A educação física no terceiro grau : história, função, análise da proposta curricular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mezzadri, Fernando Marinho
Data de Publicação: 1992
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/68263
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Ademir Gebara
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spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoGebara, AdemirMezzadri, Fernando Marinho2022-11-11T16:02:40Z2022-11-11T16:02:40Z1992https://hdl.handle.net/1884/68263Orientador: Prof. Dr. Ademir GebaraDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoInclui referências: p. 104-113Área de Concentração: CurrículoResumo: Esta pesquisa se desenvolveu a partir da compreensão histórica dos cursos de Educação Física no 3º Grau, tendo como periodização três momentos distintos. O primeiro, se identifica com a relação entre a formação das escolas de Educação Física a nível superior, com os militares e suas práticas físicas no contexto sócio-político-econômico daquele momento histórico. Se faz necessário, então, para entender esses atividades o estudo da Escola das Forças Públicas de São Paulo e suas influências sobre a constituição da primeira escola civil, Escola de Educação Física do Estado de São Paulo. No segundo momento, onde se identifica a padronização dos cursos de Educação Física por determinação do Conselho Federal de Educação sob a égide dos efeitos da mudança do regime político, provocado pelo golpe militar 1964 e toda a sua influência na organização escolar brasileira, em particular os cursos de Educação Física. Entre outras consequências, houve um aumento no número desses cursos. Partindo desse acréscimo, foram estudados e analisados os cursos da Universidade Federal do Paraná e o da Universidade Estadual de Ponta Grossa. O terceiro e último momento, identificam a mudança de orientação curricular disposta pela Resolução 003/87 do Conselho Federal de Educação, bem como sua aplicação prática. Para entender a reformulação dos currículos, constatou-se a necessidade de verificar as mudanças, no âmbito das Universidades Estadual de Ponta Grossa e da Federal do Paraná. Essas propostas, tanto do Conselho Federal de Educação quanto das Universidades, foram analisadas a partir do referencial teórico construído com as concepções de Universidade; e com as possibilidades de abordagem para a Educação Física no 3º Grau de Ensino.Abstract: This rehearsal focuses the historical development, of the Physical Education undergraduation courses in Brazil, and it was ordered in three different topics, showing different times in the evolution of institutionalization of this field of knowledge in superior level The first part describes the relationship bet weens the rise of superior schools in the thirties and the Armies physical practices. Understanding the political, social and the economical context, it is important to detect in that period The Public Army school of São Paulo and its influence in the formation of the first civil School of Physical Education in the State of São Paulo. The second part of this rehearsal shows, patterns adopted in all courses of Physical Education by determination of the Federal Council of Education above the politics of 1964. They influenced the Brazilian education system, although the Physical Education courses. At that time there were an increase in number of courses of Physical Education courses. Focusing this growth I done an investigation at Federal University of Parana courses, likewise at in the state University of Pont a Grossa. The third part of the rehearsal discusses the changes of curriculum above the 003/87 Resolution/Law, by the Federal Council of Education. With its pratical useless. To better understanding this curriculum reformulation was studied the changes by this law in these two universities. The purposes like the changes were analyzed referencing the theoretic conception of university in the implementation of the superior level of Physical Education.113, [51] f. + anexos.application/pdfDisponível em formato digitalEducação fisica - Estudo e ensino (Superior) - BrasilRedação acadêmicaEducaçãoA educação física no terceiro grau : história, função, análise da proposta curricularinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALD - FERNANDO MARINHO MEZZADRI.pdfapplication/pdf8572256https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/68263/1/D%20-%20FERNANDO%20MARINHO%20MEZZADRI.pdf57dedee74e058b4166b598320da26abcMD51open access1884/682632022-11-11 13:02:40.991open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/68263Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-11-11T16:02:40Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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