Otimizaçâo na oferta de disciplinas em cursos superiores através de seqüenciamentos adequados : uma proposta metodológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Casagrande, Ronaldo Vinicius
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/16026
Resumo: Orientador: Celso Carnieri
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spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Métodos Numéricos em EngenhariaCarnieri, Celso, 1947-Casagrande, Ronaldo Vinicius2024-05-20T17:07:38Z2024-05-20T17:07:38Z2008https://hdl.handle.net/1884/16026Orientador: Celso CarnieriTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas e Setor de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Métodos Numéricos em Engenharia. Defesa: Curitiba, 2008Inclui bibliografia e anexosÁrea de concentração: Programação matemáticaResumo: Historicamente no Brasil, as instituições de ensino quase nunca foram vistas como organizações empresariais aptas à aplicação da ciência administrativa. Em virtude disso, o setor está em crise. Hoje as instituições de ensino privadas sofrem dos mesmos problemas enfrentados pela maioria das organizações: concorrência. Dentre as soluções para fugir da crise, a otimização de recursos é um dos principais "remédios" para a enfermidade no setor. Estudos mostram que o custo com o corpo docente em uma instituição de ensino pode chegar a mais de 50% dos custos globais. Portanto, a otimização desse recurso é importante para a racionalização de custos. Alocando-se disciplinas em períodos apropriados dos cursos faz com que se oportunize a unificação de disciplinas, ocasionando, com isso, a otimização de professores. Isso é plenamente viável em cursos livres, cursos superiores de tecnologia, cursos de pós-graduação e em alguns cursos de graduação tradicional onde se tenha estrutura curricular modular. Entretanto a alocação de disciplinas deve ser feita com imensa cautela. O seqüenciamento da oferta de disciplinas de um curso pode ser alterado até certo ponto, pois se sabe que as disciplinas, mesmo quando não exigem pré-requisitos formais, devem ser ofertadas em uma seqüência lógica a fim de não comprometer a aprendizagem dos alunos. Fazendo-se uma investigação do processo de formação de um aluno, percebe-se que este apresenta uma relação muito estreita com um processo fabril qualquer, composto de itens e lotes de produção, máquinas operatrizes, seqüências de produção, entre outros elementos. Assim, pode-se encarar a otimização docente como fruto de um processo adequado de seqüenciamento de produção sujeito a restrições. Para a pesquisa em questão as principais restrições dizem respeito à desordem ocasionada no currículo pelo seqüenciamento das disciplinas ao longo dos períodos dos cursos. Assim, o objetivo da pesquisa em questão foi desenvolver uma metodologia que permita obter a melhor seqüência de oferta de disciplinas para as turmas existentes de um curso considerado a fim de maximizar a unificação de disciplinas sem que comprometa a qualidade de aprendizagem dos alunos. Uma contribuição à ciência dada por esta pesquisa ocorre, também, na geração de indicadores que avaliam o grau de desordem curricular, tendo em vista a subjetividade existente. Esses indicadores atuam como restrição do sistema de otimização, servindo como balizador na relação custobenefício. O processo de otimização foi realizado através da Busca Tabu, tendo em vista a inviabilidade da utilização de métodos exatos para tal situação. O sistema de otimização desenvolvido foi aplicado em dois cursos superiores de tecnologia com características distintas, oriundos de diferentes instituições. Os resultados obtidos com a utilização da Busca Tabu foram bem satisfatórios em relação ao esperado, pois oportunizaram significativas otimizações nos experimentos realizados.Abstract: Historically in Brazil, the education institutions had never been seen as business organizations suitable for application of administration science. For this reason, the sector is in crisis. Today the private education institutions suffers the same problems faced by most organizations: competition. Among the solutions to escape the crisis, optimization of resources is a major "medicine" for the disease in the sector. Studies show that the cost with the professors at an education institution can reach more than 50% of overall costs. Therefore, the optimization of these resources is inevitable for the rationalization of costs. Allocating subjects in appropriate periods of the courses further their unification, leading the optimization of professors. This is entirely feasible in free courses, courses offered at colleges, post-graduate and traditional graduate courses where you have modular curriculum structure. However, the allocation of subjects should be done with great caution. The change in the sequence of subjects of a course is limited because we know that the subjects, even when not needs pre-formal requirements, must be offered in a logical sequence in order to not compromise the learning of students. Analyzing the process of students formation, realizes that this process have a very close relationship with any manufacturing process, composed of items and lots of production, machines, scheduling, and other things. So you can see the optimization of professors as an appropriate scheduling subject to constraints. For this research the main constraints are due to the mess caused by the sequencing of the curriculum subjects. Thus, the objective of this research was to develop a methodology that allows getting the best sequence of subjects for the classes of a course in order to maximize the unification of subjects without compromising the quality of learning of the students. This research provides a contribution to science due to the generation of indicators that assess the degree of mess of the curriculum, because of the subjectivity of the problem. These indicators serve as constraints for the system optimization, and have the task of balancing cost-effective. The process of optimization was performed by Tabu Search, because the use of exact methods are not viable for this type of problem. The system optimization has been applied in two technologist degree course with distinct characteristics, from different institutions. The results obtained with the use of the Tabu Search were fully satisfactory, because it generated significant optimization in the experiments.xiii, 105f. : il., grafs., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalUniversidades e faculdades - Corpo docenteUniversidades e faculdades - CurrículosOtimização matemáticaAnálise numéricaOtimizaçâo na oferta de disciplinas em cursos superiores através de seqüenciamentos adequados : uma proposta metodológicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALTese Ronaldo Vinícius Casagrande.pdfapplication/pdf1128366https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/16026/1/Tese%20Ronaldo%20Vin%c3%adcius%20Casagrande.pdfd0e2446c20dabf4151c27ca2171341abMD51open accessTEXTTese Ronaldo Vinícius Casagrande.pdf.txtExtracted Texttext/plain215813https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/16026/2/Tese%20Ronaldo%20Vin%c3%adcius%20Casagrande.pdf.txtd8e911a2897c8d9cabbf8ec695047e4bMD52open accessTHUMBNAILTese Ronaldo Vinícius Casagrande.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1105https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/16026/3/Tese%20Ronaldo%20Vin%c3%adcius%20Casagrande.pdf.jpg82616e809f4e35734061bf64733571f6MD53open access1884/160262024-05-20 14:07:38.542open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/16026Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-05-20T17:07:38Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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