A formação humanística do médico na sociedade do século XXI : uma análise curricular
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/13312 |
Resumo: | Orientadora: Maria Cecília Marins de Oliveira |
id |
UFPR_5f2d4b16dc9a7c749e5791a19e07923d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/13312 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Ristow, Aline MariaUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoOliveira, Maria Cecilia Marins de, 1943-2022-08-19T19:43:37Z2022-08-19T19:43:37Z2007https://hdl.handle.net/1884/13312Orientadora: Maria Cecília Marins de OliveiraDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2007Inclui bibliografia e anexosResumo: Esta pesquisa tem como objeto de estudo a formação médica, sob a perspectiva humanística, do Curso de Medicina da Universidade Federal do Paraná. O método comparativo foi empregado na análise dos currículos de três Cursos de Medicina, das Universidades, Federal do Paraná, de São Paulo de Ribeirão Preto e da Federal de Santa Catarina, visando detectar nas disciplinas subsídios que possibilitassem identificá-las com a formação humanística. O processo de análise comparativa sustentou-se em fontes primárias documentais e na revisão de literatura. As transformações sociais, científicas e tecnológicas, dos últimos anos do século XX, foram levadas em consideração, procurando relacioná-las às modificações do pensamento humano e suas repercussões na sociedade. Filosoficamente, fundamentou-se em conceitos de educação humanística e nas concepções habermasianas sobre a Modernidade, a ótica do mundo sistêmico, inscrevendo-se neste contexto a razão instrumental e a razão comunicativa. Os objetivos pretenderam verificar as modificações do pensamento humano, relacionando-o à formação médica e à sociedade de forma geral, bem como refletir sobre a humanística na formação médica atual, como facilitadora das relações humanas mediadas pela comunicação. Ainda, buscar pela análise documental aspectos formais que expressassem a presença de conteúdos humanísticos, na formação médica, do Curso de Medicina, da Universidade Federal do Paraná. A conclusão deste estudo apontou a necessidade de reflexão sobre a inclusão formal de conteúdos relacionados à formação humanística na Graduação de Medicina da Universidade Federal do Paraná.Abstract: This research has the medical formation as its study object, according to the humanistic view, that's causing the changes in the health and medical education concepts. A comparative method was used to analyze the resumes/curriculums of three Medicine Courses, Parana's Federal University, São Paulos's Ribeirão Preto's University and Santa Catarina's Federal University, intending to detect subsidies at their subjects that may able to identify them as the humanistic formation. The comparative analysis process was based on a primary sources documents and a literature revision. The social, scientific and technological transformations, of the last years of the XX century, were taken in to consideration, trying to relate them to the human thoughts alterations and its repercussions in the society. Philosophically, was based on humanistic education concepts and the habermasians conceptions on Modernity, the view of the systemic world, inserting at this context the instrumental and communicative reasons. The objectives intended to verify the human thought modifications, relating them to the medical formation and to the society in a general form, as well as reflect to the humanistic at the current medical formation as a connection of the human relations mediated by communication. And on top of everything, search formal aspects that expresses the humanistic contents presents at the medical formation on the Medicine Course of Parana's Federal University by the documentary analysis. The conclusion of this study pointed to the need of reflection on the formal inclusion of content related to humanistic training on the Graduation of Medicine, of the Federal University of Paraná.180 f. : il.application/pdfDisponível em formato digitalMédicos - FormaçãoMédicos - HumanismoRedação acadêmicaEducaçãoA formação humanística do médico na sociedade do século XXI : uma análise curricularinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDissertação2.pdfapplication/pdf1374780https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/13312/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o2.pdf677e1f54715891264ff551c717e9c4beMD51open accessTEXTDissertação2.pdf.txtExtracted Texttext/plain384099https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/13312/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o2.pdf.txt7a26dc73dce6d88e56610d2c3132cc3aMD52open accessTHUMBNAILDissertação2.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1253https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/13312/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o2.pdf.jpg674e084c2104428abce3da15de505eefMD53open access1884/133122022-08-19 16:43:37.79open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/13312Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-08-19T19:43:37Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A formação humanística do médico na sociedade do século XXI : uma análise curricular |
title |
A formação humanística do médico na sociedade do século XXI : uma análise curricular |
spellingShingle |
A formação humanística do médico na sociedade do século XXI : uma análise curricular Ristow, Aline Maria Médicos - Formação Médicos - Humanismo Redação acadêmica Educação |
title_short |
A formação humanística do médico na sociedade do século XXI : uma análise curricular |
title_full |
A formação humanística do médico na sociedade do século XXI : uma análise curricular |
title_fullStr |
A formação humanística do médico na sociedade do século XXI : uma análise curricular |
title_full_unstemmed |
A formação humanística do médico na sociedade do século XXI : uma análise curricular |
title_sort |
A formação humanística do médico na sociedade do século XXI : uma análise curricular |
author |
Ristow, Aline Maria |
author_facet |
Ristow, Aline Maria |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ristow, Aline Maria |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Oliveira, Maria Cecilia Marins de, 1943- |
contributor_str_mv |
Oliveira, Maria Cecilia Marins de, 1943- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Médicos - Formação Médicos - Humanismo Redação acadêmica Educação |
topic |
Médicos - Formação Médicos - Humanismo Redação acadêmica Educação |
description |
Orientadora: Maria Cecília Marins de Oliveira |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-08-19T19:43:37Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-08-19T19:43:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/13312 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/13312 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
Disponível em formato digital |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
180 f. : il. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/13312/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o2.pdf https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/13312/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o2.pdf.txt https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/13312/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o2.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
677e1f54715891264ff551c717e9c4be 7a26dc73dce6d88e56610d2c3132cc3a 674e084c2104428abce3da15de505eef |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898680764203008 |