A educação farmacêutica como instrumento para a manutenção ou transformação da sociedade : um estudo a partir do Curso de Farmácia da Universidade Federal do Paraná

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Marcelo José de Souza e, 1984-
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/30205
Resumo: Orientador : Carlos Herold Júnior
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spelling Silva, Marcelo José de Souza e, 1984-Albuquerque, Guilherme Souza Cavalcanti de, 1956-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoHerold Junior, Carlos2020-10-05T18:43:14Z2020-10-05T18:43:14Z2013https://hdl.handle.net/1884/30205Orientador : Carlos Herold JúniorCo-orientador : Guilherme Souza Cavalcanti de AlbuquerqueApêndiceDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 14/03/13Bibliografia : fls. 213-214 e notas de rodapéResumo: Esta dissertação traz uma discussão sobre a educação escolar farmacêutica. Seu objetivo é desvelar as contradições internas na formação do farmacêutico, para explicitar os vetores que operam na direção da manutenção da ordem do capital e/ou na direção de sua transformação, com o intuito de atuar praticamente nas lacunas dessas contradições internas, para operar a favor das possibilidades de superação da ordem capitalista, que limita a humanização dos sujeitos. Tem como base teórica e metodológica o materialismo histórico-dialético, a partir do qual foram adotados os seguintes procedimentos: revisão bibliográfica sobre o ensino de farmácia no Brasil, análise do Projeto Político-Pedagógico (PPP) atual do curso de farmácia da UFPR, e análise das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para os cursos de farmácia. Nossas análises nos mostraram quatro contradições internas fundamentais na formação do farmacêutico, que são: a utilização do ideário do aprender a aprender como concepção pedagógica, o que leva a um ensino que limita o desenvolvimento do pensamento aos pseudoconceitos; a suposição de que o ensino baseado em uma formação humanística e ética é a solução para resolver questões da esfera singular, não entendendo que esse humanismo e essa ética estão na esfera universal; acreditar que a interdisciplinaridade é a solução para a fragmentação do ensino, a partir de uma análise fundamentada na lógica formal, sem entender que ela se dá a partir da fragmentação do trabalho na sociedade capitalista, não sendo simplesmente uma fragmentação epistemológica; e um conceito de saúde relegado ao senso comum, que não aponta o que realmente é saúde para no capitalismo, favorecendo a adaptação a esse modo de produção. Dessa forma, confirmaram nossa hipótese de que a formação existente no curso de farmácia da UFPR privilegia uma maior adaptabilidade do sujeito às relações sociais capitalistas, ao invés de ter como objetivo a formação do sujeito que privilegia a transmissão e apropriação do conhecimento histórico e socialmente produzido pela humanidade, como parte de suas objetivações e apropriações para que de fato se forme como sujeito consciente das relações sociais em que se encontra e que tenha condições de transformá-las.Abstract: This thesis provides a discussion of school education of pharmacy. Its goal is to reveal the internal contradictions in the pharmacist's formation to clarify the vectors that operate in the direction of maintaining order on capital and / or the direction of its transformation, in order to act practically into the gaps of these internal contradictions, to operate in favor of the possibility of overcoming the capitalist order, which limits the humanization of the subjects. It is based on the theoretical and methodological historical-dialectical materialism, from which we adopted the following: literature review on teaching pharmacy in Brazil, analysis of the current Political Pedagogic Project (PPP) of pharmacy course at UFPR, and analysis of the National Curriculum Guidelines (DCN) for pharmacy courses. Our analysis showed us four main internal contradictions in the formation of pharmacists, which are: the use of the ideas of learning to learn as instructional design, which leads to an education which limits the development of thought to pseudoconcepts; the assumption that teaching based in a humanistic and ethical is the solution to resolve issues of the singular sphere, not understanding that this humanism and ethics are into the universal sphere; believe that interdisciplinarity is the solution to the fragmentation of education, from an analysis based on the logic formal, not understanding that it takes from the fragmentation of labor in capitalist society, it is not simply an epistemological fragmentation; and a health concept relegated to common sense, which does not indicate what health really is in capitalism, favoring adaptation to this mode of production. Thus, confirmed our hypothesis that the existing formation into the pharmacy course at UFPR favors greater adaptability of the subject to the capitalist social relations, rather than having as its goal the formation of the subject that emphasizes the transmission and appropriation of historical and socially knowledge produced by humanity, as part of their objectivations and appropriations to actually be formed as conscious subject of the social relations in which it is and which is able to transform them.214 f. : il., gráfs., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalDissertações - EducaçãoFarmácia - Estudo e ensinoFarmaceuticos - FormaçãoHumanização na saúdeFarmácia - HistóriaEducaçãoA educação farmacêutica como instrumento para a manutenção ou transformação da sociedade : um estudo a partir do Curso de Farmácia da Universidade Federal do Paranáinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - MARCELO JOSE DE SOUZA E SILVA.pdfapplication/pdf2164437https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/30205/1/R%20-%20D%20-%20MARCELO%20JOSE%20DE%20SOUZA%20E%20SILVA.pdfecb9ead2040c44da6f852fcdc1cc5fdbMD51open accessTEXTR - D - MARCELO JOSE DE SOUZA E SILVA.pdf.txtExtracted Texttext/plain499090https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/30205/2/R%20-%20D%20-%20MARCELO%20JOSE%20DE%20SOUZA%20E%20SILVA.pdf.txt247a1ee3a8dcf95502fb44ff007818c6MD52open accessTHUMBNAILR - D - MARCELO JOSE DE SOUZA E SILVA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1293https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/30205/3/R%20-%20D%20-%20MARCELO%20JOSE%20DE%20SOUZA%20E%20SILVA.pdf.jpgaf0b9da07df6c7049a36a02b27bcd4beMD53open access1884/302052020-10-05 15:43:14.354open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/30205Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-10-05T18:43:14Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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