Parâmetros e indicadores de qualidade da educação infantil na Rede Municipal de Curitiba : avaliação interna ou externa?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gregorio, Claudia Alessandra, 1981-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/64519
Resumo: Orientadora: Profª Drª Rose Meri Trojan
id UFPR_5c3d80e60bcd418bb44d5465cdbf8a52
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/64519
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Gregorio, Claudia Alessandra, 1981-Trojan, Rose Meri, 1951-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2019-12-13T14:12:33Z2019-12-13T14:12:33Z2019https://hdl.handle.net/1884/64519Orientadora: Profª Drª Rose Meri TrojanDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 29/03/2019Inclui referênciasÁrea de concentração: Políticas educacionaisResumo: A presente pesquisa teve como tema o modelo de avaliação da Educação Infantil de Curitiba, proposto e elaborado pela Secretaria Municipal de Educação, que é realizado segundo o documento Parâmetros e Indicadores de Qualidade para Educação Infantil (PIQ) e desenvolvido nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI). O objetivo da pesquisa foi investigar se esta avaliação, intitulada como autoavaliação é de fato uma avaliação interna. Ou seja, o problema é saber como os Parâmetros Indicadores de Qualidade para os Centros Municipais de Educação Infantil de Curitiba (PIQ) se constituíram em uma política municipal de avaliação dos CMEIS, para entender se a avaliação do CMEIS da rede municipal de Curitiba pode ser caracterizada como avaliação institucional interna ou avaliação em larga escala. A discussão acerca dos conceitos sobre avaliação externa e interna baseou-se em Brandalise (2007), Freitas (2017, 2014) e Nunes (2014), entre outros, os quais proporcionaram fundamentos para análise empregada. A metodologia contou com uma fundamentação teórica; estudo do documento PIQ (à luz da teoria); uma análise do processo e dos resultados obtidos nas avaliações; e uma comparação das características das avaliações externas e internas com aquelas que são adotadas na avaliação do PIQ. Os resultados mostraram que as características apresentadas pelo documento e pelo processo de implementação e aplicação da avaliação em questão estabelecem uma estreita relação com as avaliações externas. O trabalho indicou a possibilidade de que os dados não sejam confiáveis, o que pode suscitar dúvidas sobre a efetividade desse modelo de avaliação. Palavras-chave: Políticas de Avaliação. Avaliação Interna e Externa. Avaliação Institucional da Educação Infantil. Parâmetros de Qualidade para a Educação Infantil.Abstract: The present study had as theme the evaluation model of early-childhood education in Curitiba, proposed and elaborated by the Municipal Education Department, which is carried out according to the document Parameters and Indicators of Quality for Early Childhood Education (PIQ) and developed on the Municipal Centers for Early Childhood Education (CMEI). The aim of the research was to investigate whether this evaluation, titled as self-assessment is in fact an internal evaluation. In other words, the problem is to know how Parameters Indicators of Quality for Early Childhood Education (PIQ) were constituted in a municipal evaluation policy of the CMEIS, to understand if the CMEIS' evaluation of the municipal network of Curitiba can be characterized as internal institutional evaluation or large-scale evaluation. The discussion about the concepts of external and internal evaluation was based on Brandalise (2007), Freitas (2017, 2014) and Nunes (2014), among others, which provided grounds for the analysis employed. The methodology had a theoretical basis; study of the PIQ document (in light of theory); an analysis of the process and the results obtained in the evaluations; and a characteristics comparison of the external and internal evaluations with those that are adopted in the PIQ evaluation. The results showed that the characteristics presented by the document and the process of implementation and application of the evaluation in question establish a close relationship with the external evaluations. The work indicated the possibility that the data may not be reliable, and it may raise doubts about the effectiveness of this evaluation model. Keywords: Evaluation Policies. Internal and External Evaluation. Institutional Evaluation of Early Childhood Education. Quality Parameters for Early Childhood Education.[186] p. : il. (algumas color.).application/pdfEducação de criançasAvaliação educacionalEscolas municipais - Curitiba (PR)EducaçãoParâmetros e indicadores de qualidade da educação infantil na Rede Municipal de Curitiba : avaliação interna ou externa?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - CLAUDIA ALESSANDRA GREGORIO.pdfapplication/pdf1589643https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/64519/1/R%20-%20D%20-%20CLAUDIA%20ALESSANDRA%20GREGORIO.pdf7456c1d65d6376342e160157b2adb997MD51open access1884/645192019-12-13 11:12:33.644open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/64519Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-12-13T14:12:33Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Parâmetros e indicadores de qualidade da educação infantil na Rede Municipal de Curitiba : avaliação interna ou externa?
title Parâmetros e indicadores de qualidade da educação infantil na Rede Municipal de Curitiba : avaliação interna ou externa?
spellingShingle Parâmetros e indicadores de qualidade da educação infantil na Rede Municipal de Curitiba : avaliação interna ou externa?
Gregorio, Claudia Alessandra, 1981-
Educação de crianças
Avaliação educacional
Escolas municipais - Curitiba (PR)
Educação
title_short Parâmetros e indicadores de qualidade da educação infantil na Rede Municipal de Curitiba : avaliação interna ou externa?
title_full Parâmetros e indicadores de qualidade da educação infantil na Rede Municipal de Curitiba : avaliação interna ou externa?
title_fullStr Parâmetros e indicadores de qualidade da educação infantil na Rede Municipal de Curitiba : avaliação interna ou externa?
title_full_unstemmed Parâmetros e indicadores de qualidade da educação infantil na Rede Municipal de Curitiba : avaliação interna ou externa?
title_sort Parâmetros e indicadores de qualidade da educação infantil na Rede Municipal de Curitiba : avaliação interna ou externa?
author Gregorio, Claudia Alessandra, 1981-
author_facet Gregorio, Claudia Alessandra, 1981-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Trojan, Rose Meri, 1951-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Gregorio, Claudia Alessandra, 1981-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de crianças
Avaliação educacional
Escolas municipais - Curitiba (PR)
Educação
topic Educação de crianças
Avaliação educacional
Escolas municipais - Curitiba (PR)
Educação
description Orientadora: Profª Drª Rose Meri Trojan
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-12-13T14:12:33Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-12-13T14:12:33Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/64519
url https://hdl.handle.net/1884/64519
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv [186] p. : il. (algumas color.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/64519/1/R%20-%20D%20-%20CLAUDIA%20ALESSANDRA%20GREGORIO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 7456c1d65d6376342e160157b2adb997
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860457617686528