Influência dos vieses de excesso de confiança e otimismo sobre gerenciamento de resultados em campanhias listadas na BM&FBOVESPA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Allan Marcelo de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1884/47755
Resumo: Orientador : Prof. Dr. Rodrigo Oliveira Soares
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spelling Oliveira, Allan Marcelo deUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em ContabilidadeSoares, Rodrigo Oliveira, 1966-2017-06-28T21:20:21Z2017-06-28T21:20:21Z2017http://hdl.handle.net/1884/47755Orientador : Prof. Dr. Rodrigo Oliveira SoaresDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Contabilidade. Defesa: Curitiba, 28/03/2017Inclui referências : f. 60-68Área de concentração : Contabilidade Financeira e FinançasResumo; O objetivo da presente pesquisa consiste em verificar a influência do excesso de confiança e otimismo sobre o gerenciamento de resultados em companhias listadas na BM&FBOVESPA no período de 2011 a 2015. O referencial teórico está estruturado de forma a abordar a teoria de base (Teoria das Escolhas Contábeis), o gerenciamento de resultados e os vieses de excesso de confiança e otimismo. Para alcançar o objetivo, realizou-se um estudo descritivo e explicativo, quantitativo e documental. A amostra está composta por companhias listadas na BM&FBOVESPA no período entre 2011 e 2015, sendo que foram excluídos os bancos, companhias de seguros e holdings e algumas empresas que apresentaram insuficiência de dados, deixando a amostra composta por 136 empresas. Os dados foram coletados no Bloomberg® e o método utilizado foi regressão pooled OLS com auxílio do software STATA®. A variável dependente, Gerenciamento de Resultados, foi estimada pelo modelo de Jones Modificado (Dechow, Sloan & Sweeney, 1995), e a independente, excesso de confiança e otimismo, com adaptação de uma medida proposta por Malmendier e Tate (2005). Segundo os autores, se o CEO é excessivamente confiante e otimista o número de ações adquiridas pela empresa que atua é maior quando em comparação com número de ações vendidas, medida chamada de net buyer (comprador habitual), pois este acredita que a empresa é suficientemente propensa a resultados favoráveis, subestimando seus riscos. Além destas, foram tratadas como variáveis explicativas o crescimento, desempenho, alavancagem, tamanho e setor da economia. Os resultados sugerem que o excesso de confiança e otimismo está relacionado positiva e significativamente com o gerenciamento de resultados, ou seja, CEOs mais excessivamente confiantes e otimistas gerenciam mais seus resultados, e estes achados estão de acordo com pesquisas realizados em outros países. Além disso, foi verificado significância estatística na relação com gerenciamento de resultados das seguintes variáveis: desempenho, alavancagem, tamanho e os setores de Bens Industriais, Materiais Básicos, Saúde, Tecnologia da Informarmação, Telecomunicações e Utilidade Pública. De toda forma, as conclusões aqui verificadas contribuem para instigar novas pesquisas que aprofundem a influência de aspectos comportamentais sobre a tomada de decisão da gestão. Palavras-chave: Excesso de Confiança e Otimismo. Gerenciamento de Resultados. Teoria das Escolhas Contábeis. CEO.Abstract: The objective of this research is to verify the influence of overconfidence and optimism on the management of results in companies listed on BM&FBOVESPA between 2011 and 2015. The theoretical framework is structured in order to approach the basic theory (Theory of Accounting Choices), the earnings management and the biases of overconfidence and optimism. To reach the objective, a descriptive and explanatory, quantitative and documentary study was carried out. The sample is comprised of companies listed on the BM&FBOVESPA between 2011 and 2015, excluding banks, insurance companies and holding companies and some companies that presented insufficient data, leaving the sample composed of 136 companies. The data were collected in Bloomberg® and the method used was pooled OLS regression with the aid of STATA® software. The dependent variable, Earnings Management, was estimated by the Modified Jones model (Dechow, Sloan & Sweeney, 1995), and the independent, overconfidence and optimism, with adaptation of a measure proposed by Malmendier and Tate (2005). According to the authors, if the CEO is overconfident and optimistic the number of shares acquired by the company that acts is greater when compared to the number of shares sold, measure called net buyer, since the latter believes that the company is sufficiently prone to favorable outcomes, underestimating their risks. Besides these, the growth, performance, leverage, size and sector of the economy were treated as explanatory variables. The results suggest that overconfidence and optimism are positively and significantly related to earnings management, that is, CEOs more overconfident and optimistic manage their results more, and these findings are in line with research conducted in other countries. In addition, statistical significance was verified in the relation with earnings management of the following variables: performance, leverage, size and the sectors Industrial, Basic Materials, Health, Information Technology, Telecommunications and Public Utility. In any case, the conclusions verified here contribute to instigate new research that deepens the influence of behavioral aspects on management decision making. Key words: Overconfidence and Optimism. Earnings Management. Theory of Accounting Choices. CEO.71 f. : il.; tabs., grafs.application/pdfDisponível em formato digitalCiências ContábeisInvestimentos - AdministraçãoInvestimentos - Processo decisorioContabilidade gerencialDiretores-executivosInfluência dos vieses de excesso de confiança e otimismo sobre gerenciamento de resultados em campanhias listadas na BM&FBOVESPAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - ALLAN MARCELO DE OLIVEIRA.pdfapplication/pdf1110798https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/47755/1/R%20-%20D%20-%20ALLAN%20MARCELO%20DE%20OLIVEIRA.pdf051cdeb1424a0257c31995adac3c70adMD51open access1884/477552017-06-28 18:20:21.994open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/47755Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082017-06-28T21:20:21Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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