Algoritmos : uma perspectiva de professores de quarta e quinta séries do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/25299 |
Resumo: | Orientadora: Prof. Dr. Carlos Roberto Vianna |
id |
UFPR_595ba405ac57a545ab9b6d04e58680ae |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/25299 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoVianna, Carlos Roberto, 1958-Gonçalves, Alex Oleandro2024-02-02T18:50:06Z2024-02-02T18:50:06Z2010https://hdl.handle.net/1884/25299Orientadora: Prof. Dr. Carlos Roberto ViannaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 23/08/2010Inclui referênciasResumo: Este trabalho tem por objetivo investigar as relações entre o que o professor diz ser importante para o ensino das quatro operações fundamentais e aquilo que ele diz ensinar destas operações, identificando se há conformidade ou não entre os dois discursos com relação ao papel dos algoritmos. Trata-se de uma investigação realizada com quatro professores do município de Campina Grande do Sul, Paraná, sendo dois atuando na quarta série (atual quinto ano) e dois na quinta série (atual sexto ano). Para a coleta de informações e composição dos textos foram realizadas entrevistas em quatro momentos distintos: a partir de um questionário, entrevista por palavras-chave, entrevista semi-estruturada e entrevista em grupo. As entrevistas passaram por um processo de interpretação e análise fundamentada na prática profissional e aspectos teóricos da literatura atual sobre o ensino das quatro operações. Além disso, este trabalho constitui fontes primárias (os relatos dos professores) que possibilitam novas pesquisas que tenham como foco o que é dito pelos professores sobre sua prática no que se refere ao ensino das quatro operações.Abstract: This work has for objective to investigate the relations between what the teacher says to be important for teaching of the four basic operations and what he says to teach these operations, identifying if there is conformity or it does not between the two speeches with relation to the role of the algorithms. This-research carried out with four teachers of the city of Campina Grande do Sul, Paraná, being two acting in fourth grade (current fifth grade) and two in the fifth grade (current sixth grade). For the collection of information and composition of the texts interviews at four distinct moments had been carried through: from a questionnaire, interview for word-key, half-structuralized interview and interview in group. The interviews had passed for a process of interpretation and analysis based on the practical professional and theoretical aspects of actual literature about teaching of the four operations. Moreover, this work constitutes primary sources (the stories of teachers) that they make possible new researches that have as focus what it is said by the teachers on practical as for the teaching of the four operations.317 p. : il.application/pdfDisponível em formato digitalAlgorítmosMatemática - Estudo e ensinoProfessores de matematicaEducaçãoAlgoritmos : uma perspectiva de professores de quarta e quinta séries do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALgoncalves_2010.pdfapplication/pdf4349625https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25299/1/goncalves_2010.pdf19678bfdbd42910bd45157d78f6a121cMD51open accessTEXTgoncalves_2010.pdf.txtExtracted Texttext/plain558590https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25299/2/goncalves_2010.pdf.txt9323ac4a4c35ce1b2132aed3b3629032MD52open accessTHUMBNAILgoncalves_2010.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1141https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25299/3/goncalves_2010.pdf.jpg7ef18da39c7e464ca85437ef0eb08ef2MD53open access1884/252992024-02-02 15:50:06.576open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/25299Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-02-02T18:50:06Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Algoritmos : uma perspectiva de professores de quarta e quinta séries do ensino fundamental |
title |
Algoritmos : uma perspectiva de professores de quarta e quinta séries do ensino fundamental |
spellingShingle |
Algoritmos : uma perspectiva de professores de quarta e quinta séries do ensino fundamental Gonçalves, Alex Oleandro Algorítmos Matemática - Estudo e ensino Professores de matematica Educação |
title_short |
Algoritmos : uma perspectiva de professores de quarta e quinta séries do ensino fundamental |
title_full |
Algoritmos : uma perspectiva de professores de quarta e quinta séries do ensino fundamental |
title_fullStr |
Algoritmos : uma perspectiva de professores de quarta e quinta séries do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Algoritmos : uma perspectiva de professores de quarta e quinta séries do ensino fundamental |
title_sort |
Algoritmos : uma perspectiva de professores de quarta e quinta séries do ensino fundamental |
author |
Gonçalves, Alex Oleandro |
author_facet |
Gonçalves, Alex Oleandro |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Vianna, Carlos Roberto, 1958- |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Alex Oleandro |
contributor_str_mv |
Vianna, Carlos Roberto, 1958- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Algorítmos Matemática - Estudo e ensino Professores de matematica Educação |
topic |
Algorítmos Matemática - Estudo e ensino Professores de matematica Educação |
description |
Orientadora: Prof. Dr. Carlos Roberto Vianna |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-02-02T18:50:06Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2024-02-02T18:50:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/25299 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/25299 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
Disponível em formato digital |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
317 p. : il. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25299/1/goncalves_2010.pdf https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25299/2/goncalves_2010.pdf.txt https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25299/3/goncalves_2010.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
19678bfdbd42910bd45157d78f6a121c 9323ac4a4c35ce1b2132aed3b3629032 7ef18da39c7e464ca85437ef0eb08ef2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898805174599680 |