Inserção de módulos semipresenciais no processo ensino-aprendizagem nas disciplinas de atenção farmacêutica no curso de graduação em Farmácia na UFPR
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/41776 |
Resumo: | Orientador : Prof. Dr. Cassyano J. Correr |
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Czepula, Alexandra Ingrid dos SantosPontarolo, Roberto, 1954-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Ciências FarmacêuticasCorrer, Cassyano Januário, 1977-2020-07-17T00:00:46Z2020-07-17T00:00:46Z2015https://hdl.handle.net/1884/41776Orientador : Prof. Dr. Cassyano J. CorrerCoorientador : Prof. Dr. Roberto PantaroloTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas. Defesa: Curitiba, 14/12/2015Inclui referências : f. 197-222Área de concentração: Insumos, medicamentos e correlatosResumo: O objetivo geral desta tese foi analisar a implantação de uma metodologia ativa, em um modelo de educação semipresencial, no processo ensino-aprendizagem aplicado aos alunos das disciplinas de Atenção Farmacêutica I e II no curso de graduação em Farmácia da UFPR. O estudo foi de caráter misto dividido em três capítulos: I) identificação dos estilos de aprendizagem dos alunos do curso de graduação em Farmácia da UFPR, II) desenvolvimento e avaliação de um modelo de educação semipresencial, III) e estudo qualitativo com os docentes do curso de farmácia da UFPR. Resultados: Participaram da identificação dos estilos 297 alunos, com mediana de idade de 21 anos, entre os quais 77,1% são mulheres. O estilo pragmático é o estilo de aprendizagem predominante entre os alunos do curso em Farmácia da UFPR. Não é a área de atuação que define o estilo de aprendizagem predominante dos alunos e sim fatores familiares, experiências prévias e das exigências do ambiente em que a pessoa vive. No desenvolvimento e avaliação do modelo de educação estudado obteve-se resultados positivos em relação ao desempenho dos alunos na aquisição de conhecimentos ao longo das disciplinas, por meio da realização e comparação dos resultados entre avaliações diagnóstica e somativa, baseadas na Taxonomia de Bloom. Na Atenção Farmacêutica I ocorreram modificações nos escores do pré-teste e do pósteste geral com um aumento das médias entre as provas (de 4,8 para 6,3), com uma variação percentual de 30,2% caracterizando diferença estatisticamente significativa (p< 0,05). Também nos três níveis da Taxonomia de Bloom foram observados aumento da variação percentual da média, no nível I (29,8%), no nível II (21,2%) e no nível III (37,2%). Na Atenção Farmacêutica II ocorreram modificações nos escores do pré-teste e do pós-teste geral com um aumento das médias entre as provas (de 4,1 para 5,5), com uma variação percentual de 34,1% caracterizando diferença estatisticamente significativa (p< 0,05). Também nos três níveis da Taxonomia de Bloom foram observados aumento da variação percentual da média, no nível I (16,7%), no nível II (39,5%) e no nível III (37,8%). Este é o primeiro estudo descrito no Brasil que relaciona Atenção Farmacêutica e Blended Learning. Os docentes do curso de Farmácia da UFPR têm pouco conhecimento e experiência em relação a modalidade de ensino EaD. Os docentes identificaram mais vantagens do que desvantagens à modalidade de ensino EaD em relação a utilização da mesma tanto para docentes quanto para os discentes. Os docentes apesar do pouco conhecimento e pouca experiência com a modalidade de ensino EaD demonstraram uma excelente aceitação em relação à esta modalidade, bem como, acreditam ser uma tendência no atual modelo de ensino para os cursos de graduação de ensino superior. A maior parte deles trabalharia com as suas disciplinas nesta modalidade. A metodologia ativa utilizada no processo ensinoaprendizagem teve resultados positivos em relação ao desempenho de aquisição de conhecimentos. Com a implantação desta metodologia foi avaliado a melhora da aprendizagem entre esses alunos, respondendo a nossa pergunta problema. Incentivo e suporte devem ser fornecidos aos docentes para que possam desenvolver novas metodologias sugeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Farmácia. Palavras-chave: Educação Farmacêutica, Atenção Farmacêutica, Blend-learning, Cuestionario Honey Alonso de Estilos de Aprendizaje (CHAEA), questões múltiplas escolhas, Taxonomia de Bloom, percepção alunos, percepção docentes.Abstract: The objective of this study was to analyze the implementation of an active methodology in a blended education model, in the teaching-learning process applied to students of the disciplines Pharmaceutical Care I and II of the Bachelor of Pharmacy at the Federal University of Paraná. The study was mixed. It