As vivências motrizes na socialização da criança de 7 anos : o significado atribuído pela família e pelo lar infantil em Bogotá

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Casagrande, Martha Monica Ruiz Leon
Data de Publicação: 1993
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/68351
Resumo: Orientador: Valter Bracht
id UFPR_5bccb8417a8e902de357b19edf1af95c
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/68351
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Casagrande, Martha Monica Ruiz LeonRamos, Corina Lucia CostaUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoBracht, Valter, 1957-2022-08-17T18:46:31Z2022-08-17T18:46:31Z1993https://hdl.handle.net/1884/68351Orientador: Valter BrachtCoorientadora: Corina Lúcia Costa RamosDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Pós-Graduação em EducaçãoInclui referências: p. 197-202Resumo: Sendo o interesse do presente estudo analisar as vivências motrizes no processo de socialização da criança de sete anos sob a óptica da família e a Instituição Pré-escolar (Lar Infantil) em Bogotá, foi necessário caracterizar alguns conceitos norteadores a partir da consulta à literatura sobre teorias de socialização, de desenvolvimento humano, sobre abordagens da educação e Tendências na pré-escola como também sobre abordagens do movimento humano. Posteriormente a fim de contextualizar o estudo na Colômbia e em Bogotá foi caracterizada a situação da família, da criança e da educação para seguidamente diferenciar as instituições que oferecem este serviço ficando identificado o Lar Infantil como instituição a ser pesquisada. A pesquisa de campo pretendia descobrir pistas que iluminassem o problema e foi realizada no Lar Infantil "Rayito de Sol" selecionando as crianças de sete anos com as famílias, a professora responsável por esse nível e a diretora da instituição. Após a pesquisa de campo e através das entrevistas e observações foi concluído que os agentes socializadores (formais e informais) das crianças pesquisadas, em Bogotá, compreendem as vivências motrizes como um recurso para conseguir o desenvolvimento de atributos relacionados a padrões estabelecidos - sejam estes morais, cognitivos, sociais, físicos ou de higiene - e como via de aproximação da criança com seu contexto social e de aprendizagem neste. Foi concluído, também, que é necessária uma proposta educacional que não esteja restrita nem à escola nem a um processo de educação formal, que na opinião da autora deve se aproximar da abordagem sócio-cultural de Paulo Freire. Foi concluído, ainda, que é necessária uma proposta de abordagem do movimento Humano que recupere a interdependência existente na visão Homem-Mundo e que na opinião da autora é a concepção dialógica para o Movimento Humano de Tamboer; portanto, recomenda-se a implementação dessas abordagens na Pré-escola e a revitalização do projeto do Lar Infantil com a inclusão desses novos fundamentos.Resumen: Siendo el interés del presente estúdio, analizar las vivencias motrices en el proceso de soeialización del niño de siete años, sobre la óptica de la familia y la institución prescolar, Hogar Infantil, en Bogotá, fué necesario caracterizar algunos conceptos centrales, a partir de la consulta de la Iiteratura específica sobre teorias de socialización y de desarrollo humano, también con relación a abordajes de la educación y las tendencias en el prescolar y finalmente sobre abordajes del movimiento humano. Posteriormente, con el objetivo de contextualizar el estudio en Colombia y en Bogotá se caracterizó la situacián de la familia, del niño y de la educación, para enseguida diferenciar las instituciones que oferecem este servicio, identificandose así, la institución que seria investigada. La Investigación de campo pretendia descubrir pistas que ayudaran a iluminar el problema, por tanto, fué realizada en el Hogar Infantil, seleccionado los niños de siete anos con sus familias, la profesora reponsable por ese nivel y la directora de la institución. Después del trabajo de campo y a través de las entrevistas y observaciones se concluyó que los agentes socializadores (formales e informales) de los niños de siete anos del Hogar Infantil investigado en Bogotá, comprenden las vivencias motrices como un recurso para conseguir el desarrollo de atributos relacionados com patrones establecidos - asi sean estos morales, cognoscitivos, sociales, físicos o de higiene - e como via de aproximación del niño con su contexto social y de aprendizaje en este. Se concluyó que es necesaria una propuesta educacional que no esté restricta ni a la escuela, ni a un proceso de educación formal, que según la opinión de la autora debe aproximarse del abordaje socio-cultural, de Paulo Freire. Fue concluido también, la necesidad de una propuesta de abordaje del movimento humano, que recupere la interdependencia existente em la visión Hombre-Mundo y que la autora considera que és la concepción dialógica para el Movimento Humano, de Tamboer; portanto, se recomienda la implementación de essas abordajes para el prescolar y la revitalización del proyeto del Hogar Infantil com la inclusión de los nuevos fundamentos.xii, 202 f. : il., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalSocializaçãoRedação acadêmicaEducaçãoAs vivências motrizes na socialização da criança de 7 anos : o significado atribuído pela família e pelo lar infantil em Bogotáinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALD - MARTHA MONICA RUIZ LEON CASAGRANDE.pdfapplication/pdf12160298https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/68351/1/D%20-%20MARTHA%20MONICA%20RUIZ%20LEON%20CASAGRANDE.pdfeaeafac593e8b7de418fb73b16d34db7MD51open access1884/683512022-08-17 15:46:31.824open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/68351Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-08-17T18:46:31Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As vivências motrizes na socialização da criança de 7 anos : o significado atribuído pela família e pelo lar infantil em Bogotá
title As vivências motrizes na socialização da criança de 7 anos : o significado atribuído pela família e pelo lar infantil em Bogotá
spellingShingle As vivências motrizes na socialização da criança de 7 anos : o significado atribuído pela família e pelo lar infantil em Bogotá
Casagrande, Martha Monica Ruiz Leon
Socialização
Redação acadêmica
Educação
title_short As vivências motrizes na socialização da criança de 7 anos : o significado atribuído pela família e pelo lar infantil em Bogotá
title_full As vivências motrizes na socialização da criança de 7 anos : o significado atribuído pela família e pelo lar infantil em Bogotá
title_fullStr As vivências motrizes na socialização da criança de 7 anos : o significado atribuído pela família e pelo lar infantil em Bogotá
title_full_unstemmed As vivências motrizes na socialização da criança de 7 anos : o significado atribuído pela família e pelo lar infantil em Bogotá
title_sort As vivências motrizes na socialização da criança de 7 anos : o significado atribuído pela família e pelo lar infantil em Bogotá
author Casagrande, Martha Monica Ruiz Leon
author_facet Casagrande, Martha Monica Ruiz Leon
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Ramos, Corina Lucia Costa
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Casagrande, Martha Monica Ruiz Leon
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bracht, Valter, 1957-
contributor_str_mv Bracht, Valter, 1957-
dc.subject.por.fl_str_mv Socialização
Redação acadêmica
Educação
topic Socialização
Redação acadêmica
Educação
description Orientador: Valter Bracht
publishDate 1993
dc.date.issued.fl_str_mv 1993
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-17T18:46:31Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-08-17T18:46:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/68351
url https://hdl.handle.net/1884/68351
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv xii, 202 f. : il., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/68351/1/D%20-%20MARTHA%20MONICA%20RUIZ%20LEON%20CASAGRANDE.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv eaeafac593e8b7de418fb73b16d34db7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898817127317504