Mudanças do saber em arte : descobrindo compatibilidades do saber a ser ensinado na disciplina de Desenho Artístico, curso de Educaçao Artística da Faculdade de Artes do Paraná

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bandeira, Denise Adriana
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/74373
Resumo: Orientadora: Prof.ª Dr.ª Leilah Santiago Bufrem
id UFPR_59b32061f17628290306e2e2808a9adf
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/74373
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Bandeira, Denise AdrianaUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoBufrem, Leilah Santiago, 1942-2022-06-22T15:48:41Z2022-06-22T15:48:41Z2001https://hdl.handle.net/1884/74373Orientadora: Prof.ª Dr.ª Leilah Santiago BufremDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2001Inclui referências: p. 221-229Área de concentração: Currículo e ConhecimentoResumo: Perscruta o saber a ser ensinado em Arte especificamente, em Desenho, na Disciplina Desenho Artístico, do curso de formação de professores em Educação Artística, habilitação Artes Plásticas, da Faculdade de Artes do Paraná (FAP). Com esta intenção, analisa os documentos oficiais, diretrizes e propostas curriculares produzidos pela Secretaria de Educação do Estado, destacando dois momentos de importância para o ensino de Arte. O primeiro momento foi caracterizado pela obrigatoriedade do ensino artístico após a Lei n.° 5.692/71 e pela definição do primeiro currículo dirigido aos cursos de formação de professores em Educação Artística. E o segundo momento que foi marcado pelas discussões sobre a democratização da educação que antecederam à aprovação da Lei n.° 9.394/96. Com o levantamento e a análise das diretrizes e propostas curriculares apresentadas para o ensino de Educação Artística no 1.° e 2.° graus obteve um panorama que permite enfocar aspectos da compatibilidade entre o saber acadêmico e o saber a ser ensinado em Desenho ao associar algumas das indicações bibliográficas apresentadas pelos ementários e conteúdos programáticos da disciplina Desenho Artístico. Os elementos instituidores dos saberes e das práticas escolares foram considerados constituídos pelas diretrizes, propostas curriculares, pareceres e pelas indicações bibliográficas e também articulados por um eixo principal que, relacionado aos aspectos teóricos da transposição didática, permitindo obter os resultados da análise proposta. Entretanto, a intenção de resgatar a produção de um saber em Arte demandou, além da revisão do processo histórico da construção desse saber, a revisão do processo histórico de criação da FAP. Neste contexto, foi determinante para completar alguns dados essenciais mapear diferentes escolas que serviram de alicerce e consolidaram o ensino de Arte, principalmente no Paraná. Como resultado, aponta necessariamente para uma revisão das propostas e diretrizes curriculares destinadas aos cursos de formação de professores em Arte, além de questionar a permanência das práticas de ensino de desenho associadas às indicações bibliográficas que servem de apoio à produção do texto do saber a ser ensinado.Abstract: The object of this study is to investigate the knowledge to be taught in Art, specifically in drawing, in the Artistic Drawing class for the Teacher’s Education course with emphasis in Visual Art o f the Faculdade de Artes do Paraná (FAP). This paper analyzes official documentation, current trends, and curricular proposals of the State’s Education Secretary with a special attention to two particular instances in Art Teaching. The first instance appeared when Art Education was made compulsory by law n° 5.692/71 thus creating the first curriculum for teacher’s education in Arts; the second is marked by the discussion on the democratization of education that came before the approval o f law n° 9.394/96. After a thorough analysis o f the guidelines and curriculum proposals presented for the teaching of Art Education in elementary and high school level courses, we have an understanding that lets us focus on compatibility aspects between the academic knowledge and the knowledge to be taught in Drawing, when we study some of the bibliographical indications given by the programmatic contents of the Artistic Drawing Course. The elements that establish the knowledge and school practices are constituted by guidelines, curriculum proposals, studies and bibliographical indications. These elements when confronted with