A trajetória histórica dos negros brasileiros : da escravidão a aplicação da lei 10639 no espaço escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Neuton Damásio
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/52792
Resumo: Orientadora : Tânia Aparecida Lopes
id UFPR_5ab0249900979b3ad016b54e9cf5dc0a
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/52792
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Pereira, Neuton DamásioLopes, Tania AparecidaUniversidade Federal do Paraná. Coordenadoria de Integração de Políticas de Educação a Distância. Curso de Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciais2019-09-26T19:22:19Z2019-09-26T19:22:19Z2015https://hdl.handle.net/1884/52792Orientadora : Tânia Aparecida LopesMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Educação das Relações Étnico-RaciaisInclui referênciasResumo : A presente pesquisa irá delinear a trajetória histórica dos negros no Brasil até a promulgação da Lei 10.639 de 2003. O objetivo da pesquisa é trazer uma revisão histórica da luta dos negros na história do Brasil, desde o período escravista, passando por todas as fases da história do país, até a promulgação da Lei 10.639 de 2003. A metodologia empregada na pesquisa é a de revisão bibliográfica e analise de legislações pertinentes a vida dos negros ao longo da história do Brasil, com ênfase a pesquisadores como Kabenguele Munanga, Wlamyra R. Albuquerque, Domingues, Mônica Lima, Chiavenato, Nei Lopes, Maria Aparecida Silva Bento, entre outros, além de legislações federais e estaduais, que trazem referenciais sobre a população negra, a lei 10.639 e assuntos correlatos. O primeiro capítulo irá tratar da trajetória do negro na história do Brasil. A segunda parte traz uma discussão sobre a efetivação da lei na escola. A terceira parte mostrar a relação entre o racismo, à escola e a lei 10.639. Os resultados da pesquisa devem apontar para uma percepção de que a Lei 10.639/2003 é fruto da luta histórica dos negros, que desde que chegaram ao Brasil, após serem sequestrados e escravizados, nunca deixaram de lutar por direito a igualdade.Abstract : This study will outline the historical trajectory of blacks in Brazil until the enactment of Law 10.639 in 2003. The aim of the research is to bring a historical review of the struggle of blacks in Brazil's history, from the slavery period, going through all stages of history of the country, until the enactment of Law 10.639 in 2003. The methodology used in this research is a literature review and analysis of relevant legislation and the lives of blacks throughout the history of Brazil, with emphasis on how researchers Kabenguele Munanga, R. Wlamyra Albuquerque, Domingues, Monica Lima, Chiavenato, Nei Lopes, Maria Aparecida Silva Benedict, among others, in addition to federal and state laws, which bring references about black people, 10,639 law and related matters. The first chapter will discuss the history of blacks in Brazil's history. The second part presents a discussion about the legitimacy of the law school. The third part to show the relationship between racism, school and law 10.639. The search results should point to a perception that the Law 10.639 / 2003 is the result of the historical struggle of blacks, who since coming to Brazil after being kidnapped and enslaved, never stopped fighting for the right to equality.106 f.application/pdfNegros - Relações raciais - BrasilNegros - História - BrasilEducaçãoA trajetória histórica dos negros brasileiros : da escravidão a aplicação da lei 10639 no espaço escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - NEUTON DAMASIO PEREIRA.pdfapplication/pdf844617https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/52792/1/R%20-%20E%20-%20NEUTON%20DAMASIO%20PEREIRA.pdf642dff101c63ca8ca3eeb018f1c9f263MD51open access1884/527922019-09-26 16:22:20.047open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/52792Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-09-26T19:22:20Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A trajetória histórica dos negros brasileiros : da escravidão a aplicação da lei 10639 no espaço escolar
title A trajetória histórica dos negros brasileiros : da escravidão a aplicação da lei 10639 no espaço escolar
spellingShingle A trajetória histórica dos negros brasileiros : da escravidão a aplicação da lei 10639 no espaço escolar
Pereira, Neuton Damásio
Negros - Relações raciais - Brasil
Negros - História - Brasil
Educação
title_short A trajetória histórica dos negros brasileiros : da escravidão a aplicação da lei 10639 no espaço escolar
title_full A trajetória histórica dos negros brasileiros : da escravidão a aplicação da lei 10639 no espaço escolar
title_fullStr A trajetória histórica dos negros brasileiros : da escravidão a aplicação da lei 10639 no espaço escolar
title_full_unstemmed A trajetória histórica dos negros brasileiros : da escravidão a aplicação da lei 10639 no espaço escolar
title_sort A trajetória histórica dos negros brasileiros : da escravidão a aplicação da lei 10639 no espaço escolar
author Pereira, Neuton Damásio
author_facet Pereira, Neuton Damásio
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Lopes, Tania Aparecida
Universidade Federal do Paraná. Coordenadoria de Integração de Políticas de Educação a Distância. Curso de Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciais
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Neuton Damásio
dc.subject.por.fl_str_mv Negros - Relações raciais - Brasil
Negros - História - Brasil
Educação
topic Negros - Relações raciais - Brasil
Negros - História - Brasil
Educação
description Orientadora : Tânia Aparecida Lopes
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-09-26T19:22:19Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-09-26T19:22:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/52792
url https://hdl.handle.net/1884/52792
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 106 f.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/52792/1/R%20-%20E%20-%20NEUTON%20DAMASIO%20PEREIRA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 642dff101c63ca8ca3eeb018f1c9f263
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898843760099328