Uma proposta de diretriz curricular para o ensino de E. P. B. a partir do desenvolvimento da cultura brasileira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1985 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/61617 |
Resumo: | Orientadora: Zélia Milléo Pavao |
id |
UFPR_bb6a595eb0f10ab4a12b161cd0e14105 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/61617 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoPavão, Zelia Milleo, 1928-2021Magalhaes, Edison Pereira de2022-12-02T16:43:00Z2022-12-02T16:43:00Z1985https://hdl.handle.net/1884/61617Orientadora: Zélia Milléo PavaoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Pós-Graduação em EducaçãoInclui referências: p. 179-184Resumo: Desde que a disciplina Estudo de Problemas Brasileiros (E.P.B.) foi introduzida em 1969 no currículo das universidades do Brasil, seu papel não foi bem analisado, discutido e divulgado no contexto universitário e social. Ao contrário, ela foi encarada como um instrumento ideológico do Estado. Se se considerar seu ensino obrigatório em todos os cursos universitários, por meio de experiências pedagógicas dinâmicas, essa disciplina poderá contribuir significativamente para o desenvolvimento moral e cultural dos estudantes. Eis, portanto, a preocupação de apresentar uma proposta de diretriz curricular para a disciplina Estudo de Problemas Brasileiros baseada no desenvolvimento da cultura nacional. Por outro lado, o enfoque da disciplina deve ser necessariamente aquele da Ciência Política, um exercício aberto de democracia. Desta maneira, ela deve considerar o respeito humano, abrindo a visão do mundo do universitário quando este é levado a analisar a realidade e a compreender a complexidade da cultura e da sociedade brasileiras. 0 universitário, num contexto cultural mais amplo, poderá, descobrir a identidade de seu povo, suas expectativas, sua maneira de pensar, seus sentimentos e por consequência se integrar mais conscientemente no processo social.Abstract: Since the discipline of "Study of Brazilian Problems" has been introduced in 1969 in the programs of Brazilian universities, its role has been little analyzed, discussed and published in the academical and social context. The other way about, it has been seen as an ideological instrument of the State. If considering its learning compulsory in all university courses, by means of dinamic pedagogical experiences, this discipline can contribute meaningfully for the moral and cultural development of the university student. There is, therefore, the preocupation in presenting a basic proposal for the discipline of Study of Brazilian Problems centered in the development of the national culture. On the other hand, the emphasis of the discipline has necessarily to be the one of the Political Science, an open exercise of democracy. This way it has to consider the human respect, enlarging the view of the world for the universitarian when taken to analyze the reality and understand the complexity of the culture and of the Brazilian society. The universitarian, inside an ampler cultural context, will be able to discover the identity of his people, his expectancies, his ways of thinking, his feelings and consequently integrate himself more consciously in the social process.184 f.application/pdfDisponível em formato digitalCurriculos - Estudo e ensino (Superior)Redação acadêmicaEducaçãoUma proposta de diretriz curricular para o ensino de E. P. B. a partir do desenvolvimento da cultura brasileirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALD - EDISON PEREIRA DE MAGALHAES.pdfapplication/pdf16744798https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/61617/1/D%20-%20EDISON%20PEREIRA%20DE%20MAGALHAES.pdfacc5308b50cf9a5db985ab9af843c93eMD51open access1884/616172022-12-02 13:43:01.002open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/61617Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-12-02T16:43:01Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Uma proposta de diretriz curricular para o ensino de E. P. B. a partir do desenvolvimento da cultura brasileira |
title |
Uma proposta de diretriz curricular para o ensino de E. P. B. a partir do desenvolvimento da cultura brasileira |
spellingShingle |
Uma proposta de diretriz curricular para o ensino de E. P. B. a partir do desenvolvimento da cultura brasileira Magalhaes, Edison Pereira de Curriculos - Estudo e ensino (Superior) Redação acadêmica Educação |
title_short |
Uma proposta de diretriz curricular para o ensino de E. P. B. a partir do desenvolvimento da cultura brasileira |
title_full |
Uma proposta de diretriz curricular para o ensino de E. P. B. a partir do desenvolvimento da cultura brasileira |
title_fullStr |
Uma proposta de diretriz curricular para o ensino de E. P. B. a partir do desenvolvimento da cultura brasileira |
title_full_unstemmed |
Uma proposta de diretriz curricular para o ensino de E. P. B. a partir do desenvolvimento da cultura brasileira |
title_sort |
Uma proposta de diretriz curricular para o ensino de E. P. B. a partir do desenvolvimento da cultura brasileira |
author |
Magalhaes, Edison Pereira de |
author_facet |
Magalhaes, Edison Pereira de |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pavão, Zelia Milleo, 1928-2021 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Magalhaes, Edison Pereira de |
contributor_str_mv |
Pavão, Zelia Milleo, 1928-2021 |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Curriculos - Estudo e ensino (Superior) Redação acadêmica Educação |
topic |
Curriculos - Estudo e ensino (Superior) Redação acadêmica Educação |
description |
Orientadora: Zélia Milléo Pavao |
publishDate |
1985 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
1985 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-12-02T16:43:00Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-12-02T16:43:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/61617 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/61617 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
Disponível em formato digital |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
184 f. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/61617/1/D%20-%20EDISON%20PEREIRA%20DE%20MAGALHAES.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
acc5308b50cf9a5db985ab9af843c93e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860636927328256 |