Algoritmos : uma perspectiva de professores de quarta e quinta séries do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Alex Oleandro
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/25299
Resumo: Orientadora: Prof. Dr. Carlos Roberto Vianna
id UFPR_595ba405ac57a545ab9b6d04e58680ae
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/25299
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoVianna, Carlos Roberto, 1958-Gonçalves, Alex Oleandro2024-02-02T18:50:06Z2024-02-02T18:50:06Z2010https://hdl.handle.net/1884/25299Orientadora: Prof. Dr. Carlos Roberto ViannaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 23/08/2010Inclui referênciasResumo: Este trabalho tem por objetivo investigar as relações entre o que o professor diz ser importante para o ensino das quatro operações fundamentais e aquilo que ele diz ensinar destas operações, identificando se há conformidade ou não entre os dois discursos com relação ao papel dos algoritmos. Trata-se de uma investigação realizada com quatro professores do município de Campina Grande do Sul, Paraná, sendo dois atuando na quarta série (atual quinto ano) e dois na quinta série (atual sexto ano). Para a coleta de informações e composição dos textos foram realizadas entrevistas em quatro momentos distintos: a partir de um questionário, entrevista por palavras-chave, entrevista semi-estruturada e entrevista em grupo. As entrevistas passaram por um processo de interpretação e análise fundamentada na prática profissional e aspectos teóricos da literatura atual sobre o ensino das quatro operações. Além disso, este trabalho constitui fontes primárias (os relatos dos professores) que possibilitam novas pesquisas que tenham como foco o que é dito pelos professores sobre sua prática no que se refere ao ensino das quatro operações.Abstract: This work has for objective to investigate the relations between what the teacher says to be important for teaching of the four basic operations and what he says to teach these operations, identifying if there is conformity or it does not between the two speeches with relation to the role of the algorithms. This-research carried out with four teachers of the city of Campina Grande do Sul, Paraná, being two acting in fourth grade (current fifth grade) and two in the fifth grade (current sixth grade). For the collection of information and composition of the texts interviews at four distinct moments had been carried through: from a questionnaire, interview for word-key, half-structuralized interview and interview in group. The interviews had passed for a process of interpretation and analysis based on the practical professional and theoretical aspects of actual literature about teaching of the four operations. Moreover, this work constitutes primary sources (the stories of teachers) that they make possible new researches that have as focus what it is said by the teachers on practical as for the teaching of the four operations.317 p. : il.application/pdfDisponível em formato digitalAlgorítmosMatemática - Estudo e ensinoProfessores de matematicaEducaçãoAlgoritmos : uma perspectiva de professores de quarta e quinta séries do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALgoncalves_2010.pdfapplication/pdf4349625https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25299/1/goncalves_2010.pdf19678bfdbd42910bd45157d78f6a121cMD51open accessTEXTgoncalves_2010.pdf.txtExtracted Texttext/plain558590https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25299/2/goncalves_2010.pdf.txt9323ac4a4c35ce1b2132aed3b3629032MD52open accessTHUMBNAILgoncalves_2010.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1141https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25299/3/goncalves_2010.pdf.jpg7ef18da39c7e464ca85437ef0eb08ef2MD53open access1884/252992024-02-02 15:50:06.576open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/25299Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-02-02T18:50:06Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Algoritmos : uma perspectiva de professores de quarta e quinta séries do ensino fundamental
title Algoritmos : uma perspectiva de professores de quarta e quinta séries do ensino fundamental
spellingShingle Algoritmos : uma perspectiva de professores de quarta e quinta séries do ensino fundamental
Gonçalves, Alex Oleandro
Algorítmos
Matemática - Estudo e ensino
Professores de matematica
Educação
title_short Algoritmos : uma perspectiva de professores de quarta e quinta séries do ensino fundamental
title_full Algoritmos : uma perspectiva de professores de quarta e quinta séries do ensino fundamental
title_fullStr Algoritmos : uma perspectiva de professores de quarta e quinta séries do ensino fundamental
title_full_unstemmed Algoritmos : uma perspectiva de professores de quarta e quinta séries do ensino fundamental
title_sort Algoritmos : uma perspectiva de professores de quarta e quinta séries do ensino fundamental
author Gonçalves, Alex Oleandro
author_facet Gonçalves, Alex Oleandro
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vianna, Carlos Roberto, 1958-
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Alex Oleandro
contributor_str_mv Vianna, Carlos Roberto, 1958-
dc.subject.por.fl_str_mv Algorítmos
Matemática - Estudo e ensino
Professores de matematica
Educação
topic Algorítmos
Matemática - Estudo e ensino
Professores de matematica
Educação
description Orientadora: Prof. Dr. Carlos Roberto Vianna
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-02-02T18:50:06Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-02-02T18:50:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/25299
url https://hdl.handle.net/1884/25299
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 317 p. : il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25299/1/goncalves_2010.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25299/2/goncalves_2010.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25299/3/goncalves_2010.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 19678bfdbd42910bd45157d78f6a121c
9323ac4a4c35ce1b2132aed3b3629032
7ef18da39c7e464ca85437ef0eb08ef2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898805174599680