Uma proposta de diretriz curricular para o ensino de E. P. B. a partir do desenvolvimento da cultura brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhaes, Edison Pereira de
Data de Publicação: 1985
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/61617
Resumo: Orientadora: Zélia Milléo Pavao
id UFPR_bb6a595eb0f10ab4a12b161cd0e14105
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/61617
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoPavão, Zelia Milleo, 1928-2021Magalhaes, Edison Pereira de2022-12-02T16:43:00Z2022-12-02T16:43:00Z1985https://hdl.handle.net/1884/61617Orientadora: Zélia Milléo PavaoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Pós-Graduação em EducaçãoInclui referências: p. 179-184Resumo: Desde que a disciplina Estudo de Problemas Brasileiros (E.P.B.) foi introduzida em 1969 no currículo das universidades do Brasil, seu papel não foi bem analisado, discutido e divulgado no contexto universitário e social. Ao contrário, ela foi encarada como um instrumento ideológico do Estado. Se se considerar seu ensino obrigatório em todos os cursos universitários, por meio de experiências pedagógicas dinâmicas, essa disciplina poderá contribuir significativamente para o desenvolvimento moral e cultural dos estudantes. Eis, portanto, a preocupação de apresentar uma proposta de diretriz curricular para a disciplina Estudo de Problemas Brasileiros baseada no desenvolvimento da cultura nacional. Por outro lado, o enfoque da disciplina deve ser necessariamente aquele da Ciência Política, um exercício aberto de democracia. Desta maneira, ela deve considerar o respeito humano, abrindo a visão do mundo do universitário quando este é levado a analisar a realidade e a compreender a complexidade da cultura e da sociedade brasileiras. 0 universitário, num contexto cultural mais amplo, poderá, descobrir a identidade de seu povo, suas expectativas, sua maneira de pensar, seus sentimentos e por consequência se integrar mais conscientemente no processo social.Abstract: Since the discipline of "Study of Brazilian Problems" has been introduced in 1969 in the programs of Brazilian universities, its role has been little analyzed, discussed and published in the academical and social context. The other way about, it has been seen as an ideological instrument of the State. If considering its learning compulsory in all university courses, by means of dinamic pedagogical experiences, this discipline can contribute meaningfully for the moral and cultural development of the university student. There is, therefore, the preocupation in presenting a basic proposal for the discipline of Study of Brazilian Problems centered in the development of the national culture. On the other hand, the emphasis of the discipline has necessarily to be the one of the Political Science, an open exercise of democracy. This way it has to consider the human respect, enlarging the view of the world for the universitarian when taken to analyze the reality and understand the complexity of the culture and of the Brazilian society. The universitarian, inside an ampler cultural context, will be able to discover the identity of his people, his expectancies, his ways of thinking, his feelings and consequently integrate himself more consciously in the social process.184 f.application/pdfDisponível em formato digitalCurriculos - Estudo e ensino (Superior)Redação acadêmicaEducaçãoUma proposta de diretriz curricular para o ensino de E. P. B. a partir do desenvolvimento da cultura brasileirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALD - EDISON PEREIRA DE MAGALHAES.pdfapplication/pdf16744798https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/61617/1/D%20-%20EDISON%20PEREIRA%20DE%20MAGALHAES.pdfacc5308b50cf9a5db985ab9af843c93eMD51open access1884/616172022-12-02 13:43:01.002open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/61617Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-12-02T16:43:01Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma proposta de diretriz curricular para o ensino de E. P. B. a partir do desenvolvimento da cultura brasileira
title Uma proposta de diretriz curricular para o ensino de E. P. B. a partir do desenvolvimento da cultura brasileira
spellingShingle Uma proposta de diretriz curricular para o ensino de E. P. B. a partir do desenvolvimento da cultura brasileira
Magalhaes, Edison Pereira de
Curriculos - Estudo e ensino (Superior)
Redação acadêmica
Educação
title_short Uma proposta de diretriz curricular para o ensino de E. P. B. a partir do desenvolvimento da cultura brasileira
title_full Uma proposta de diretriz curricular para o ensino de E. P. B. a partir do desenvolvimento da cultura brasileira
title_fullStr Uma proposta de diretriz curricular para o ensino de E. P. B. a partir do desenvolvimento da cultura brasileira
title_full_unstemmed Uma proposta de diretriz curricular para o ensino de E. P. B. a partir do desenvolvimento da cultura brasileira
title_sort Uma proposta de diretriz curricular para o ensino de E. P. B. a partir do desenvolvimento da cultura brasileira
author Magalhaes, Edison Pereira de
author_facet Magalhaes, Edison Pereira de
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pavão, Zelia Milleo, 1928-2021
dc.contributor.author.fl_str_mv Magalhaes, Edison Pereira de
contributor_str_mv Pavão, Zelia Milleo, 1928-2021
dc.subject.por.fl_str_mv Curriculos - Estudo e ensino (Superior)
Redação acadêmica
Educação
topic Curriculos - Estudo e ensino (Superior)
Redação acadêmica
Educação
description Orientadora: Zélia Milléo Pavao
publishDate 1985
dc.date.issued.fl_str_mv 1985
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-12-02T16:43:00Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-12-02T16:43:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/61617
url https://hdl.handle.net/1884/61617
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 184 f.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/61617/1/D%20-%20EDISON%20PEREIRA%20DE%20MAGALHAES.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv acc5308b50cf9a5db985ab9af843c93e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860636927328256