theoretical aspects of one systematic educational transformation that allows us to obtain the results of this analysis. However, the intention to rescue the production of "Art Knowledge", besides the revision o f the historical process that led us to the construction of this knowledge, demanded us to review the historical process of the creation of FAP. In this context, it was determinant, in order to complete essential data, the study of different schools that served as a basis and helped to consolidate the teaching of art, mainly in the state of Paraná, Brazil. The results point necessarily to a revision in the proposals and curricular standards of the Education Teaching courses for the formation of Art instructors and it also questions the current practices in the teaching of drawing associated to the bibliographical indications that serve as a reference to the production of the knowledge text to be taught.viii, 264 f. : il.application/pdfDisponível em formato digitalDesenho - Estudo e ensinoArte - Estudo e ensinoRedação acadêmicaEducaçãoMudanças do saber em arte : descobrindo compatibilidades do saber a ser ensinado na disciplina de Desenho Artístico, curso de Educaçao Artística da Faculdade de Artes do Paranáinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALD - D - DENISE ADRIANA BANDEIRA.pdfapplication/pdf12295076https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/74373/1/D%20-%20D%20-%20DENISE%20ADRIANA%20BANDEIRA.pdfaa931ffbedfc18de5eb7e6510c681aa0MD51open access1884/743732022-06-22 12:48:41.356open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/74373Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-06-22T15:48:41Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Mudanças do saber em arte : descobrindo compatibilidades do saber a ser ensinado na disciplina de Desenho Artístico, curso de Educaçao Artística da Faculdade de Artes do Paraná
title Mudanças do saber em arte : descobrindo compatibilidades do saber a ser ensinado na disciplina de Desenho Artístico, curso de Educaçao Artística da Faculdade de Artes do Paraná
spellingShingle Mudanças do saber em arte : descobrindo compatibilidades do saber a ser ensinado na disciplina de Desenho Artístico, curso de Educaçao Artística da Faculdade de Artes do Paraná
Bandeira, Denise Adriana
Desenho - Estudo e ensino
Arte - Estudo e ensino
Redação acadêmica
Educação
title_short Mudanças do saber em arte : descobrindo compatibilidades do saber a ser ensinado na disciplina de Desenho Artístico, curso de Educaçao Artística da Faculdade de Artes do Paraná
title_full Mudanças do saber em arte : descobrindo compatibilidades do saber a ser ensinado na disciplina de Desenho Artístico, curso de Educaçao Artística da Faculdade de Artes do Paraná
title_fullStr Mudanças do saber em arte : descobrindo compatibilidades do saber a ser ensinado na disciplina de Desenho Artístico, curso de Educaçao Artística da Faculdade de Artes do Paraná
title_full_unstemmed Mudanças do saber em arte : descobrindo compatibilidades do saber a ser ensinado na disciplina de Desenho Artístico, curso de Educaçao Artística da Faculdade de Artes do Paraná
title_sort Mudanças do saber em arte : descobrindo compatibilidades do saber a ser ensinado na disciplina de Desenho Artístico, curso de Educaçao Artística da Faculdade de Artes do Paraná
author Bandeira, Denise Adriana
author_facet Bandeira, Denise Adriana
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Bandeira, Denise Adriana
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bufrem, Leilah Santiago, 1942-
contributor_str_mv Bufrem, Leilah Santiago, 1942-
dc.subject.por.fl_str_mv Desenho - Estudo e ensino
Arte - Estudo e ensino
Redação acadêmica
Educação
topic Desenho - Estudo e ensino
Arte - Estudo e ensino
Redação acadêmica
Educação
description Orientadora: Prof.ª Dr.ª Leilah Santiago Bufrem
publishDate 2001
dc.date.issued.fl_str_mv 2001
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-06-22T15:48:41Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-06-22T15:48:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/74373
url https://hdl.handle.net/1884/74373
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv viii, 264 f. : il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/74373/1/D%20-%20D%20-%20DENISE%20ADRIANA%20BANDEIRA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv aa931ffbedfc18de5eb7e6510c681aa0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860375576051712