was divided into three chapters: I) identification of learning styles among Pharmacy students in the Bachelor of Pharmacy at the Federal University of Paraná, II) development and evaluation of a model of blended education, III) and a qualitative study with teachers of the Bachelor of Pharmacy at the Federal University of Paraná. Results: 297 students participated in the identification of learning styles, with a median age of 21 years-old, among which 77.1% were women. The pragmatist learning style is predominant among students in the Bachelor of Pharmacy at the Federal University of Paraná. The area of activity does not define the predominant learning style of students, but family factors, previous experiences and environmental requirements in which the person lives. In the development and evaluation of the studied education model, we obtained positive results regarding the performance of students in acquiring knowledge during the disciplines, through the implementation and comparison of results between diagnostic and summative assessments based on Bloom's Taxonomy. In the discipline Pharmaceutical Care I occurred modifications in the pre-test scores and the overall post-test with an increase in average between the tests (4.8 to 6.3), with a percentage change of 30.2%, which was statistically significant (p <0.05). It was also observed increases in the average percentage change in the three levels of Bloom's Taxonomy: level I (29.8%), level II (21.2%) and level III (37.2%). In the discipline Pharmaceutical Care II occurred modifications in the pre-test scores and the overall post-test with an increase in average between the tests (4.1 to 5.5), with a percentage change of 34.1%, which was statistically significant (p <0.05). Similarly, it was observed increases in the average percentage change in the three levels of Bloom's Taxonomy: the level I (16.7%), level II (39.5%) and III level (37.8%). This is the first study described in Brazil relating Pharmaceutical Care and Blended Learning. Teachers of the Bachelor of Pharmacy at the Federal University of Paraná have little knowledge and experience with distance education teaching modality. Teachers identified more advantages than disadvantages for distance learning education modality, regarding its use for both teachers and students. Despite the little knowledge and little experience with distance education modality of education, teachers have shown a great acceptance in relation to this mode. They also believe it is a trend in the current educational model for higher education. Most of them would use this method in their disciplines. The active methodology used in the teaching-learning process had positive results regarding the performance of acquiring knowledge. With the implementation of this methodology was carried out to improve the learning of these students by answering our question problem. Encouragement and support should be provided to teachers so they can develop new methodologies suggested by the National Curricular Guidelines for Bachelor in Pharmacy. Keywords: Pharmaceutical Education, Pharmaceutical Care, Blended-learning, Cuestionario Honey Alonso Aprendizaje Styles (CHAEA), multiple-choices questions, Bloom's Taxonomy, perception students, teachers' perception.268 f. : il., algumas color.application/pdfDisponível em formato digitalFarmáciaEducaçao em farmaciaAtenção farmacêuticaInserção de módulos semipresenciais no processo ensino-aprendizagem nas disciplinas de atenção farmacêutica no curso de graduação em Farmácia na UFPRinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessTEXTR - T - ALEXANDRA INGRID DOS SANTOS CZEPULA.pdf.txtExtracted Texttext/plain423037https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41776/1/R%20-%20T%20-%20ALEXANDRA%20INGRID%20DOS%20SANTOS%20CZEPULA.pdf.txt704e992e12c155bd070cfd8ada904c5dMD51open accessORIGINALR - T - ALEXANDRA INGRID DOS SANTOS CZEPULA.pdfapplication/pdf6440288https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41776/2/R%20-%20T%20-%20ALEXANDRA%20INGRID%20DOS%20SANTOS%20CZEPULA.pdf2b2cc3c89edfbc839a5e4c2861a19518MD52open accessTHUMBNAILR - T - ALEXANDRA INGRID DOS SANTOS CZEPULA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1298https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41776/3/R%20-%20T%20-%20ALEXANDRA%20INGRID%20DOS%20SANTOS%20CZEPULA.pdf.jpg45eabf7fb0f51dc27adc7fdb357d91caMD53open access1884/417762020-07-16 21:00:46.598open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/41776Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-07-17T00:00:46Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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