A relevância da genialidade para o sistema crítico kantiano
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/26795 |
Resumo: | Orientador: Prof. Dr. Vinicius Berlendis de Figueiredo |
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Souza Filho, Luiz Carlos deFigueiredo, Vinicius de, 1965-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Filosofia2020-02-11T14:40:10Z2020-02-11T14:40:10Z2011https://hdl.handle.net/1884/26795Orientador: Prof. Dr. Vinicius Berlendis de FigueiredoDissertaçao (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciencias Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduaçao em Filosofia. Defesa: Curitiba, 18/11/2011Inclui referênciasÁrea de concentraçao: História da filosofia moderna e contemporâneaResumo: A presente dissertação visa dar um panorama geral sobre o papel da genialidade na filosofia de Immanuel Kant, possibilitando assim identificar que a genialidade está localizada no limite do sistema crítico kantiano, ou seja, a produção artística só é possível graças as faculdades do gênio permanecerem no âmbito supra-sensível e sua arte ser produzida no mundo sensível. Com isso, o gênio insere-se em um embate presente em todo o sistema kantiano, a saber, a distinção entre liberdade e natureza. Portanto o gênio deve ser livre para produzir uma obra de arte e simultaneamente pertencer à natureza que é determinada. Notamos também que a genialidade passa por mudanças no decorrer do pensamento kantiano, pois no período pré-crítico existe a possibilidade do gênio, movido pelo entusiasmo, tanto no âmbito das ciências quanto no das artes, pois a genialidade segundo Kant é inata, é um dom dado pela natureza, e falar em inatismo nas ciências é no mínimo polêmico. Contudo, no período crítico a genialidade limita-se à produção artística, desaparecendo por completo do âmbito científico. O entusiasmo que movia tanto o gênio científico quanto o artístico permanece, com a diferença de que nas ciências Kant dá ao nome de Grandes Cérebros e nas artes de Gênios. Outro aspecto que abordamos no decorrer da pesquisa é que a arte só é possível mediante liberdade, isto é, mediante um arbítrio que põe a razão como fundamento de suas ações. Uma novidade no pensamento kantiano, pois este mecanismo no qual a razão é fundamento de nossas ções limitava-se a moralidade, agora com a Crítica do Juízo este mecanismo também é responsável pela produção artística.Abstract: The present dissertation offers an overview on the role of geniality in the philosophy of Immanuel Kant, making it possible to identify that geniality is located in the bounds of the Kantian system of criticism, therefore, the artistic production is only possible ecause the faculties of the genius remain in the super sensible realm and art is produced on the sensible world. Thus, the genius finds himself as part of a battle present throughout the Kantian system: the distinction between freedom and nature, so the genius must be free to make a work of art and simultaneously belong to nature which is determined. Also remarkable is the fact that the concept of geniality changes as the Kantian thought progresses. As for the pre critical period, there is the possibility of the genius moved by enthusiasm in the realms of both, science and art; such a surprising fact once geniality is, according to Kant, inborn, a gift given by nature, and to talk about something being inborn is, to say the least, controversial in terms of science. Nevertheless, in the critical period geniality is limited to the artistic production, vanishing completely from the scientific perspective. The enthusiasm which moved the artistic and the scientific geniuses remain almost intact, except from the fact that Kant calls it Great Minds in the sciences and Geniuses when it comes to the matters of art. Another aspect analyzed by this project is that art is only possible through freedom, through a will that establishes reason as the core of its actions. This is new to the Kantian thought since the mechanism in which actions are based on reason was limited to morality, but with KdU it is also responsible for the artistic production.111f.application/pdfDisponível em formato digitalKant, Immanuel, 1724-1804 - Crítica e interpretaçãoDissertações - FilosofiaArte - FilosofiaLiberdadeNaturezaFilosofiaA relevância da genialidade para o sistema crítico kantianoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDISSERTACAO LUIZ CARLOS - A RELEVANCIA DA GENIALIDADE PARA O SISTEMA CRITICO KANTIANO.pdfapplication/pdf5621562https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26795/1/DISSERTACAO%20LUIZ%20CARLOS%20-%20A%20RELEVANCIA%20DA%20GENIALIDADE%20PARA%20O%20SISTEMA%20CRITICO%20KANTIANO.pdf920549b40bb7f7c09d07f1fb22f15afdMD51open accessTEXTDISSERTACAO LUIZ CARLOS - A RELEVANCIA DA GENIALIDADE PARA O SISTEMA CRITICO KANTIANO.pdf.txtExtracted Texttext/plain307878https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26795/2/DISSERTACAO%20LUIZ%20CARLOS%20-%20A%20RELEVANCIA%20DA%20GENIALIDADE%20PARA%20O%20SISTEMA%20CRITICO%20KANTIANO.pdf.txt364ef33d293dab8933529f9f9a4832c9MD52open accessTHUMBNAILDISSERTACAO LUIZ CARLOS - A RELEVANCIA DA GENIALIDADE PARA O SISTEMA CRITICO KANTIANO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1247https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26795/3/DISSERTACAO%20LUIZ%20CARLOS%20-%20A%20RELEVANCIA%20DA%20GENIALIDADE%20PARA%20O%20SISTEMA%20CRITICO%20KANTIANO.pdf.jpg3c74863f05905e779586927381db3c52MD53open access1884/267952020-02-11 11:40:10.112open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/26795Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-02-11T14:40:10Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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