Mudanças promovidas pela Aprendizagem Colaborativa e Tecnologia da Informação em sala de aula na disciplina Sistemas Estruturais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Ronaldo Gomes de
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/81542
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Sérgio Scheer
id UFPR_5cc813db98f244f7b992a3ea52b1bd66
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/81542
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência dos Materiais - PIPEScheer, Sérgio, 1957-Carvalho, Ronaldo Gomes de2024-05-24T13:25:22Z2024-05-24T13:25:22Z2003https://hdl.handle.net/1884/81542Orientador: Prof. Dr. Sérgio ScheerDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Curso de Pós-Graduação em Engenharia CivilInclui referências: p. 111-112Resumo: A informação e a comunicação têm tirado grande proveito dos avanços das tecnologias. Como consequência, vem ocorrendo uma transformação no processo educacional superior brasileiro. Esta dissertação pretende mostrar facetas desta transformação trabalhando o tema: a reengenharia do aprender a aprender utilizando novas tecnologias de informação e comunicação. Para realização desta dissertação optou-se pelo estudo de ambientes virtuais de aprendizagem no apoio a programas de aprendizagem. Utilizou-se como objeto de estudo o ambiente "Eureca", desenvolvido pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR e duas das turmas do programa de aprendizagem Sistemas Estruturais - Resistência dos Materiais do curso de Arquitetura e Urbanismo da PUCPR, que são tema da Pesquisa em Aprendizagem Colaborativa com Tecnologias Interativas - PACTO, que vem sendo realizada pelo Mestrado em Educação da PUCPR. Concluiu-se que o resultado do estudo da utilização de novas tecnologias de informação e comunicação apoiando metodologias de ensino inovadoras pode ser considera do satisfatório, apontando novos horizontes que em muito poderão colaborar com o futuro do aprender a aprender.Abstract: Information and communication, have been taking great advantage with technology's development. This process causes a transformation in Brazilian's graduation education. This work intends to show faces of this transformation studying the theme: learn to learn reengineering using new information and communication technologies. The analysis of learning virtual ambience made possible the development of this work. The ambience "Eureka", that is being developed by "Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR", has been used as an object in this research. Another object that has been used were two classes of "Sistemas Estruturais - Resistência dos Materiais" from the course of "Arquitetura e Urbanismo" of "PUCPR". These classes are being used in another research project, the "Pesquisa em Aprendizagem Colaborativa com Tecnologias Interativas - PACTO" which is taken in "PUCPR". The result of this research, which studies the use of new information and communication technologies supporting new learning methodologies, can be considered satisfactory, pointing out new horizons that can have a great contribution with the future of learn to learn.ix, 112f. : il., grafs., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalEnsino auxiliado por computadorResistência de materiais - Ensino auxiliado por computadorTecnologia educacionalEngenharia de Materiais e MetalurgiaMudanças promovidas pela Aprendizagem Colaborativa e Tecnologia da Informação em sala de aula na disciplina Sistemas Estruturaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALD - D - RONALDO GOMES DE CARVALHO.pdfapplication/pdf26949098https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/81542/1/D%20-%20D%20-%20RONALDO%20GOMES%20DE%20CARVALHO.pdfb2ad65fc62fcf68f87142fd2fe5ecb1bMD51open access1884/815422024-05-24 10:25:22.713open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/81542Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-05-24T13:25:22Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Mudanças promovidas pela Aprendizagem Colaborativa e Tecnologia da Informação em sala de aula na disciplina Sistemas Estruturais
title Mudanças promovidas pela Aprendizagem Colaborativa e Tecnologia da Informação em sala de aula na disciplina Sistemas Estruturais
spellingShingle Mudanças promovidas pela Aprendizagem Colaborativa e Tecnologia da Informação em sala de aula na disciplina Sistemas Estruturais
Carvalho, Ronaldo Gomes de
Ensino auxiliado por computador
Resistência de materiais - Ensino auxiliado por computador
Tecnologia educacional
Engenharia de Materiais e Metalurgia
title_short Mudanças promovidas pela Aprendizagem Colaborativa e Tecnologia da Informação em sala de aula na disciplina Sistemas Estruturais
title_full Mudanças promovidas pela Aprendizagem Colaborativa e Tecnologia da Informação em sala de aula na disciplina Sistemas Estruturais
title_fullStr Mudanças promovidas pela Aprendizagem Colaborativa e Tecnologia da Informação em sala de aula na disciplina Sistemas Estruturais
title_full_unstemmed Mudanças promovidas pela Aprendizagem Colaborativa e Tecnologia da Informação em sala de aula na disciplina Sistemas Estruturais
title_sort Mudanças promovidas pela Aprendizagem Colaborativa e Tecnologia da Informação em sala de aula na disciplina Sistemas Estruturais
author Carvalho, Ronaldo Gomes de
author_facet Carvalho, Ronaldo Gomes de
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência dos Materiais - PIPE
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Scheer, Sérgio, 1957-
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Ronaldo Gomes de
contributor_str_mv Scheer, Sérgio, 1957-
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino auxiliado por computador
Resistência de materiais - Ensino auxiliado por computador
Tecnologia educacional
Engenharia de Materiais e Metalurgia
topic Ensino auxiliado por computador
Resistência de materiais - Ensino auxiliado por computador
Tecnologia educacional
Engenharia de Materiais e Metalurgia
description Orientador: Prof. Dr. Sérgio Scheer
publishDate 2003
dc.date.issued.fl_str_mv 2003
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-05-24T13:25:22Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-05-24T13:25:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/81542
url https://hdl.handle.net/1884/81542
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv ix, 112f. : il., grafs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/81542/1/D%20-%20D%20-%20RONALDO%20GOMES%20DE%20CARVALHO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b2ad65fc62fcf68f87142fd2fe5ecb1b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898821338398720