Ensino explícito de estratégias de compreensão leitora : o impacto na fluência e na compreensão de texto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Conerado, Simone Aparecida, 1979-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/70116
Resumo: Orientadora: Prof. ª. Dr.ª. Veronica Branco
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spelling Conerado, Simone Aparecida, 1979-Branco, Veronica, 1947-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2021-05-10T21:53:51Z2021-05-10T21:53:51Z2020https://hdl.handle.net/1884/70116Orientadora: Prof. ª. Dr.ª. Veronica BrancoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educaçã, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 08/12/2020Inclui referências: p. 166-171Resumo: O desenvolvimento da competência leitora se encontra relacionado ao pensamento. Estudos longitudinais apresentados por Giasson (1993, 2012), Solé (1998), Colomer e Camps (2002), Kato (2005), Sim-Sim (2005), Koch e Elias (2008), Marcuschi (2008), Girotto e Souza (2010), Rasinski e Padak (2013), Spinillo et al., (2013), Oakhill et al., (2017), Viana et al., (2017), Mousinho et al., (2019), destacam que quando os estudantes passam a fazer uso consciente de estratégias de compreensão leitora, apresentam aumento nesta competência. Assim, é preciso favorecer o ensino explícito de estratégias, ou seja, é preciso explicitar para criança (O quê? Quando? Onde? Por que?) fazer para enfrentar as complexidades que o texto apresenta. Com o objetivo de comprovar o impacto do ensino explícito de estratégias de compreensão leitora para a fluência e compreensão de texto literal e inferencial pelos estudantes do 4º ano foi realizado um estudo quase experimental, com delineamento interventivo. Participaram deste estudo 50 estudantes de duas turmas de 4º ano do ensino fundamental, sendo um grupo de intervenção (n=25), 11 meninas e 14 meninos, com idade compreendida entre (8,6 e 9,5 anos) e outro grupo de controle (n=25), 11 meninas e 14 meninos, com idade entre (8,6 a 9,8 anos). O estudo foi dividido em três etapas: pré-teste - intervenção - pós-teste, que se perfizeram em 30 dias: 4 dias para realização do (pré-teste) em que foi realizado o diagnóstico a respeito das habilidades em fluência em leitura oral e compreensão de texto. 22 dias (sessões de leitura - intervenção) com duração de 55 minutos em que foi contemplado o ensino explícito de estratégias: leitura silenciosa, oral e dramatizada, previsões, inferência de sentido a palavras e expressões, referência aos conectores, resumo, reconto, uso de gráficos, perguntas ao texto, identificação de assunto e da ideia principal e 4 dias (pós-teste) para coleta de dados da fluência em leitura oral e compreensão de texto. Para coleta de dados a respeito da fluência em leitura oral, foram utilizados procedimentos descritos por Rasinski e Padak (2013) e Barros e Spinillo (2019), considerando as os apontamentos de Deeney (2010). Para verificar a compreensão literal e inferencial de texto narrativo e expositivo, foi utilizado o Protocolo de Compreensão Leitora (PROCOMLE) de Cunha e Capelline (2014). Na intervenção, voltada ao ensino explícito de estratégias de compreensão, foram utilizados 4 livros pertencentes a literatura infantil e 2 textos expositivos. Para coleta de dados a respeito das sessões de leitura, foi utilizada câmera fotográfica, Registro no Diário de Campo e atividades realizadas pelos estudantes. Os resultados das avaliações (préteste e pós-teste) foram analisados quantitativamente e as observações ao longo do processo de intervenção de forma qualitativa. A análise dos dados e as observações permitem inferir que ao serem expostos a atividades voltadas ao ensino explícito de estratégias de compreensão leitora, os estudantes podem aumentar, de forma significativa, o desempenho na fluência em leitura e na compreensão de texto literal e inferencial. Não foi evidenciado, no grupo controle, que o fato de passarem por avaliação da fluência possa ser responsável pelo aumento na compreensão. Assim, considera-se que para além de avaliar é preciso favorecer, em contexto educacional, atividades voltadas a ampliar as habilidades cognitivas e linguísticas, por meio do ensino explícito de estratégias de compreensão leitora. Palavras-chave: Estratégias de leitura 1. Compreensão de