070
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 120 p. : il. (algumas color.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/60070/1/R%20-%20D%20-%20SHEYLA%20FRANCIELLE%20MAYER%20DA%20COSTA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 9b2eef6f6711e28e5b582f654d2b862b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898752683933696