O lugar do lazer no cotidiano das aulas de educação física no âmbito escolar : as maneiras de fazer dos professores do município de Curitiba

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moro, Luize
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1884/52757
Resumo: Orientadora : Profª. Drª. Simone Rechia
id UFPR_5a6abedc4baf25439ad776b3c095f56d
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/52757
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Moro, LuizeUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Educação FísicaRechia, Simone2018-01-15T17:41:10Z2018-01-15T17:41:10Z2017http://hdl.handle.net/1884/52757Orientadora : Profª. Drª. Simone RechiaTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Defesa: Curitiba, 28/07/2017Inclui referências : f. 132-143Resumo: O processo de educação oferecido pela escola, tem se dado de diferentes formas ao longo do desenvolvimento da sociedade. Atualmente, diferentes correntes teóricas sustentam que a Educação deve desenvolver os alunos em todas as suas dimensões, permitindo que os mesmos reflitam, construam e atuem na própria vida de forma consciente e cidadã. Com base neste pressuposto e considerando o tempo/espaço de lazer como parte da vida dos sujeitos, possibilidade de desenvolvimento social e direito garantido pela constituição brasileira, a problemática desta pesquisa versa sobre o "lugar" do lazer no processo ensino-aprendizagem vinculado à Educação Física, enquanto área de conhecimento, presente no currículo da escola. A pesquisa teve como objetivo geral identificar o lugar do fenômeno lazer no cotidiano das aulas da área de Educação Física na escola. Seus objetivos específicos buscaram: 1. Identificar o lugar do lazer nos documentos que norteiam a área de Educação Física no ambiente escolar. 2. Reconhecer quem são os professores pesquisados e o lugar do fenômeno lazer no conjunto da formação docente dos mesmos. 3. Descortinar as maneiras de fazer dos professores de Educação Física e o lugar do lazer em suas práticas cotidianas. Assim, esta pesquisa foi desenvolvida em uma abordagem qualitativa, com a participação dos professores de Educação Física da Rede Municipal de Ensino de Curitiba, materializada em três fases: Na primeira fase vinte e um professores participaram respondendo a um questionário eletrônico. Na segunda fase foram realizadas entrevistas semiestruturadas com nove deles e na terceira fase foram entrevistadas duas responsáveis pelo Departamento de Gestão de Currículos da Secretaria Municipal de Educação de Curitiba. Partindo-se da análise dos dados coletados, foram delimitadas as seguintes categorias de análise: O lugar do fenômeno lazer no conjunto da formação docente dos professores pesquisados; O lugar do lazer nos documentos que norteiam a Educação Física; O lugar do Lazer na prática pedagógica dos professores pesquisados. Ao fim, reconhecemos o esforço dos nove professores pesquisados em qualificar o processo educativo. Podemos afirmar que a Educação para e pelo lazer encontra lugar nas práticas pedagógicas desenvolvidas por estes professores, no entanto, ainda de forma periférica e fragilizada, pois muitas vezes tais práticas se defrontam com um sistema educacional ainda muito fragmentado, conteudista e controlador. Porém encontramos sinais de que novas perspectivas de educação começam a ser trilhadas, possibilitando e reconhecendo o Lazer como dimensão da vida que merece destaque nos currículos e nas práticas escolares para uma formação cidadã. . Palavras-chave: Educação. Escola. Educação Física. Lazer.Abstract: The education process offered by schools has occurred in different ways as society develops. In our days, different theories emphasize that education must develop students in all dimensions, allowing them to reflect, to build and to act in their own lives consciously. Considering this assumption as well as leisure time/space as part of the people's life, the possibility of social development and the right granted by the Brazilian constitution, the research problem of this study discussed the place of leisure at the teaching-learning process linked to the Physical Education (PE) area, as a study area, present at the school curriculum. The general objective of this study was to identify where the leisure phenomenon was situated daily at the schools PE activities. The specific objectives were: 1) To identify the leisure place on the documents that guides the PE area in the school environment. 2) To know who are the teachers selected and where the leisure phenomenon was situated in their background. 3) To show ways that PE teachers place the leisure on their daily practices. Thus, a qualitative approach was used to develop this study, recruiting PE teachers from Municipal Schools of Curitiba City, under 3 phases: On the first phase twenty one PE teachers answered and electronic questionnaire. The second phase nine PE teachers passed through semi structured interviews, and on the third phase, interviews with two persons in charge of the Department of Curriculum Management from the Municipal Education Secretary of Curitiba was applied. For data analyses, the following categories were used: The place of the leisure phenomenon on the formation background of the PE teachers; the place of the leisure in the documents that guide the PE; the place of leisure on the pedagogical practice of the PE teachers. Finally, we recognize the efforts from the nine PE teachers to improve the educational process. We can assure that the education using leisure activities has a place on the pedagogical practices organized by these teachers, although a bit distant and fragile, since several times these practices faced a fragmented educational system, and an inflexible and controlled content. However, we found new signals of educational perspective being constructed, enabling and recognizing leisure as a life dimension that deserves high credits on the curriculum and school practices in order to form responsible citizens. Key words: Education; School; Physical Education; Leisure151 p. : il. color.application/pdfDisponível em formato digitalEducação FísicaLazerEscolasEducação fisicaO lugar do lazer no cotidiano das aulas de educação física no âmbito escolar : as maneiras de fazer dos professores do município de Curitibainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - LUIZE MORO.pdfapplication/pdf2083156https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/52757/1/R%20-%20T%20-%20LUIZE%20MORO.pdfe130e08ef12d6c14599fab672b66260cMD51open access1884/527572018-01-15 15:41:10.709open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/52757Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082018-01-15T17:41:10Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O lugar do lazer no cotidiano das aulas de educação física no âmbito escolar : as maneiras de fazer dos professores do município de Curitiba
title O lugar do lazer no cotidiano das aulas de educação física no âmbito escolar : as maneiras de fazer dos professores do município de Curitiba
spellingShingle O lugar do lazer no cotidiano das aulas de educação física no âmbito escolar : as maneiras de fazer dos professores do município de Curitiba
Moro, Luize
Educação Física
Lazer
Escolas
Educação fisica
title_short O lugar do lazer no cotidiano das aulas de educação física no âmbito escolar : as maneiras de fazer dos professores do município de Curitiba
title_full O lugar do lazer no cotidiano das aulas de educação física no âmbito escolar : as maneiras de fazer dos professores do município de Curitiba
title_fullStr O lugar do lazer no cotidiano das aulas de educação física no âmbito escolar : as maneiras de fazer dos professores do município de Curitiba
title_full_unstemmed O lugar do lazer no cotidiano das aulas de educação física no âmbito escolar : as maneiras de fazer dos professores do município de Curitiba
title_sort O lugar do lazer no cotidiano das aulas de educação física no âmbito escolar : as maneiras de fazer dos professores do município de Curitiba
author Moro, Luize
author_facet Moro, Luize
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Educação Física
dc.contributor.author.fl_str_mv Moro, Luize
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rechia, Simone
contributor_str_mv Rechia, Simone
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Lazer
Escolas
Educação fisica
topic Educação Física
Lazer
Escolas
Educação fisica
description Orientadora : Profª. Drª. Simone Rechia
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-01-15T17:41:10Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-01-15T17:41:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1884/52757
url http://hdl.handle.net/1884/52757
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 151 p. : il. color.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/52757/1/R%20-%20T%20-%20LUIZE%20MORO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e130e08ef12d6c14599fab672b66260c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898700318048256