texto 2. Fluência 3. Ensino explícito 4.Abstract: The development of reading competence is related to thinking. Longitudinal studies presented by Giasson (1993, 2012), Solé (1998), Colomer and Camps (2002), Kato (2005), Sim-Sim (2005), Koch and Elias (2008), Marcuschi (2008), Girotto and Souza (2010), Rasinski and Padak (2013), Spinillo et al., (2013), Oakhill et al., (2017), Viana et al., (2017), Mousinho et al., (2019), highlight that when students start to make conscious use of reading comprehension strategies, they start to present an increase this skill. Thus, it is necessary to favor the explicit teaching of strategies, that is, it is necessary to explain to the child (What? When? Where? Why?) to do to face the complexities that the text unveils. To prove the impact of explicit teaching of reading comprehension strategies for fluency and comprehension of the literal and inferential text by 4thgrade students, an almost experimental study was carried out, with an intervention design. Fifty students from two classes of 4th grade of the elementary school participated in this study, being an intervention consisting of a group (n = 25), 11 girls and 14 boys, aged (8.6 and 9.5 years) and another group of control (n = 25), 11 girls and 14 boys, aged (8.6 to 9.8 years). The study was divided into three stages: pre-test - intervention - post-test, which were completed in 30 days: 4 days to perform the (pre-test) in which the diagnosis was made regarding fluency skills in oral reading and text comprehension. 22 days (reading sessions - intervention) lasting 55 minutes in which explicit teaching of strategies was provided: silent, oral, and dramatized reading, predictions, inference of meaning to words and expressions, a reference to connectors, summary, retelling, use of graphics, questions to the text, identification of the subject and the main idea and 4 days (post-test) to collect fluency data in oral reading and text comprehension. To collect data on fluency in oral reading, procedures described by Rasinski and Padak (2013) and Barros and Spinillo (2019) were used, considering the notes of Deeney (2010). To verify the literal and inferential understanding of narrative and expository text, the Reading Comprehension Protocol (PROCOMLE) by Cunha and Capelline (2014) was used. In the intervention, aimed at the explicit teaching of comprehension strategies, 4 children's literature books and 2 expository texts were used. To collect data on the reading sessions, a photographic camera, Record in the Field Journal, and activities performed by the students were used. The results of the evaluations (pretest and post-test) were analyzed quantitatively and the observations throughout the intervention process in a qualitative way. The analysis of the data and the observations allow us to infer that when exposed to activities aimed at the explicit teaching of reading comprehension strategies, students can significantly increase their performance in reading fluency and in understanding the literal and inferential text. It was not shown, in the control group, that the fact of undergoing fluency assessment may be responsible for the increase in understanding. Thus, it is considered that in addition to evaluating, it is necessary to favor, in an educational context, activities aimed at expanding cognitive and linguistic skills, through the explicit teaching of reading comprehension strategies. Keywords: Reading strategies 1. Text comprehension 2. Fluency 3. Explicit teaching 4171 p. : il.application/pdfCompreensão na leituraAprendizagem - Livros e leituraEducação - Livros e leituraCrianças - Livros e leituraLeitura - Estudo e ensinoEducaçãoEnsino explícito de estratégias de compreensão leitora : o impacto na fluência e na compreensão de textoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - SIMONE APARECIDA CONERADO.pdfapplication/pdf1468808https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/70116/1/R%20-%20D%20-%20SIMONE%20APARECIDA%20CONERADO.pdf52e69c0fad0aad25a4ea613e66412bc6MD51open access1884/701162021-05-10 18:53:51.219open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/70116Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-05-10T21:53:51Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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