Projeto bens comuns : a práxis do bem comum e a cidadania ativa através do ensino de ciências ambientais e filosofia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Müller Júnior, Levy
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/58503
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Luiz Fernando Lautert
id UFPR_59c5432107fa285ffcce3a994dffa449
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/58503
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Müller Júnior, LevyUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Programa de Pós-Graduação em Rede para o Ensino das Ciências AmbientaisLautert, Luiz Fernando de Carli2019-01-16T15:00:58Z2019-01-16T15:00:58Z2018https://hdl.handle.net/1884/58503Orientador: Prof. Dr. Luiz Fernando LautertDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais. Defesa : Matinhos, 26/09/2018Inclui referências: p.42-43Resumo: A presente dissertação procura ressaltar a importância da valorização dos bens comuns para a sociedade e relatar duas experiências de ensino-aprendizagem onde o tema foi desenvolvido a partir das aulas de ética na disciplina de Filosofia. Após a introdução, a primeira parte da dissertação desenvolve mais a perspectiva teórica do projeto, ou seja, o tema é apresentado e contextualizado a partir da leitura do livro "Beni Comuni" do jurista italiano Ugo Mattei. O autor enfatiza, entre outras coisas, que a ideia de bens comuns (apresentados como algo que tem natureza relacional, e todos têm o direito de usufruir deles) precisa ser resgatada e difundida. Quando as pessoas de uma maneira geral valorizarem a água, por exemplo, enquanto bem comum, então será inconcebível a privatização das companhias de abastecimento. Na segunda parte da dissertação, voltada para a prática, tem-se o relato de dois momentos (duas experiências feitas em escolas públicas no município de Guaratuba/PR) onde o projeto foi aplicado. O caminho mais adequado para a valorização dos bens comuns pode ser obtido através do "parto das ideias" que Sócrates propôs com seu modo de fazer filosofia. O trabalho também apresenta uma proposta de protocolo didático (ou sequência didática) para os professores que queiram aplicar esta ideia em outros contextos e adaptá-la de acordo com as necessidades locais. Estas experiências foram denominadas "Projeto Bens Comuns", pois visavam desenvolver nos discentes a perspectiva de que os recursos naturais são bens comuns e precisam ser tutelados por todos (enquanto ato ligado ao conceito de cidadania). A partir das aulas de filosofia que abordavam ética foi possível desenvolver um debate utilizando o modus operandi de Sócrates, ou seja, o "parto das ideias" onde o interlocutor expressa o que realmente pensa e não simplesmente repete o que as convenções sociais sugerem. Dentro deste contexto os alunos puderam também realizar cartazes para ilustrar os seus pensamentos e sua pesquisa. O mais importante deste processo é desencadear no aluno a perspectiva de que a reflexão desenvolvida durante a aula de filosofia precisa influenciar e aperfeiçoar a prática no cotidiano. PALAVRAS-CHAVE: Filosofia. Bens Comuns. Meio ambiente. Ecopedagogia. Grupo focal. Ciências ambientais. Ensino médio.Abstract: The present dissertation tries to expose in a succinct way the importance of the valorization of the common goods and to report two teaching-learning experiences where the theme was developed from the ethics classes in the discipline of Philosophy. In the first article, which is theoretical, the theme is presented and contextualized from the reading of the book "Beni Comuni" by the Italian jurist Ugo Mattei. The author emphasizes, among other things, that the idea of the common good needs to be rescued and diffused. When people generally understand that water, for example, is a common good, then privatization of supply companies will be inconceivable. In the second article (aimed at the practice) we have the report of two moments that occurred in different schools where the project was applied. The most adequate way for valuing common goods is born of the "birth of ideas" that Socrates proposed with his way of doing philosophy. The paper also presents a proposal for a didactic protocol for teachers who want to apply this idea in other contexts and adapt it according to local needs. KEYWORDS: Philosophy. Common Goods. Environment. Ecopedagogy. Focus group. Environmental Sciences. High school.43 p. : il. (algumas color.).application/pdfBem comumFilosofia - Ensino médioFilosofia - Estudo e ensinoEducação ambientalProjeto bens comuns : a práxis do bem comum e a cidadania ativa através do ensino de ciências ambientais e filosofiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - LEVY MULLER JUNIOR.pdfapplication/pdf47330103https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/58503/1/R%20-%20D%20-%20LEVY%20MULLER%20JUNIOR.pdfda26fa35251724c45530f96a422047d4MD51open access1884/585032019-01-16 13:00:58.766open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/58503Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-01-16T15:00:58Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Projeto bens comuns : a práxis do bem comum e a cidadania ativa através do ensino de ciências ambientais e filosofia
title Projeto bens comuns : a práxis do bem comum e a cidadania ativa através do ensino de ciências ambientais e filosofia
spellingShingle Projeto bens comuns : a práxis do bem comum e a cidadania ativa através do ensino de ciências ambientais e filosofia
Müller Júnior, Levy
Bem comum
Filosofia - Ensino médio
Filosofia - Estudo e ensino
Educação ambiental
title_short Projeto bens comuns : a práxis do bem comum e a cidadania ativa através do ensino de ciências ambientais e filosofia
title_full Projeto bens comuns : a práxis do bem comum e a cidadania ativa através do ensino de ciências ambientais e filosofia
title_fullStr Projeto bens comuns : a práxis do bem comum e a cidadania ativa através do ensino de ciências ambientais e filosofia
title_full_unstemmed Projeto bens comuns : a práxis do bem comum e a cidadania ativa através do ensino de ciências ambientais e filosofia
title_sort Projeto bens comuns : a práxis do bem comum e a cidadania ativa através do ensino de ciências ambientais e filosofia
author Müller Júnior, Levy
author_facet Müller Júnior, Levy
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Programa de Pós-Graduação em Rede para o Ensino das Ciências Ambientais
dc.contributor.author.fl_str_mv Müller Júnior, Levy
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lautert, Luiz Fernando de Carli
contributor_str_mv Lautert, Luiz Fernando de Carli
dc.subject.por.fl_str_mv Bem comum
Filosofia - Ensino médio
Filosofia - Estudo e ensino
Educação ambiental
topic Bem comum
Filosofia - Ensino médio
Filosofia - Estudo e ensino
Educação ambiental
description Orientador: Prof. Dr. Luiz Fernando Lautert
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-01-16T15:00:58Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-01-16T15:00:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/58503
url https://hdl.handle.net/1884/58503
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 43 p. : il. (algumas color.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/58503/1/R%20-%20D%20-%20LEVY%20MULLER%20JUNIOR.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv da26fa35251724c45530f96a422047d4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860851943079936